Buscar

av2 processual

Prévia do material em texto

NOTA: 10,00
×Número de tentativas atingida!
Quantidade máxima de tentativa é 1
Prova: 670314
Parte superior do formulário
· Questão:1
×Sua resposta está correta
Ariovaldo comprou mercadorias junto à Evon Cosméticos Ltda. em um valor de R$ 60.000,00 para abastecer sua mercado de perfumes e maquiagem. Contudo, ao receber as mercadorias pela distribuidora da empresa, percebeu que as mesmas estavam todas com sua validade vencida. Ao entrar em contato coma empresa requerendo a substituição das mercadorias ou seu dinheiro de volta, foi destratado pelo representante que negou-se a reparar os danos suportados. Indignado, 10 dias após o ocorrido, Ariovaldo foi até o fórum de sua cidade, com uma petição em mãos, eis que é bacharel em Direito, pretendendo ajuizar ação indenizatória na Vara Cível da Comarca. Ao ser distribuída a ação, o Juízo percebeu erro grave e indeferiu a petição inicial sob o argumento de que Ariovaldo:
Perdeu o prazo para ajuizar a demanda.
Não tem capacidade postulatória para estar em juízo.  
Não possui direito a reclamar em face da empresa Evon Cosméticos, pois não apresentou provas cabais junto à petição inicial.
Que o processo deveria ser ajuizado na Vara Comercial e não na cível.vvv
Sua resposta está correta
O artigo 127, parágrafo 2º da Constituição Federal do Brasil, informa duas das garantias institucionais que possui o Ministério Público. Estas seriam:
Garantia de atuação e repressão judiciária;
Autonomia funcional e administrativa;  
Autonomia de investigação e de porte de arma a seus membros;
Garantia de ser custus legis e fiscal da Lei;
Sua resposta está correta
Gláucia ajuizou, em abril de 2016, ação de alimentos em face de Miguel com fundamento na paternidade. O réu, na contestação, alegou não ser pai de Gláucia. Após a produção de provas e o efetivo contraditório, o magistrado decidiu favoravelmente ao réu. Inconformada com a sentença de improcedência que teve por base o exame de DNA negativo, Gláucia resolve agora propor ação de investigação de paternidade em face de Miguel. Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta:
A questão prejudicial, relativa à paternidade, é atingida pela coisa julgada, e o novo processo deve ser extinto sem resolução do mérito.  
A demanda de paternidade deve ser admitida, já que apenas a questão relativa aos alimentos é que transitou em julgado no processo anterior.
A questão prejudicial, relativa à paternidade, não é alcançada pela coisa julgada, pois a cognição judicial foi restrita a provas documentais e testemunhais.
O magistrado deve rejeitar a nova demanda com base na perempção.
Sua resposta está correta
Marcelo demanda ação em face de Joaquim, mecânico de automóveis, pedindo danos materiais e morais que teria suportado em virtude da má prestação de serviços realizados em seu automóvel. Para que Joaquim possa se defender no processo, qual ato deve ser executado pelo Juízo?
Chamamento ao processo.
Intimação.
Citação.  
Contestação.
Sua resposta está correta
As normas processuais buscam estabilizar normativas que garantam ao poder jurisdicional a capacidade de solucionar controvérsias, bem como orientam os passos necessários para tal. Sobre a norma processual, assinale a alternativa correta:
As fontes abstratas da norma processual, referem-se à lei em sentido em sentido estrito e à jurisprudência.
As normais processuais se dividem em dois tipos: fontes de direito público e fontes de direito privado.
Existem 3 classes de normas processuais: normas de organização judiciária, normas em sentido restrito e normas procedimentais.  
As normas processuais possuem natureza de direito público e necessariamente possuem caráter cogente.
Sua resposta está correta
Sabe-se que a eficácia é a capacidade que algo tem de produzir determinado efeito. Dentro da perspectiva jurídica considera-se a eficácia dentro de um limite temporal e territorial, inclusive em relação às normas processuais. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta:
No geral os efeitos da norma processual na sua temporalidade dependem do teor benéfico ou não de suas alterações.
Em relação à temporalidade, as normas processuais são reguladas pela Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro.  
Em relação à temporalidade, a maioria da doutrina considera o sistema da unidade processual.
Segundo a territorialidade é possível que se aplique nacionalmente regra processual estrangeira.
Sua resposta está correta
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é responsável por padronizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. Cabe ao STJ a análise definitiva de casos civis e criminais que não versem sobre matéria constitucional e não sejam de competência da Justiça Especializada. Sobre a competência originária do STJ, assinale a alternativa correta:
Relaciona-se as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País.
Relaciona-se aos habeas corpus decididos em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão for denegatória.
Relaciona-se quando as decisões dos TRF’s ou dos TER’s derem a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.
Relaciona-se aos mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal.  
Sua resposta está correta
No decorrer da tramitação de uma ação judicial, em que se discutiam as declarações de última vontade contidas em um testamento, foi alegada, pela parte interessada, a ausência da intervenção obrigatória do Ministério Público, por tratar-se de procedimento em que este deva opinar e intervir como fiscal da ordem jurídica, requerendo, como consequência, a anulação de todo o procedimento. Com base no Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta:
A alegação está correta, uma vez que compete ao Ministério Público intervir nas causas concernentes a disposições de última vontade, sob pena de nulidade.
Não há nulidade na situação narrada, pois a obrigatoriedade de intervenção do Ministério Público se limita às ações em que haja interesse de incapaz ou participação da Fazenda Pública.
O advogado da parte contrária pode arguir a inexistência de obrigatoriedade de intervenção, uma vez que, nesse caso, cabe ao parquet avaliar a presença do interesse público ou social, decidindo ou não pela intervenção.  
A alegação de nulidade está correta, de modo que o juiz deverá invalidar todo o processo, desde a distribuição.
Sua resposta está correta
O juiz da Comarca de Indaiatuba observou determinada demanda em um dos processos que corre na Vara de sua lotação e, sem dar ciência as partes, decidiu sobre tal fundamento. Houve uma inobservância de um princípio imprescindível ao processo, assinale a alternativa correspondente:
Princípio do contraditório.  
Princípio da economia processual.
Princípio da publicidade.
Princípio da legalidade.
Sua resposta está correta
Como vimos, o conflito é um fato que acontece em sociedade por mais pacífica e harmônica que ela seja. Essa questão traz a necessidade de oferecer aos litigantes meios para resolver tais tensões. Sobre a autocomposição, assinale a alternativa correta:
As soluções propostas são realizadas pelas próprias partes.  
A submissão ocorre quando uma das partes renuncia à pretensão.
A desistência acontece quando há renúncia à resistência.
A autocomposição pode ocorrer através da autotutela.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes