Buscar

Prova Ciencia Politica A2_20201125-1930

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof.: Marcelo de Oliveira Ribas
Avaliação Introdução a Ciência Política - 25/11/2020
Nome do Aluno: _Samuel Octacilio_
Matrícula: _201918232_
Instruções:
a) Leia atentamente as questões.
b) As respostas deverão ser postadas na data de hoje, somente. Postagens posteriores serão desconsideradas. 
c) Respostas idênticas umas às outras ou com indícios de cópia da internet implicarão em nota zero para o(s) aluno(s).
d) O aluno deverá responder a questão 1, necessariamente, e duas das três outras questões. 
Questões 
1) OBRIGATÓRIA! - Faça um pequeno relato sobre o trabalho de levantamento de problemas da comunidade, que serviu de base para os trabalhos apresentados durante a segunda metade do semestre.
R- O trabalho realizado do curso proporcionou, não só a mim, mas a muitos colegas uma excelente experiência e entendimento sobre a situação local, tanto política, quanto estrutural, instigou a relação do estudante a fazer pesquisas, levantar os problemas que possuimos em determinado lugar e a promovermos debates, do que deve ser feito para que ocorram melhoraspara a população, tais melhoras que analizamos e vimos se eram ideais para colocar como promessa na nossa campanha de partido. 
Neste trabalho tive a importância de trazer como pesquisa o a indignação de alguns funcionários do (HRC) Hospital Regional da Ceilândia, dizendo suas reais complicações em ambientes de trabalho, sobre a dificuldade de acesso a leitos de UTI, exames e medicamentos, falha no processo de triagem, faltam insumos e material para higienização.
do déficit de material para higienização.
ESCOLHER DUAS DAS TRÊS QUESTÕES ABAIXO:
2) Elabore um pequeno texto buscando paralelos entre o livro “1984” e o tema das fake news no âmbito da política atual.
R- O livro 1984 escrito por George Orwell é uma obra literária escrita na década de 49 e ele retrata a vida de um homem chamado Winston de um futuro descrito pelo autor, 1984.
O livro retrata uma Londres totalitarista onde as pessoas são vigiadas 24 horas por dia, além da falta de privacidade dos cidadãos pelo big brother, o governo possuía um órgão chamado de Ministério da Verdade, com o objetivo de manipular as informações do passado, orgão esse onde trabalhava Winston, ele sabia da verdade, sabia de seu trabalho, porém foi se esquecendo do que realmente não foi manipulado, o governo lhe pedia para adulterar estatísticas, para mostrar às massas dados melhores do que os reais, o governo manipula a informação, podendo fazendo o que conhecemos de “Fake News” para confortar o povo, se tornando dono da verdade, isto é o que me foi apresentado sobre a obra e me instigou a conhece-la e a começar a lê-la por conta própria.
3) No filme indicado, “A Revolução dos Bichos”, os animais de uma fazenda se revoltam contra os proprietários humanos e instalam um governo dos bichos. Elabore um texto contando os principais fatos narrados no filme, fazendo um paralelo com temas discutidos em sala de aula.
R- A revolução dos bichos é um filme baseado em uma obra literária da década de 45 que conta a história dos animais injustiçados de uma fazenda chamada Granja do Solar, a obra é uma analogia direta com a Revolução Russa e situações políticas abusivas e seus ciclos que ainda existem na sociedade, a história é muito boa para quem saber fazer os paralelos e análises do fictício com a vida real.
A história, com os animais liderados pelos porcos Napoleão e Bola de neve fazem uma rebelião contra seus proprietários que os exploravam e os expulsam tomando a fazenda para eles, a proposta inicial era utópica, todos iriam contribuir igualmente com aquilo que se sentiam mais eficientes,porém os dois porcos se encarregaram de gerenciar tudo, com a desculpa de que eram os líderes e que impediriam os donos de voltarem,assim como discursos políticos reais que os candidatos dizem “eu melhorei tudo!, a situação poderia continuar pior sem mim!” e a população,no caso, os animais acatam com medo do passado que era pior mesmo na situação atual ruim.
A conexão de Napoleão e Bola de neve com os políticos da nossa realidade é direta, como na parte que eles manipulam as leis, tornando-as mais flexíveis para beneficiar aqueles que estão no comando,líderes usando o seu poder para benefício próprio.
4) Foi abordado nas aulas o ciclo de políticas públicas. O que é e quais são as etapas deste ciclo?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais