Buscar

Trab micologia av2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
Os fungos já foram classificados como vegetais e também como protistas. Atualmente após muitas pesquisas ganharam o seu próprio reino, denominado de Fungi. Inclui diversos organismos, que vivem em quase todos os ambientes terrestres e apresentam uma diversidade de formas e tamanhos.
São heterótrofos, não são capazes de produzir o seu próprio alimento. Sua reprodução pode ser de forma assexuada ou também pode acontecer na forma sexuada.
Muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana. Outros são utilizados na produção de alimentos. Mas não se pode deixar de citar que existem espécies de fungos que ao serem ingeridas pelo ser humano vão causar danos ao mesmo, podendo leva-lo a intoxicações graves ou até mesmo a óbito.
 3 
PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS UTILIZANDO FUNGOS EM SUA CONSTITUIÇÃO
Aspergillus oryzae é notadamente conhecido na literatura por se desenvolver em culturas em estado sólido, em especial relacionadas à culinária japonesa. Além disso, a espécie é descrita como sendo capaz de produzir e secretar grande número de proteínas, em especial enzimas, fato também apontado pela análise do genomado microrganismo. A demais,é descrito que A. oryzae secreta um número maior de proteínas quando crescido em estado sólido quando comparado ao crescimento em estado líquido. 
Saccharonyces cerevesiae é uma espécie de levedura domesticada há pelo menos 3 mil anos e seu extensivo uso e considerável valor encônomico decorrem do fato de que algumas cepas deste fungo unicelular são utilizadas em diversos processos industriais na elaboração de produtos fermentados como o etanol e cepas que são empregadas na alimentação humana e animal. Após o processo de fermentação é possível fragmentar a parede celular para obtenção do extrato da levedura, o qual tem grande concentração de ácidos nucleicos e proteína.
																							 4
Espécie Fúngica – Saccharomyces cerevisiae
As leveduras são fungos unicelulares e importantes sistemas na biologia de células eucarióticas. Saccharomyces cerevisiae, e espécies próximas são as mais utilizadas em várias industrias de fermentação alimentícia e de bebidas. pode se desenvolver em ambientes com nível de oxigênio reduzido ou até mesmo ausente. Sua nutrição é feita pelo processo de absorção, no qual as enzimas têm papel hidrolisador de macromoléculas, como a glicose. Apresenta parede celular rígida e complexa que representa um sítio adicional de biossorção em relação as células desprovidas de parede, células vivas sequestram íons metálicos por um mecanismo bifásico, consistindo numa rápida ligação superficial seguida de uma lenta absorção intracelular.
Também necessitam de água para seu desenvolvimento e para que seja possível realizar suas funções metabólicas essenciais, com temperatura ideal para seu desenvolvimento. Essa levedura tem capacidade de retirar metais pesados da água, pode ser usada como bioacumulador para descontaminação ambiental.
A Saccharomyces cerevisiae é uma importante levedura fonte de polissacarídeos como os beta-glucanos. Os beta-glucanos são fibras atuam como sacietógeno, melhoram a digestão, auxiliam na regulação da glicemia e dos níveis de colesterol e promovem ação imunomoduladora no organismo. São classificados como alimentos funcionais protetores da saúde.
Sua utilização em procedimentos moleculares e seu completo sequenciamento genético possibilita estudos de sensibilidade a metais pesados e de controle de resposta celular, resultados obtidos em estudos poderiam ser equivalente a células humanas, os mecanismos moleculares envolvidos são muitos semelhantes.
Tipo de alimento produzido
A levedura Saccharomyces sp. por ser a única espécie totalmente aceitável como alimento para seres humanos destaca-se nesse sentido, sendo amplamente utilizada na produção de etanol, produtos de panificação, assim como no processamento de bebidas alcóolicas (cervejas, vinho, cachaça). 
																							 5	
A levedura cervejeira e seu excedente de produção apresentam significativo caráter proteico (entre 40% e 58%), com a presença de aminoácidos essenciais (lisina, ácido glutâmico, histidina, alanina), carboidratos, sais minerais e vitaminas do complexo B.
A levedura é obtida nas destilarias e usada como fermento para obtenção de álcool a partir da cana de açúcar, é considerada um resíduo na produção de álcool. A cada litro produzido sobra cerca de 30 g. de levedura seca. 
A produção brasileira anual de álcool é próximo a 15 bilhões de litros, o resíduo de biomassa perto de 450 mil toneladas, o resíduo da centrifugação de vinho em torno de 15 a 25 kg de levedura seca para cada metro cúbico produzido.
Técnica utilizada para sua produção
As leveduras e algumas bactérias fermentam açucares, produzindo álcool etílico e gás carbônico (CO2), processo denominado fermentação alcoólica.
Na fermentação alcoólica, as duas moléculas de ácido pirúvico produzidas são convertidas em álcool etílico (também chamado de etanol), com a liberação de duas moléculas de CO2 e a formação de duas moléculas de ATP.
Esse tipo de fermentação é realizado por diversos microorganismos, destacando-se os chamados “fungos de cerveja”, da espécie Saccharomyces cerevisiae. O homem utiliza os dois produtos dessa fermentação: o álcool etílico empregado há milênios na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, cachaças etc.), e o gás carbônico importante na fabricação do pão, um dos mais tradicionais alimentos da humanidade. Mais recentemente tem-se utilizado esses fungos para a produção industrial de álcool combustível.
Os fungos que fermentam também são capazes de respirar aeróbicamente, no caso de haver oxigênio no meio de vida. Com isso, a glicose por eles utilizada é mais profundamente transformada e o saldo em energia é maior, 38 ATP, do que os 2 ATP obtidos na fermentação.
6 
Espécie fúngica – Aspergillus oryzae
O Aspergillus oryzae, cujo nome popular é Koji, um micro-organismo ascomiceto filamentoso, assexuado, bastante conhecido e utilizado por diversas culturas asiáticas. 
O Aspergillus oryzae por muito tempo foi cultivado sem o conhecimento de sua existência, utilizando-se de um tipo de fermentação desenvolvida na China há aproximadamente 3000 anos, por um cultivo em estado semi-sólido. 
A segunda-guerra mundial impôs necessidades em diversas áreas industriais na obtenção de diversos produtos, com destaque para os ácidos orgânicos, sendo o Aspergillus oryzae capaz de ser utilizado para este propósito. 
Esse fungo ascomiceto filamentoso, assexuado possui oito cromossomos e uma sequência genômica de 37,0196 Mb, apresenta uma extrema importância no desevolvimento de processos fermentativos de diferentes nações, como Japão, Coreia e China.
O filo Ascomycota compreende a maioria dos fungos descritos na literatura, com espécies relacionadas às indústrias alimentícias e farmacêuticas, e ainda organismos patogénicos, e é neste filo que se encontra o ascomiceto Aspergillus oryzae. Esta espécie é utilizada há um milênio na produção das tradicionais comidas fermentadas da culinária japonesa e é descrita na literatura como sendo capaz de produzir e secretar uma grande variedade de enzimas em diferentes formas de cultivo.
Tipo de alimento produzido
Esses conidiósporos eram preservados em sacos de papel, que eram empilhados e armazenados com cinzas brancas obtidas da queima com pouca aeração de folhas de madeira. 
																							
 7	
Esse material biológico preparado era destinado ao preparo de bebidas alcoólicas (conhecido pelo termo moyashi), como o sake. 
As cinzas forneciam um pH alcalino que evitava a contaminação externa, além de fornecer minerais importantes para a manutenção celular do Koji.
Usado tradicionalmente na indústria de alimentos, seu destaque ocorre na produção de: shōyu (produto obtido pela fermentação da soja e de cereais);sake (produto obtido pela fermentação alcoólica do arroz);
Utilizado por séculos na produção de seishu: bedida alcoólica fermentada de arroz ou popularmente conhecido no resto do mundo apenas por sake; 
Os fungos secretam, no meio, enzimas que convertem moléculas orgânicas complexas em moléculas mais simples, mas alguns gêneros de Aspergillus podem produzir substâncias tóxicas aos seres humanos.
Técnica utilizada para sua produção
Para iniciar a fermentação, o Koji obtido inicialmente de cereais era misturado a alguma proteina animal com adição de sal e licor, e mantido em recipiente fechado por 100 dias. A técnica de produção do miso foi o ponto de partida para o desenvolvimento de outros produtos fermentados com base no Koji, como o shōyu, sake, yonezu (vinagre de arroz), entre outros. 
Os processos de fermentação citados e os sabores e aromas característicos de cada produto fermentado são possíveis graças aos processos enzimáticos realizados pelo Koji, onde convertem carboidratos e proteínas de origem vegetal ou animal em açúcares, peptídeos e aminoácidos. O processo manufaturado do shōyu (LUH, 1995), consiste no cozimento sob pressão dos grãos de soja hidratados. 
Após uma primeira fermentação pelo Koji, seguimos para uma segunda fermentação, utilizando bactérias láticas halofílicas e leveduras tolerantes a altas concentrações de sal (aproximadamente 19g/100ml). O mosto de fermentação é transferido para recipentes contendo soluções salinas de até 25% (m/v) que é mantido por até 8 meses sob condições de temperatura controlada e aeração ocasional.
																							 8
CONCLUSÃO:
Apesar da grande importância econômica, ambiental e dos aspectos relacionados à segurança alimentar, o controle microbiano de pragas, a produção de fungo por fermentação em estado sólido, ainda é muito artesanal e a maioria das indústrias são desprovidas de tecnologias e controles sofisticados no processo. Por este motivo, a tecnologia propõe produzir o fungo por fermentação em estado sólido, para elaboração de alguns alimentos e bebidas, até mesmo medicações.
Tanto a tecnologia desenvolvida dentro de universidades, quanto a utilização de resíduos como matérias primas atuam para obter um produto com um custo de produção inferior ao praticado pela indústria, ao empregar um equipamento que reduz o número de etapas manuais e, consequentemente, o índice de contaminação; assim como também contribui para a redução dos descartes inadequados gerados pela agroindústria.
 9
BIBLIOGRAFIA:
TEIXEIRA, Juliana de Freitas. A LEVEDURA SACCHAROMYCES CEREVISIAE: CARACTERIZAÇÃO DO GÊNERO, DOMESTICAÇÃO E IMPORTÂNCIA NA COMPOSIÇÃO DE VINHOS.Repositorio.Ufmg.br,2015. Disponivél	em:https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BDAPAW/1/monografia_especializa__o___microbiologia___juliana_de_freitas_teixeira.pdf ; acesso em 22 de novembro de 2020.
FERREIRA, João Paulo Morais Hilário; SAVIAN, Mariana Tonelotto. OBTENÇÃO DE PRODUTOS BIOTECNOLÓGICOS	PROVENIENTES DO KOJI (Aspergillus oryzae) E SUA	 RELEVÂNCIA NA CULTURA ORIENTAL, Oswaldocruz.br,Edição26;Diponivél:https://oswaldocruz.br/revista_academica/content/pdf/Edicao26_Joao_Paulo_Morais_Hilario_Ferreira.pdf; acesso em 22 de novembro de 2020.
 10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais