Buscar

ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 (A3)
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA - (EAD_20) - 202020.FMU
Leia o texto e, depois, responda a questão abaixo.
O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melhor de todas em relação às outras. O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada saudável, pois engendra consequências como o racismo e a discriminação, e às vezes chega ao extremo, levando pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferentes. [...] pode levar a atrocidades e massacres, assim como as atitudes de Hitler que perseguiu, discriminou e dizimou milhões de judeus apenas por achar sua raça melhor. Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico, seja uma pessoa ou até mesmo um povo. Por descriminarem outras culturas, acabam se isolando no seu ‘’mundo’’ e perdendo a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.
HERCULANO, Gabriel. Etnocentrismo e suas consequências. SCRIBD, 2019. Disponível em: < https://pt.scribd.com/doc/127699335/Etnocentrismo-e-suas-consequencias>. Acesso em: 24 de jun. de 2019 (adaptado).
● Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.
O etnocentrismo trata- se de desprezar as diferenças culturais existentes, e pensar que a sua cultura é melhor do que a de outras pessoas ou praticar intolerância contra os demais. Por exemplo: achar que todos os moradores de favelas são ladrões, afirmar que só sua religião salva, usar de apelidos ou palavras pejorativas contra alguém de cor de pele diferente, são exemplos de atitude preconceituosa e etnocêntrica. 
Já o relativismo cultural é caracterizado pelo exercício de compreensão de outros modos de viver, a partir de novos olhares, menos autocentrados e mais abertos a diferentes lógicas de organização e interpretação da realidade. Por exemplo: antigamente, nos anos 80 era comum assassinar travestis e homossexuais e a sociedade achava normal, hoje embora ainda seja praticado o etnocentrismo, existem vários programas e campanhas de apoio para com o público homossexual. Já é possível o casamento entre homossexuais e mudança de nome.
Outro exemplo é ver que as muitas empresas pagam o mesmo salário para homens e mulheres que exercem a mesma função, coisa que antes as mulheres recebiam muito menos.
Entretanto, as perspectivas relativistas também são alvos de críticas. Pois a ideia de que todas as culturas são igualmente autônomas em sua construção social, não podendo ser alvos de críticas, pode gerar a concepção de que tudo é permitido; assim, algumas práticas sociais podem ferir direitos e valores compreendidos como universais.

Outros materiais