Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
NIVIA ESTAGIO

Pré-visualização | Página 1 de 2

FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS 
ENGENHARIA MECÂNICA
NIVIA OLIVEIRA SILVA
RELATÓRIO Do ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGAÓRIO EM ENGENHARIA MECÂNICA
	
	
Lauro De Freitas
2020
NIVIA OLIVEIRA SILVA
RELATÓRIO Do ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGAÓRIO EM ENGENHARIA MECÂNICA
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição União Metropolitana de Educação e Cultura para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório.
Coordenador de Curso: Nei Ferreira
	
 Lauro De Freitas
2020
ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1. Organograma da empresa .....................................................................6 Figura 2. Modelo de APR similar ao utilizado ......................................................8 Figura 3. Ferramenta de Ishikawa .........................................................................9 Figura 4. Inspeção de recebimento ......................................................................10
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	5
2.	CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO	6
3.	ATIVIDADES DESENVOLVIDAS	7
4.	DISCUSSÕES	10
5.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	13
INTRODUÇÃO 
O presente relatório visa descrever e documentar as principais atividades realizadas pela aluna Nivia Oliveira Silva sob a supervisão Diretor Miguel Atra.
O serviço desenvolvido foi o de elaboração de um relatório técnico no setor de qualidade. Dentre as atividades realizadas no estágio, se destacam:
· Monitoramento do setor de Produção para a aplicação adequada do 5S;
· Geração de OP (Ordem de Produção no tovts);
· Inspeção da linha de produção e produtos acabados segundo a orientação do supervisor de campo e do setor de qualidade;
· Assistência na elaboração de novos planejamentos de qualidade e inserção utilizando as fermentas de Ishikawa, PDCA e o 5W2H;
· Elaboração e acompanhamento do PCP;
· Planejamento e acompanhamento de manutenções corretivas e preventivas;
Com as atividades desenvolvidas pude apender e compreender a impotência do setor de qualidade sempre presente no acompanhamento das atividades da produção na linha de fabricação e a importância de manter um acompanhamento diário sempre realizando treinamentos e reciclarem das operações, com o intuito de manter a qualidade no processo de produção e manter os colaborados satisfeitos com as suas atividade sabendo da importância que o mesmo tem para a empresa visando assim manter e melhorar o processo de fabricação, o que tornou este estágio enriquecedor em minha carreira profissional. 
Este estágio foi iniciado tendo como objetivo geral obter conhecimento prático sobre a área de Engenharia Mecânica. Quanto aos objetivos específicos, foram quatro: Me familiarizar com o ambiente industrial e seus sistemas de produção; participar da elaboração de processo de produção e qualidade; conhecer a fabricação dos freios eólicos; e poder apender um pouco mais sobre o setor de energia eólica.
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO
Situada na cidade de Camaçari – BA e possuindo sede na Espanha, a ANTEC BRASIL é uma empresa especializada em freios para aerogeradores de alta qualidade, oferecendo uma alta variedade para o ramo industrial e para área eólica. Apesar de ter seu foco em freios, a ANTEC também trabalha em outros países com os sistemas magnéticos, disponibilizando soluções em imãs e eletroímãs para os mais diversos ramos. 
Figura 1. Organograma da empresa (Acervo Pessoal, 2020)
A equipe da empresa no brasil é composta por cerca de 20 pessoas, dentre elas estão engenheiros, técnicos, supervisores e auxiliares de produção e auxiliares de administração sendo que cada um desempenha sua função de forma organizada, visando a qualidade da produção e o bom funcionamento da equipe, a ANTEC tem em sua grande parte as atividades administrativas terceirizadas, como os setores de RH, Contabilidade e Financeiro. A ANTEC BRASIL está no país a 5 anos, a Espanha decidiu abrir uma filial no país para atender os seus maiores clientes, a empresa tem como missão “Fabricar os freios mais confiáveis do mercado mundial.”.
A cartela de clientes da ANTEC é altamente diversificada, oferecendo soluções para as mais diversas áreas dentro e fora do país, com muitos produtos saindo com especificações adaptadas as necessidades dos compradores. Dentre os ramos de atuação dos clientes, estão empresas do ramo eólico ONSHORE e OFFSHORE, indústrias de manufatura, porto, mineração, construção e várias outras, a sua matriz tem 50 anos de história no ramo da energia eólica sendo pioneira e grade referência na fabricação com mais de 330.000 freios em turbinas eólicas em mais de 20 países dos do setor eólico na fabricação de freios.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Durante o período de realização do estágio pude acompanhar diversos processos relacionados e não relacionados nos setores de qualidade e produção dentro da empresa, porém o serviço em foco será a elaboração de um relatório tendo em vista a proposta de melhoria do processo de produção evitando os gargalos e trabalhos de fabricação utilizando as fermentas de qualidade. Diversos dados internos e imagens, por serem de uso restrito e pessoal da empresa, não foram liberados pelo supervisor de campo e pela matriz na Espanha para a utilização neste relatório estudantil. 
As atividades se iniciaram com a realização de um treinamento sobre atividades de inspeção de matéria prima e as formas corretas de fabricação, ministrado pelo supervisor de estágio, em que recebi diversos ensinamentos úteis sobre manutenção, PCP, PCDA e Fermentas de qualidade e diversos outros conceitos. 
A primeira atividade relacionada na empresa contratante foi a elaboração de uma Análise Preliminar de Risco (APR) com base nos dados coletados pelo supervisor de campo. Na APR é possível identificar possíveis riscos aos colaborados durante as atividades exercidas no ambiente de trabalho, criando alternativas mais seguras e medidas preventivas para esses riscos. Figura 2. Modelo de APR similar ao utilizado. (Gestão de Segurança Privada,2017)
Indo para a linha de montagem, fiquei encarregada de realizar o PCP e as análises de inspeção de qualidades da matéria prima até as peças acabadas, realizando diariamente as ordem de produção da fábrica, durante o processo de fabricação foram estudados os possíveis gargalos e paradas por retrabalho, de forma que com base nesta analise a qualidade conseguisse identificar e traçar metas de melhoria, utilizando a ferramenta de Ishikawa e o PDCA para realizar as melhorias na linha de produção, 
O próximo passo foi a realização do planejamento e análise do processo de fabricação dos freios, sendo organizado pelo setor de qualidade e o engenheiro responsável. Durante este período desenvolvi relatórios de reunião, auxiliei na inspeção de equipamentos e produtos acabados, realizei análise crítica do processo de fabricação das peças para a apresentação aos gestores com os engenheiros da Espanha e diversas outras atividades, visando a melhoria da qualidade na produção para a renovação da certificação da ISO 9001. 
Com os dados das inspeções foi possível atualizar o checklists e os indicadores da empresa com o objetivo de pontuar por meio de uma avaliação crítica minuciosa o estado de funcionamento de todas as partes do processo, indicando onde seria necessário estar realizando mudanças no processo de montagem e onde teria que ter uma maior fiscalização durante o processo de montagem dos freios. Somente o estudo de causa e efeito e as fotos do processo de Inspeção foi liberado para a utilização neste relatório e ambos se encontram, respectivamente, abaixo:
A partir dos dados colhidos foi possível elaborar um parecer técnico para cada etapa do processo, para cada problema ou irregularidade encontrada nos equipamentos e no processo de montagem avaliados, foi sugerida uma solução que viria a ser executada pela equipe de qualidade e engrenaria da empresa. 
Avaliando todo o processo de fabricação após as alterações pudemos constatar que
Página12