Buscar

Trabalho Código de Ética

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CAMPUS R9
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho de Ética em Educação Física
Nomes: Guilherme Leal Coelho
Carlos Henrique Alves Junior
André Luiz Chaves da Silva
Mariana Augusto da Silva
Rita de Cássia Braga dos Santos de Almeida
Matéria: Seminários Integrados em Educação Física. 
Professor: Leonardo Gonçalves Ribeiro
Rio de Janeiro
2020
Guilherme Leal Coelho
Carlos Henrique Alves Junior
André Luiz Chaves da Silva
Mariana Augusto da Silva
Rita de Cássia Braga dos Santos de Almeida
Seminários Integrados em Educação Física
Trabalho de Ética em Educação Física para a disciplina de Seminários Integrados em Educação Física lecionados pelo professor Leonardo Gonçalves Ribeiro, para obtenção de nota de AV2.
Rio de Janeiro
2020
ÉTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
 Para que serve o Código de Ética de uma profissão? Irei abordar agora sobre o Código de Ética do profissional de educação física, foi criado para ter regras e auxiliar na articulação das dimensões técnica e social com a dimensão ética, de forma a garantir, no desempenho do Profissional de Educação Física. E a construção do Código de Ética foi desenvolvida através do estudo, da experiência de um grupo de profissionais brasileiros da área e da resposta da comunidade específica de profissionais que atuam com esse conhecimento em nosso país.
 O Código de Ética serve para estabelecer normas ao Profissional de Educação Física e foi criado para regulamentar o exercício da Profissão, formalmente vinculado às Diretrizes Regulamentares do Sistema CONFEF/CREFs, define-se como um instrumento legitimador do exercício da profissão, portanto, a um aperfeiçoamento contínuo que permita estabelecer os sentidos educacionais, a partir dos direitos e deveres da Profissão. E esse profissional deve assumir compromisso ético, priorizando o serviço e a ética independentemente de qualquer outro interesse pessoal. Assim vamos abordar situações éticas e alguns itens sobre o Código de Ética.
RESPONSABILIDADES E DEVERES
 Não tem como falarmos do código de ética e não abordarmos as responsabilidades e deveres do profissional de educação física. O profissional de educação física tem diversos deveres a serem cumpridos, pois caso haja o descumprimento desses deveres o órgão que fiscaliza pode constitui como infração ética, o infrator esta sujeito seguintes penalidades e será aplicada conforme a gravidade da infração. Advertência escrita, com ou sem aplicação de multa, censura pública e os dois mais graves que são suspensão do exercício da Profissão e cancelamento do registro profissional e divulgação do fato.
A Comissões de Ética, as Juntas de Instrução e Julgamento, os Tribunais Regionais de Ética e o Tribunal Superior de Ética são órgãos que compõe o CONFEF/CREFs com suas áreas de abrangência.
 Com essa breve introdução estarei abordando alguns deveres do profissional de educação física:
Assegurar a seus alunos um serviço profissional seguro, competente e atualizado, prestado com o máximo de seu conhecimento, habilidade e experiência.
Elaborar o programa de atividades do aluno em função de suas condições gerais de saúde.
Oferecer a seu cliente, de preferência por escrito, uma orientação segura sobre a execução das atividades e dos exercícios recomendados.
Cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da profissão.
Relacionamento com os colegas de profissão, com outros profissionais nos espaços de atuação profissional, a conduta do Profissional de Educação Física será pautada pelos princípios de consideração, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da categoria profissional.
No relacionamento com os órgãos e entidades representativos da categoria e da classe, o Profissional de Educação Física observará as seguintes normas de conduta.
Auxiliar a fiscalização do exercício Profissional e zelar pelo cumprimento do código de ética.
 E esses são apenas alguns dos muitos deveres que o profissional tem e que cumprir à risca ao longo da sua vida, afinal isso garante um bom futuro da profissão em longo prazo.
ÉTICA NA ACADEMIA
 O Código de Ética profissional tem por objetivo estabelecer os princípios éticos e morais pelos quais os profissionais devem seguir e aplicar. A real prática das exigências citadas vale para o bom convívio de todos e principalmente visar o crescimento da academia. E para alcançar esse objetivo esses são os códigos que os profissionais devem seguir:
-O funcionário deve manter sempre atualizado seus endereços, telefones, e-mails e demais dados pessoais.
- Comunicar imediatamente sempre que houver alguma alteração.
-Todo professor deverá portar sua cédula de identidade profissional (CREF) durante o expediente de trabalho;
-Todo professor deverá usar uniforme da empresa quando a serviço da mesma. É permitido apenas o uso de calçados esportivos (tênis);
-É importante o uso de vestimentas adequadas no exercício de suas funções.
- É proibida a utilização (em serviço), de bonés, camisetas de clubes, camisetas de eventos.
-A chefia deve ser cientificada sempre que o funcionário necessitar se ausentar.
-O atendimento ao cliente deve ser sempre adequado e feito de forma cordial e atenciosa, com seus colegas, alunos, pais, terceiros e todos os demais funcionários superiores.
-O funcionário deve ter postura gentil e educada e também utilizar linguajar adequado evitando palavras grosseiras ou expressões de gíria.
-Utilizar o telefone de forma mínima possível para assuntos particulares. Ainda assim, ser o mais breve para liberar rapidamente a linha. (ligações para celulares são admitidas só em casos de emergências). O uso de celulares particulares dentro das dependências da organização é permitido desde que também seja feito de forma rápida e discreta.
-O funcionário deve zelar pelo patrimônio da organização, em especial ao que está sob a sua guarda. Avisar sempre que encontrar ou perceber alguma irregularidade.
-A organização deve sempre esperar que cada funcionário mantenha postura absolutamente ética, evitando comentários sobre fatos ou pessoas com alunos, outros profissionais da empresa ou em meios externos.
-Computadores e demais equipamentos da empresa devem ser utilizados exclusivamente para fins profissionais. É vedado o uso dos mesmos para fins particulares.
-Caberá ao professor participar das reuniões sempre que solicitado;
-É proibido ao professor sentar-se ou encostar-se nos equipamentos durante o seu expediente de trabalho;
-Caberá ao professor manter a organização e limpeza da sala entregando-a em condições de uso tanto para os professores do próximo turno, quanto aos alunos que utilizarão.
-Peça licença, avise sempre que for tocar um aluno para fazer correções.
ÉTICA NO ESPORTE
 Falaremos de assuntos bastante debatidos ética no esporte, visando. "O DOPING" muitos competidores faz uso de drogas e suplementos alimentares no intuito de melhorar seus rendimentos no esporte, porém muitos desses produtos não são autorizados pelas autoridades esportivas, pois interferem no rendimento dos atletas e assim burlem as regra estabelecidas pelas autoridades.
 Antigamente vencia o atleta que era o mais disciplinado e o que se dedicava aos treinos, superando seus obstáculos para que o resultado fosse positivo.
 Hoje em dia, muitos atletas buscam maneira que sejam mais fácil e rápido de ludibriar seus adversários, utilizando recursos como suplementos, drogas e substancias que possibilitam um alto rendimento e com isso acabam alcançando a vitória.
 Convém lembrar, que a Agencia mundial Antidoping, estabeleceu que o Doping, seria uso de quaisquer substâncias que fossem capazes de alterar e ou potencializar o desempenho do atleta durante a competição.
 Pode se afirmar que, a ética no esporte é inerente à prática do doping, e mesmo assim, alguns competidores tentam burlar as regras. 
 Os atletas e as pessoas envolvidas em competições, devem-se manter um espírito esportivo e saber administrar todos os acontecimentos envolvidos, antes, durante e pós competição e respeitandoa todos. Destacando-se que gentileza contribui para que os atletas se comportem de forma cooperativa.
 Sobretudo, ainda há uma grande frequência dos casos de doping, nos noticiários de esporte, mesmo os atletas sabendo que não é ético e é uma infração grave, alguns atletas, são seduzidos pelas promessas dessas substancias, que garantem seu alto- rendimento e com isso ganhando vantagens sobre seus adversários.
Exemplos de dopagens
· Dopagens física * estimulantes musculares 
· Dopagens Bioquímica * atleta coleta seu sangue e congela, pois um mês ele injeta o sangue nele.
· Dopagem química * substancias sintéticas
Como é realizado exame antidoping 
 Podem ser realizado com amostras de sangue ou urina, a coleta é realizada após as competições, por meio de sorteio entre os competidores ou até mesmo o atleta que não estejam na competição, o atleta será notificado e ficará sobre a vigilância de um fiscal por todo o momento até a realização do exame ,que é feito logo após o termino da competição.
O importante que todos os profissionais envolvidos na competição ,conscientize, orientem seus atletas ha não fazer uso de substancias no qual poderá ser pego no antidoping
ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 Falar sobre ética atualmente tornou – se muito comum. Logo pensamos em relacionamento, como conviver com o outro que é diferente, porém não um estranho, mas um ser humano como nós que, de certa forma, anda conosco, como diz Cortella: ´´ Ser humano é ser junto ´´. (2010, pg 117).
 Quando se fala de ética na Educação logo se pensa na conduta do professor em relação a seus alunos.
 A Ética diz sobre princípios e valores que apontam ações que estabelecem regras para o bem comum, tanto na individualidade como no coletivo, assim firmam princípios gerais.
 As diretrizes curriculares para a educação infantil (DCMSEI) falam sobre três princípios: éticos, estéticos e políticos.
 Em sua atuação como professor, é essencial possuir um estilo de vida equilibrado, desapegado de vícios que prejudiquem a si mesmo e aos outros. Em suas ações é necessário conter: afeto, alegria, sobriedade, moderação e em seu modelo de fala deve usar palavras cultas e não chulas.
 Professores comprometidos com a ética influenciam em seus alunos e favorece na transformação da nossa sociedade.
 Sendo assim podemos afirmar que o Código de Ética dos Profissionais de
Educação Física, está presente em todo o campo de atuação profissional e isso garante que certos tipos de situações saiam do controle e que assim a profissão não seja desvalorizada, impondo que o Profissional de Educação Física tem responsabilidades, direitos e deveres a serem cumpridos e caso haja o descumprimento das suas responsabilidades o profissional corre o risco de ser punido com rigor dependendo do grau de sua infração, seja em qualquer área de atuação, assim finalizo o trabalho alertando a importância do Código de Ética.
REFERÊNCIAS:
Dispõe sobre o Código de Ética dos Profissionais de
Educação Física registrada no Sistema CONFEF/CREFs. RESOLUÇÃO CONFEF nº 307/2015. Rio de Janeiro, 09 de novembro de 2015.
Brasil. Ministério da Educação e da cultura. Secretária da Educação Básica. Resolução n° 5, de Dezembro de 2009.  Fixa as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p.18.
CORTELLA. Mario Sergio. Qual é a tua obra? : inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 9ed. – Petrópolis, RJ, Vozes, 2010.

Outros materiais