A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Storytelling Descomplica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Storytelling /
Criando um projeto de Storytelling
1-Hoje em dia consideramos que todos têm acesso a ferramentas tecnológicas e portanto costumamos usar a internet e equipamentos móveis, como celulares, como as mídias preferenciais para entrega dessas narrativas. Isso é uma maneira correta de agir?
C -Não, pois nem sempre o contexto do público está relacionado a essas novas tecnologias.
2-Quando identificamos que as narrativas do público a respeito do tema estão dissonantes com o objetivo do projeto, como devemos agir?
B-Encontrar pontos de contato entre as narrativas pessoais e institucionais para criar histórias que permitam ao público transacionar de um ponto a outro.
Os objetivos de um projeto parecem muito subjetivos e incertos. Como gerar boas métricas para aferir o sucesso do projeto nesse caso?
A-Rever os objetivos para torná-los mais concretos.
Storytelling /
Fundamentos Teóricos
1-Heider e Simmel realizaram um experimento em que figuras geométricas se moviam aleatoriamente num filme. Quando perguntadas a respeito do que se tratava o filme, as pessoas que participaram do experimento concediam vontade e inteligência às figuras, construindo histórias em cima de ações sem sentido. Por que isso ocorre?
D-Porque para que possamos entender o mundo criamos narrativas a partir dos fatos que vemos e vivemos.
2-Durante a exibição de uma cena de perseguição de carro, notou-se que os espectadores tiveram um aumento na frequência cardíaca e em seus cérebros as áreas motoras que seriam envolvidas nesse tipo de atividade foram acionadas. O que provoca isso?
A-Os neurônios espelho que nos fazem vivenciar experiências que assistimos como se estivéssemos participando das mesmas.
3-Hoje em dia muito se discute a influência das fake news no nosso comportamento e em nossas posições políticas. Se elas são falsas, como conseguem mobilizar tanto as pessoas?
B-Pois são narrativas que geram sentido para simplificar situações complexas e estimulam emoções nas pessoas se aproveitando de crenças pré existentes.
Storytelling /
Storytelling na Gestão de Negócios
1-A utilização de tecnologias como Realidade Virtual permite ao público participar de uma narrativa como se estivesse dentro dela. Qual desses benefícios das narrativas é maximizado pelo seu uso?
B-Imersão Planejada
2-Quando temos um assunto ou mensagem que contraria as crenças e experiências do público, usar storytelling é uma boa estratégia por conta do seguinte benefício:
C-Atenção Relaxada
3-O principal fator que torna Storytelling uma estratégia bem sucedida para os processos de aprendizagem é que, graças aos neurônios espelho:
D-Vivenciamos as experiências como se fossem nossas
Storytelling /
Cenário, Tom e Mensagem
1-A evolução de James Bond no cinema é bem interessante. Na década de 60 ele fumava e era bastante promíscuo. Nos anos 80 e 90, o cigarro sumiu e ele passou a ter relacionamentos menos fugazes. Por que houve essa mudança no personagem ?
C-Mudança dos costumes no mundo real.
2-A Paródia é um gênero que busca repetir situações e eventos de outras obras dando-lhes um caráter humorístico. Esse tipo de obra mostra que é possível manter personagens e plot similares ao mesmo tempo que se constrói uma história totalmente diferente. Isso é possível graças a:
A-Mudança de tom e cenário.
3-A relação entre personagens e o mundo onde atuam é de:
A-Figura e Fundo.
Storytelling / Plot
1-Os micro contos são formas de entregar narrativas que podem ou não respeitar a estrutura tradicional dos 3 atos. Sobre o exemplo abaixo, podemos dizer que:
“Vende-se: sapatinhos de bebê nunca usados.”
C-Apenas sugere uma história que se desenvolve na cabeça do leitor, mas não tem estrutura definida.
2-O Haiku é é um poema curto, de três linhas, que envolve uma linguagem sensorial para capturar uma sensação ou imagem. Ele normalmente termina com uma imagem inesperada e não apresenta conflito, apenas contemplação. Narrativamente ele se aproxima mais da estrutura narrativa:
D-Kishōtenketsu.
3-O Plot busca mostrar os eventos pelos quais passa o protagonista na tentativa de realizar o seu desejo. Os eventos que ocorrem no segundo ato (complicação/desenvolvimento) estão mais ligados a:
B-Obstáculos encontrados pelo Protagonista.
Storytelling /
Personagens
1-No filme As Armações do Amor, um casal de aposentados contrata uma especialista para lhes ajudar a tirar o filho encostado de casa. Com base nessa breve descrição quem é o protagonista da história?
C-O casal, pois é o seu desejo que inicia e mantém a ação.
2-Uma função não muito nobre dos coadjuvantes é servir de orelha para o protagonista ou antagonista. Através da interação entre eles conseguiremos entender melhor seus desejos e personalidades. Qual artifício narrativo pode substituir o coadjuvante como personagem orelha?
E-Todas as anteriores.
3-(momento 1) João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém.
(momento 2) João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,/Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,/Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes/ que não tinha entrado na história
No poema quadrilha de Carlos Drummond de Andrade temos dois momentos distintos que explicitam componentes narrativos. Quais são eles?
B-Inter-relação entre os personagens e plot.
Storytelling /
Estrutura Narrativa
1-No filme curta metragem The Old Mill, de Walt Disney, acompanhamos uma noite onde diversos animais se protegem de uma tempestade. Assista o curta e a respeito dele podemos dizer que:
C-É uma história pois os animais são protagonistas e desejam sobreviver a tempestade que é a antagonista, o que gera conflitos.
2-A estrutura do plot tradicional em 3 atos, com exposição, complicação e resolução, sempre tem que seguir essa ordem temporalmente?
A-Não, pois apenas os eventos precisam ter relação de causa e efeito, sem necessariamente estarem ligados de forma ordenada e contínua durante a história.
3-Uma história bem contada é um equilíbrio fino entre personagens, plot, cenário, tom e estratégias narrativas. Uma mudança num desses elementos modifica totalmente a história, tanto para o bem como para o mal. Qual desses não é uma alteração na história?
A-Nova edição de livro.
Storytelling /
Estratégias Narrativas
1-Uma das séries que foi pioneira na utilização de diversas mídias foi Star Trek. Depois dos curtos 3 anos da série clássica na TV foram produzidos filmes, quadrinhos, desenhos animados, livros e jogos sobre a série. Todos contando histórias independentes e auto contidas mas reforçando as narrativas dos demais num grande arco. A essa estratégia de mídia chamamos de:
C-Transmedia
2-A possibilidade de streaming mudou a forma como consumimos TV. Antes precisávamos nos adequar ao horários das emissoras, assistir com a regularidade indicada e só podíamos consumir o conteúdo através de aparelhos de TV. Some a isso a Internet que permite a criação de comunidades de discussão sobre as suas narrativas preferidas incluindo muitas vezes seus criadores. Podemos dizer que da TV tradicional para o streaming foram alteradas estratégias narrativas relativas a:
E-Todas as anteriores
3-Uma das grandes novidades atualmente na área de entretenimento é a exibição de jogos online em streaming onde podemos ver grupos competindo e contando histórias colaborativamente com personagens famosos. Esse processo mostra que o público começa a se tornar dono da obra e a produzir conteúdos interativamente a partir de uma base comum. Se considerarmos as formas tradicionais de transição entre mídia, esse movimento se aproxima mais de:
B-Fan Fiction.
Storytelling /
Storytelling na Educação
1-A utilização de tecnologias como Realidade Virtual permite ao público participar de uma narrativa como se estivesse dentro dela. Qual desses benefícios das narrativas é maximizado pelo seu uso?
B-Imersão Planejada
2-Quando temos um assunto ou mensagem que contraria as crenças e experiências do público, usar storytelling

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.