Buscar

GRUPO 01 PRÉ-PROJETO Meio Ambiente

Prévia do material em texto

PRÉ-PROJETO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IEMA)
	ORIENTADOR: 
	CO-ORIENTADOR: 
	ESTUDANTES: 
	CURSO TÉCNICO: Meio Ambiente                                        UP: São Luís – Centro
	TÍTULO DO TRABALHO:
IMPACTOS NEGATIVOS CAUSADOS PELOS DERIVADOS DE PETRÓLEO NO MEIO AMBIENTE
	PALAVRAS-CHAVE: Combustíveis fósseis, Conservação, Poluição.
	
1. INTRODUÇÃO 
As mudanças climáticas estão diretamente ligadas ao uso do petróleo e do gás natural, e que os combustíveis fósseis são um ponto central na discussão entre recursos energéticos, desenvolvimento e impactos ambientais (ROCHA et al.,2013).
Os combustíveis fósseis, como grandes responsáveis pela degradação ambiental, na atualidade, provocam grandes problemas ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global (BAIRD e CANN, 2011).
 Portanto, nestas ações estão a interferência do carvão mineral, petróleo e seus derivados, como a gasolina e o óleo diesel. Logo, justifica-se avaliar os devidos impactos negativos causados pelo óleo diesel e a gasolina e como os mesmos, compromete á saúde pública, as relações socioambientais e conservação do meio ambiente.
	2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Analisar os impactos negativos causados pelos derivados de petróleo, isto é gasolina e o óleo diesel no meio ambiente.
2.2 Objetivos Específicos 
· Avaliar os problemas causados pelo diesel no meio ambiente.
· Verificar os problemas de saúde causados pela queima dos combustíveis gasolina e diesel.
	3. METODOLOGIA 
Esse projeto terá como base pesquisas bibliográficas feitas por meio do Google Acadêmico que possui vários artigos que tratam sobre o assunto. Será usado também sites que tratam sobre questões ambientais dando ênfase no tema do projeto que é os impactos negativos no meio ambiente gerados pela queima do óleo diesel e da gasolina. Essas fontes de consultas serão de suma importância para o enriquecimento e a melhor compreensão do tema abordado no TCC.
Por intermédio dessa pesquisa bibliográfica feitas nas fontes citadas será feito uma análise dos impactos negativos causados no meio ambiente pela grande quantidade de óleo diesel e gasolina oriundos do petróleo, sendo feitas pesquisas sobre a quantidade de CO2 produzidos mediante desses combustíveis nas grandes cidades, e como isso impacta a qualidade de vida da população. Serão identificados as soluções para se tentar minimizar os problemas ambientais causados pela queima do óleo diesel e da gasolina.
	4. RESULTADOS ESPERADOS
Diante dessa pesquisa almeja-se identificar danos causados por combustíveis fósseis, para que posteriormente os prejuízos sejam amenizados por meio de novas fontes de energias. Durante milhares de anos, somente os fósseis eram umas formas de geração, atualmente existem outras como: eólica, solar e geotérmica.
Espera-se demonstrar com clareza formas de avaliar os problemas causados pelo diesel, priorizando a conservação do planeta. Os resultados esperados trará grandes benefícios para todos. O aquecimento global juntamente com o efeito estufa irão diminuir, visto que a queima dos combustíveis são os principais vetores para esse ocorrido.
Espera-se buscar fontes para que futuramente possam existir formas de suprir as necessidades humanas e ao mesmo tempo ter a certeza que o meio ambiente será conservado. Embora exista uma “carência” em utilizar os combustíveis para o funcionamento de usinas termelétricas, as mesmas são um dos principais poluidores ambientais, que no momento da combustão, liberam o dióxido de carbono (CO2) que intensifica o efeito estufa, aquecimento global e a chuva ácida, fenômeno na qual torna-se o solo improdutivo, destrói plantações e compromete a vida da população, pois pode gerar doenças pulmonares. Portando é necessário formas de amenizar todos esses problemas, que prejudicam não somente o meio ambiente, mas a sociedade como um todo.
	5. CRONOGRAMA 
	Atividade/Mês
	Set.
	Out.
	Nov.
	Escolha do tema e pesquisa
	x
	
	
	Revisão bibliográfica
	x
	
	
	Justificativas, objetivos e metodologia.
	x
	
	
	Coleta de dados
	x
	
	
	Tabulação e análise dos dados
	
	x
	
	Redação de artigo
	
	x
	
	Revisão linguística
	
	x
	
	Formatação conforme normas de ABNT
	
	x
	
	Entrega do artigo para a banca
	
	
	x
	Preparação dos slides para apresentação
	
	
	x
	Apresentação do trabalho final
	
	
	x
	6. REFERÊNCIAS 
https://www-todamateria-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.todamateria.com.br/petroleo/amp/?amp_js_v=a3&amp_gsa=1&usqp=mq331AQFKAGwASA%3D#aoh=16001154068547&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.todamateria.com.br%2Fpetroleo%2F
https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=polui%C3%A7%C3%A3o+atmosf%C3%A9rica+causadas+pelos+combust%C3%ADveis+f%C3%B3sseis&btnG=#d=gs_qabs&u=%23p%3D9qYtAkE7kQ4J
http://revbea.emnuvens.com.br/revbea/article/view/5242

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes