Buscar

Medidas de Prevenção e Combate à Pandemia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Observe as afirmações a seguir:
I. Para combater essa pandemia, os governos orientaram que seus cidadãos tomem medidas como a utilização de máscaras, higienização frequente das mãos e isolamento social.
 Para ações de combate dentro da pandemia os governos orientaram que seus cidadãos tomem medidas como a utilização de mascaras, higienização frequente das mãos e isolamento social e essa medida exemplifica perfeitamente a prevenção que chamamos de primária. É chamada primária pois é a mais simples de todas, não exige grandes recursos médicos e ou de saúde e é a mais eficiente no impedimento de doenças. Lavar as já é um habito para aquela parte da população que têm agua encanada sabemos que lavar as mãos mata os germes e impede a entrada deles no corpo humano, a utilização de máscaras e álcool em gel reforçam essa questão, provocando a mesma barreira sanitária enquanto não se tem acesso a sabão e agua corrente e o isolamento social, embora doloroso, é também um grande aliado da luta contra a criação e expansão de uma pandemia. A distribuição de álcool em gel, mascaras para população carente e para os comerciantes foram formas de colocar essas ações em pratica. Foram instauradas ações de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade, onde foi oferecido abrigo para pessoas em situação de rua para que parte dessa população seja acolhida mesmo não sendo cem porcento dessa população essa medida surtiu efeito. Aos que não couberam dentro desse processo, foram distribuídos kits de higienização e conversas sobre o que estava acontecendo e as medidas necessárias a serem tomadas, pois muitos que estão nesse estado não tem acesso a informações.
II. Foi providenciada a testagem da população a fim de rastrear os casos da doença, e isolar essas pessoas para evitar novas contaminações.
Todas essas ações são validas para a prevenção, mas quando se chega ao ponto de contagio é necessário outras medidas, um isolamento maior, acusação de caso clinico comprovando o contagio, verificação através de rasteio, que seria averiguar daquele paciente em quais locais ele costumava frequentar, qual o seu bairro, para fazer testagens rápidas na população, em bairros com maiores índices de contagio foram usadas estratégias de fechamento dos comércios e das ruas, para evitar um maior risco de contagio e para preservação de outros bairros, e atender as necessidades da população. Algumas cidades fizeram a distribuição d cestas básicas para famílias que vivem de comercio, autônomos e famílias de classe média baixa. Essas ações não promovem só o cuidado das pessoas doentes, mas também promovem ações de saúde para aqueles que não foram contaminados também e ao tratar os doentes, os processos e protocolos de cuidados se tornam cada vez mais sofisticados e tornam a cura mais rápida e com menos custos para outros que venha a se contaminar posteriormente. 
Grande parte das ações fez com que a população pudesse diminuir as taxas de entradas nas utis que são poucas e não atenderia toda a população de uma só vez. O processo rápido de medidas de prevenção ajudou nisso, e até aqueles que sabemos que não tem condições de estar atendendo as orientações de cuidados básicos, como lavar as mãos por não ter água ou sabão foram atendidos de certa forma.

Outros materiais