A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Texto- Mecanismos de regulação da expressão gênica

Pré-visualização | Página 2 de 2

então, atuam regulando a expressão gênica. Essas minúsculas moléculas ganharam foco na Biologia Molecular nos últimos anos, devido à sua importância funcional e diagnóstica. O hairpin passa por várias etapas de processamento e com a ação sucessiva das enzimas drosha (núcleo) e dicer (citoplasma) uma de suas sequências se separa da dupla fita e se associa a uma proteína chamada argonalta (AGO), formando o complexo de silenciamento induzido por RNA (RISC). O miRNA atua através de pareamento a um mRNA por complementariedade, levando consigo a proteína AGO, a qual realiza a inibição traducional ou a degradação do mesmo, levando ao silenciamento gênico. Para ocorrer o silenciamento, não há necessidade do pareamento completo, viabilizando a atuação de um único miRNA na regulação de inúmeros mRNA-alvo. Estudos relatam que um miRNA pode regular cerca de 200 mRNA com funções totalmente diversas.
Neste texto foram abordados os mecanismos de regulação da expressão gênica pós-transcricionais, no entanto, é importante ressaltar, que existem também várias formas de regulação transcricionais e pós-traducionais. Além disso, nem todos são utilizados por todas as células para controlar todos os genes. A escolha de qual mecanismo de regulação será ativado é específica para cada gene, sendo todos altamente sofisticados. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALPTEKIN, Burcu; AKPINAR, Bala A.; BUDAK, Hikmet. A comprehensive prescription for plant miRNA identification. Frontiers in plant science, v. 7, p. 2058, 2017. 
Brown, T A. Introduction to Genetics: A Molecular Approach, Garland Science 2011.
Clancy, S. RNA Functions. Nature Education. v. 1, n. 1, p. 102, 2008, disponivel em http://www.nature.com/scitable/topicpage/rna-functions-352
RICARTE FILHO, J.; KIMURA, E. T. MicroRNAs: nova classe de reguladores gênicos envolvidos na função endócrina e câncer. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 50, n. 6, p. 1102-1107, 2006.
Souza, G. A. de.; Jacyara M.B. Biologia molecular. v. 3. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2008. ISBN: 85-89200-77-9 1, disponível em https://canal.cecierj.edu.br/012016/3cbb4415f9cd979b9173124bfa92064d.pdf
Strachan, T.; Read, A. Human Molecular Genetics 4ª ed. Garland Science, 2010.