Buscar

Projeto de estágio Período de Pandemia - Uniasselvi - Artes visuais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3
7
	
	
	
	
	
	
	
	
	Centro Universitário Leonardo da Vinci
	
	
	
	
	
	
	
DAIANA HANSEL
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS – FLX1826
TUTOR EXTERNO: Patrícia Duminelli Frigo
PROJETO DE ESTÁGIO: PRÁTICAS TRIDIMENSIONAIS 
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ARARANGUÁ-SC
2020/02
SUMÁRIO
PARTE I: PESQUISA	3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA	3
1.2 OBJETIVOS	3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA	3
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO	6
2.1 METODOLOGIA	6
2.2 CRONOGRAMA	7
REFERÊNCIAS	7
APÊNDICES	8
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 
Área de concentração: Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais
Programa de Extensão: Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Projeto de Extensão: Práticas Pedagógicas na Educação Básica em Tempos de Ensino a distância.
Produto Virtual: Trilha Pedagógica
Tema: Práticas tridimensionais na Educação Infantil
A escolha da área de concentração para a realização de práticas de estágio é muito importante pois norteia todas as decisões e situações a serem realizadas posteriormente. Para este trabalho, escolheu-se como área o Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais, pois acredita-se que o estudante de uma licenciatura, assim como todo professor, deve continuar sempre se aprofundando em teorias de ensino e aprendizagem, visando aprimorar as aulas e torná-las melhores. Isto, como forma de proporcionar para seus alunos práticas que sejam inovadoras e inclusivas, e que também possibilitem a ampliação de conhecimentos e saberes pelos alunos. 
Com a delimitação da área de concentração, passou-se a escolha do tema: Práticas tridimensionais na Educação Infantil. A escolha do tema levou em consideração que as práticas tridimensionais produzem diversas aprendizagens, desde motoras até mesmo cognitivas. E para que que os alunos tenham êxito em suas aprendizagens ligadas as Artes Visuais, é preciso compreender sua importância, benefícios e contribuições para os educandos e com isso em mente, busca-se um aprofundamento desse estudo. 
1.2 OBJETIVOS
· Despertar o interesse na modelagem;
· Identificar e manusear objetos tridimensionais, aperfeiçoando o conhecimento sobre as mesmas;
· Desenvolver criações tridimensionais utilizando diversos materiais.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.3.1 A IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DAS ARTES VISUAIS
Um dos principais objetivos das escolas, atualmente, é de contribuir para a formação integral dos sujeitos, ou seja, formar seres humanos críticos, conscientes, criativos, responsáveis e atuantes na sociedade de que fazem parte. Essa concepção está presente nas diversas legislações que regulamentam a educação brasileira (na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e até mesmo na Constituição Federal) e também é dito por muitos autores e estudiosos de teorias educacionais, como Rosa Iavelberg Ana Mae Barbosa, Maria R. F. Fusari e Maria Heloisa C. T. Ferraz. 
Conforme Barbosa (2010) o ensino relacionado as Artes esteve presente nas escolas desde o séc. XIX. Porém, em cada período possuiu diferentes características pois o contexto político e social influencia o ensino e a educação do País. Depois que o ensino da Arte nas escolas foi sancionado pela LDB 9.394/96, em 20 de dezembro de 1996, as aulas de Artes começaram a ter maior atenção e planejamento. 
Porém, mesmo com várias reformulações de leis sobre o ensino de artes, ainda hoje há muitas concepções equivocadas sobre o papel do Arte-Educador. Sobre isso, Barbosa (1989, p. 172) identifica que “Nas artes visuais ainda domina na sala de aula o ensino de desenho geométrico, o laissez-faire, temas banais, as folhas para colorir, a variação de técnicas e o desenho de observação”. Isso é possível de ser verificado em muitas escolas e salas de aulas atuais, mais de 30 anos depois da afirmação de Ana Mae Barbosa. 
Sabe-se, também, que ainda há muitas melhorias a serem realizadas para que o ensino de Artes Visuais seja satisfatório e, talvez, um bom modo de iniciar essas mudanças seja a partir do estudo dos benefícios e da importância do Ensino de Artes Visuais. Estudos nesse sentido podem levar os professores a terem maior conhecimento e domínio das competências que as Artes podem desenvolver nos alunos, levando a uma valorização dessa área de conhecimento. 
Cada área do conhecimento, ou mesmo as disciplinas, contribuem para aprendizagens significativas dos alunos e são fundamentais para os estudantes. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais as artes tem destaque como forma de humanizar as pessoas, desenvolver a sensibilidade artística e estética, além de levar a conhecer, identificar e controlar as emoções e expressões. Além disso, leva o sujeito a se tornar autoconfiante e mais preparado para viver em sociedade, como um ser humano participativo e atuante (BRASIL, 2001, p 55). Também, é na escola, mais propriamente nas aulas de artes que o aluno terá o contato inicial com os aspectos históricos e culturais relacionados a arte, produzidos pelas pessoas, seja através de artesanato, audiovisuais, arquitetura, objetos, entre outas criações humanas (FERRAZ; FUSARI, 2009).
Pode-se inferir que o fazer artístico, na escola, têm inúmeros objetivos que vão desde desenvolver muitas aptidões e conhecimentos relacionados propriamente às artes, mas também auxiliam os alunos e potencializam diversas aprendizagens de outras áreas. Conforme Martins e Silveira (2011) as artes têm como função, na escola, ajudar no processo de educação integral, pois auxiliam no desenvolvimento de diversas capacidades, como interpretação, criatividade, imaginação, entre muitas outras. Com isso, pode-se concluir que a arte auxilia no desenvolvimento das múltiplas áreas das crianças e adolescentes, seja a nível cognitivo, racional, afetivo e também emocional. Além disso, a arte também é intrinsecamente relacionada com os aspectos históricos, culturais e sociais construídos no decorrer do tempo da evolução humana, então ela diz muito sobre as civilizações, suas crenças, conhecimentos e modos de vida. 
Por último, é preciso pensar também sobre o papel do professor de artes visuais no contexto escolar, e sobre isso Diaz (2013, p. 231) afirma: 
Prioritariamente, é estimular o aluno a ver, perceber, sentir e apreciar com base no domínio dos conhecimentos e códigos específicos da arte. É trabalhar para reeducar os sentidos na perspectiva de contemplar e produzir artisticamente, exercitando as habilidades do aluno. Para tanto, é necessário selecionar, escolher informações a que estamos sendo submetidos no dia a dia e sob novos pontos de vista, ampliar a nossa capacidade de perceber o mundo para não sermos alienados pelo excesso de condicionamento. 
	Com isso em mente, é preciso que o professor de artes seja capaz de procurar formas de ensino que sejam consistentes e que promovam uma educação inclusiva, expressiva, com aprendizagens significativas. Por fim, é preciso que esse ensino não seja apenas baseado na visão eurocêntrica e hegemônica, ou com enfoque apenas na história da arte, mas que englobe as diversas variedades de culturas, modos de vida e estilos, e sempre pensando no contexto educacional e social a que está inserido. 
1.3.2 TRIDIMENSIONALIDADE E A EDUCAÇÃO INFANTIL
O tridimensional é tudo aquilo que possui largura, altura e profundidade. Diferente da pintura e do desenho, que pode até simular a impressão de tridimensionalidade, a escultura, a cerâmica e o objeto são tridimensionais. Estes produtos ocupam a terceira dimensão e “seu conceito está relacionado à ocupação de uma forma estruturada no espaço” (MOREIRA, 2011, p. 04). Nas artes, a modelagem, os moldes, as junções e o esculpir são as técnicas que abarcam esse conceito de tridimensional. Um aspecto muito importante, ainda, é o fato de que a tridimensionalidade exige, além do aspecto visual, também o tátil, principalmente na produção, mas também na observação e descobertas de obras. 
As habilidades táteis precisam ser incentivadas
pois quanto mais instigadas, maior será a “experiência sensório/sensível, intelectual do indivíduo” (MOREIRA, 2011, p. 11). Sendo assim, a modelagem contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras e também cognitivas, conforme expande a memória visual, a percepção, a concentração, a coordenação bimanual e a criatividade. Também pode se aprimorar as noções espaciais ao mexer com as proporções, as espessuras e o reconhecimento (MOREIRA, 2011). 
Compreende-se que os benefícios de atividades manuais de modelagem produzem diversos benefícios para as crianças e os adolescentes. Além de tudo que já foi destacado, também é importante retomar que o fazer artístico aprimora e desenvolve a sensibilidade do indivíduo, o que não seria diferente com o ato de modelar peças tridimensionais, pois estará se trabalhando a expressão do aluno. E ainda que a sensibilidade por muitas vezes passe despercebida nos objetivos propostos pelas atividades educativas, esta não deve ser esquecida, pois é diretamente relacionada aos sentimentos e também a razão (MOREIRA, 2011).
 
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
Para realização desta pratica de estágio foi escolhida uma Escola Municipal de Educação Infantil da cidade de Criciúma-SC, localizada no Bairro Quarta Linha. A escola conta com aproximadamente 250 alunos, sendo que atende crianças a partir dos 2 anos completos, até os 5 anos em turmas de pré-escola. 
As artes tem grande importância, principalmente pelo estímulo a sensibilidade, à percepção, à reflexão e ao uso da imaginação. Deste modo, para a formulação das práticas de estágio será levado em consideração estes aspectos, assim como o que já foi referenciado na seção anterior deste mesmo trabalho. Os planos de aula a serem produzidos tem como intuito levar ao conhecimento dos alunos aspectos e possibilidades de artes, para que possam apreciar e também produzir. 
O ensino de Artes Visuais pode estar pautado na teoria de Ana Mae Barbosa, a Proposta Triangular. Nesse método, o ensino de artes é pautado em três eixos: Fruição ou Leitura de Imagem – Reflexão ou História da Arte – Fazer Artístico (MARTINS; SILVEIRA, 2011). Este modo de ensino pode ser considerado muito completo pois com ele é possível trabalhar as questões estéticas, de apreciação, de sensibilidade, de produção e expressividade artística. 
Deste modo, as propostas de aulas terão como objetivo inicial a apreciação das artes selecionadas para a turma. Posteriormente irá ocorrer o estudo sobre elas. E por fim, os alunos irão realizar suas próprias produções artísticas, como forma de se expressar e realizar um produto final. 
Por fim, o Produto Virtual a ser produzido será uma Trilha Pedagógica. Nesta trilha estarão descritas as atividades a serem trabalhadas pelo professor de artes e o que será produzido pelos alunos, todos os procedimentos e materiais necessários, assim como o tempo necessário para realização das mesmas. 
2.2 CRONOGRAMA
	ETAPA
	AÇÃO A SER REALIZADA
	DATA PARA POSTAGEM (Flex) ou ENTREGA (Semipresencial)
	Etapa 1
	Escrita do Projeto de Estágio.
Postar/Entregar o Projeto de Estágio.
	15/09/2020 até 17/11/2020
	Etapa 2
	Observação virtual e preenchimento do Roteiro de Observação
Postar/Entregar o Roteiro de Observação Virtual.
	15/09/2020 até 08/12/2020
	Etapa 3
	Escrita do Paper de Estágio e elaboração do projeto de extensão de acordo com o Programa de Extensão escolhido.
Postagem do produto virtual.
	13/10/2020 até 15/12/2020
	Etapa 4
	Realização da Socialização de Estágio.
	24/11/2020 até 09/12/2020	
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Ana M. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2010
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estud. av., São Paulo, v. 3, n. 7, p. 170-182, 1989. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ea/v3n7/v3n7a10.pdf>. Acesso em 03 Out. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. 3.ed. Brasília: A Secretaria, 2001.
DIAZ, Marília. Metodologia do ensino das artes visuais. In: ZAGONEL, Bernadete (Org.). Metodologia do ensino de arte. Curitiba, Intersaberes, 2013. p. 216-288.
MARTINS, Josenei; SILVEIRA, Tatiana dos S. da. Didática e Metodologia do Ensino de Artes. Indaial: Uniasselvi, 2011. 
MOREIRA, Roseli K. Modelagem. Indaial: Uniasselvi, 2011.
FUSARI, Maria F. de R. e.; FERRAZ, Maria H. C. de T. Metodologia do ensino da arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009
APÊNDICES
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	
	Diretor(a)
	
	Turma
	1º ano do Ensino Médio
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Artes 
	
	Tema
	Pinturas que contam a história da Arte Rupestre 
	
	Objetivos/Habilidades
	- Conhecer a arte rupestre;
- Experimentar o processo criativo de fabricação de tintas naturais e pintura com elas;
- Relacionar a arte do passado com a arte produzida hoje;
	
	Recursos/Materiais
	Computador e internet; Carvão; terra ou argila, se possível com mais de uma tonalidade; algum suporte de papel; água; colher; potes;
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	· Videoaula com apresentação do tema pela professora com imagens, fatos e discussão do tema abordado. Será feita uma apresentação de powerpoint e a professora comentará. 
· Propor a criação de formas e desenhos tendo como referência nossa própria vivência e conhecimentos adquiridos com os fatos e conceitos apresentados sobre a arte rupestre. O papel utilizado pelo aluno pode ser amassado para representar a textura das rochas de cavernas. Realizar questionamentos para a turma pensar suas reproduções: Quais as diferenças entre a arte atual e a rupestre? Quais materiais diferem? Quais as representações faziam e quais são feitas hoje? Como seriam as representações rupestres se fossem feitas na nossa realidade? Quais fatos da sua vida você poderia representar? Qual história é possível contar com essa arte? Após essa videoaula os alunos serão liberados para produzir suas próprias obras rupestres. 
· Na próxima aula os alunos devem mostrar e contextualizar suas obras para a turma, através de videoaula. 
	Avaliação
	A avaliação será realizada a partir das obras realizadas pelos alunos e será observada a compreensão acerca dos conceitos da Arte Rupestre, as relações que os alunos conseguiram fazer com sua vida e seu envolvimento na criação do produto final. 
	Referências
	Pesquisa de imagens no google: https://www.google.com.br/search?q=arte+rupestre&hl=pt-BR&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=N2q0TaS0H6-F0QHSoaiMCQ&ved=0CCQQsAQ&biw=1366&bih=610&gws_rd=ssl 
Arte Rupestre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rupestre
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	
	Diretor(a)
	
	Turma
	3º Ano do Ensino Médio
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Artes
	
	Tema
	Suportes utilizados nas Artes Visuais
	
	Objetivos/Habilidades
	- Compreender o que são os suportes utilizados nas Artes Visuais;
- Desenvolver uma criação artística em um suporte diferente do papel;
- Documentar o processo criativo a partir de fotos.
	
	Recursos/Materiais
	Vídeo; Computador; Internet;
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	Essa aula será desenvolvida em dois dias diferentes:
· 1ª aula: em um primeiro momento a professora irá enviar aos alunos um pequeno vídeo disponível no youtube: Animação – Suportes da arte e da Criatividade. E após, orientará que a turma deverá se dividir em grupos e realizar uma pesquisa sobre os diversos tipos de suportes utilizados para as artes visuais. A professora auxiliará na divisão dos grupos e na temática de estudo que deverá ser aprofundada para cada um.
A professora deixará os grupos livres para realizarem uma pesquisa e desenvolverem um trabalho escrito e uma apresentação de powerpoint. A professora ficará disponível para os alunos que possuírem dúvidas.
· 2ª aula: após a criação do material solicitado, cada grupo irá apresentar para a turma sua pesquisa sobre os suportes por meio de uma videochamada;
	Avaliação
A avaliação se dará a partir do material produzido pelos alunos, observando desde questões gramaticais e também sobre o domínio do texto, sem cópias. Além disso, será valorizada a desenvoltura dos alunos no momento da apresentação.
	Referências
	Vídeo: ANIMAÇAO – Suportes da arte e da Criatividade: https://www.youtube.com/watch?v=qqT74Kqn494 
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	
	Diretor(a)
	
	Turma
	2º Ano do Ensino Médio
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Artes
	
	Tema
	Renascimento e as mídias digitais atuais
	
	Objetivos/Habilidades
	- Reconhecer obras clássicas e outras menos conhecidas do Renascimento;
- Conhecer sobre a história da arte envolvendo o Renascimento contextualizando com os aspectos socio-culturais;
- Desenvolver uma adaptação de obra clássica utilizando uma ferramenta digital.
	
	Recursos/Materiais
	Computador; Internet;
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	· A professora iniciará com uma videoaula expositiva levando aos alunos exemplos de obras do período do Renascimento. A turma irá fazer um debate sobre as obras, sobre as que já viram, quais preferem, o que elas possuem em comum...
· Após, a professora fará uma contextualização histórica, sobre a época e a sociedade na qual o Renascimento teve maior difusão, apresentando também as características, influências e os nomes que representam esse período na história das Artes Visuais.
· Por fim, a professora irá pedir aos alunos que criem uma adaptação de alguma obra. Realizando um desenho, os alunos devem recriar uma obra clássica adaptando-a para a realidade atual. Por fim, na aula seguinte todos os alunos irão apresentar suas criações e contextualizando-as para os colegas.
	Avaliação
	A avaliação se dará a partir do material produzido pelos alunos e sobre as interações no momento de participação. Além disso, será valorizada o interesse dos alunos no momento da criação artística.
	Referências
	O que foi o renascimento: https://beduka.com/blog/materias/historia/o-que-foi-o-renascimento/ 
13 principais obras renascentistas: https://www.culturagenial.com/principais-obras-renascentistas/ 
Os inesquecíveis artistas do renascimento: https://www.ebiografia.com/artistas_renascimento/ 
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	
	Diretor(a)
	
	Turma
	1º Ano do Ensino Médio
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Artes
	
	Tema
	Arte Indígena
	
	Objetivos/Habilidades
	- Perceber a identidade indígena como parte integrante e formadora do povo brasileiro
- Compreender a expressão das manifestações culturais das tribos indígenas e sua função
- Estabelecer as relações existentes entre os povos indígenas e a sociedade atual
- Desenvolver a percepção visual, a concentração e a sensibilidade para a produção manual
	
	Recursos/Materiais
	Computador; Internet; papeis ou tecidos; tintas e/ou maquiagens; 
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	· A professora irá disponibilizar para a turma diversas imagens de produtos indígenas e também dois vídeos que mostram os processos e ritos indígenas. Também há vídeos sobre a produção de trançados e também de pinturas corporais.
· Posteriormente, após a apreciação dos materiais pelos alunos, realizara-se uma discussão em que todos poderão conversar sobre o que já aprenderam e a professora irá complementar, levando aspectos importantes: valorização e preservação dos indígenas; conversa crítica sobre os atuais ataques aos povos; diferenciação das artes realizadas por diversos povos no Brasil...
· Por fim, os alunos serão convidados a realizarem uma produção artística recriando e utilizando a temática indígena. Os alunos terão a opção de realizar uma pintura facial ou uma peça de tecido (ou papel) representando os padrões da arte de trançados. 
· A professora irá pedir que os alunos realizem diversas fotos ou pequenos vídeos em que possa ser acompanhado o processo de criação dos alunos, e também mostrando as referências utilizadas pelos mesmos. Por fim, a turma irá compartilhar com os colegas e a professora suas produções.
	Avaliação
	A avaliação se dará pela participação dos alunos e pelas produções realizadas. A professora buscará observar a compreensão que os alunos demonstram sobre a arte e a vida do artista, suas evoluções e também o domínio dos conceitos no momento de realizar sua criação artística. 
	Referências
	Vídeos:
-Pintura: https://www.youtube.com/watch?v=heX8IvyqWrk&ab_channel=CleberAra%C3%BAjo
-Arte indígena | Nossa História: Hábitos e Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=ky7afsv9bCk&ab_channel=MultiRio 
-Arte Indígena: https://www.youtube.com/watch?v=s-0fgq2IIj0&ab_channel=QheleJemima 
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	
	Diretor(a)
	
	Turma
	5º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Artes
	
	Tema
	A arte de fotografar: fotografia artística
	
	Objetivos/Habilidades
	- Observar diferentes fotografias;
- Conhecer a fotografia com forma de arte;
- Observar e ser capaz de diferenciar a fotografia artística das fotos que costumamos fazer como selfies e outros retratos comuns. 
	
	Recursos/Materiais
	Computador; Internet; Smartphone ou Câmera;
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	· A professora irá iniciar a aula convidando os alunos a refletirem e a escreverem sobre os usos da fotografia no seu dia a dia, um parágrafo utilizando um meio digital e após terminarem os alunos irão enviar a professora. 
· Após, a professora irá fazer uma apresentação de slides em uma videoaula mostrando aos alunos sobre diversos exemplos de fotografias artísticas (site destacado nas referências trás diversos exemplos) e conversando sobre os detalhes que fazem uma boa fotografia (luz, sombra, detalhes, enquadramento...) e as diferenças entre fotografar como arte ou apenas como um registro. 
· A professora irá contar brevemente a história da fotografia, mostrando fotos para exemplificar. 
· Após, será pedido aos alunos que busquem fazer em suas casas mesmo, algum tipo de fotografia artística, usando da sua criatividade, com pelo menos duas fotos a serem enviadas para a professora. Além disso, a professora deixará uma reportagem como complemento para que os alunos aprofundem mais o tema: “Fotografia Artística: Dicas e Truques para Melhorar suas Fotos”. 
	Avaliação
	A avaliação será realizada pela análise dos alunos com a temática da aula: Parágrafo escrito e Fotos produzidas. Não tem-se o intuito de classificar os alunos, mas observar e compreender seus conhecimentos, facilidades e compreender onde há necessidade de mais enfoque nas próximas aulas, assim como suas evoluções.
	Referências
	Fotografia artística: o que é, qual sua história e características?: https://laart.art.br/blog/fotografia-artistica/#:~:text=Isso%20porque%2C%20para%20muitos%2C%20a,e%20criatividade%2C%20%C3%A9%20realmente%20arte. 
Fotografia Artística: Dicas e Truques para Melhorar suas Fotos: https://blog.emania.com.br/fotografia-artistica-dicas-truques/ 
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	
	Diretor(a)
	
	Turma
	5º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Artes
	
	Tema
	As cores de Van Gogh
	
	Objetivos/Habilidades
	- Conhecer a história e as obras de Van Gogh;
- Compreender sua habilidade e traços;
- Realizar a releitura da obra “Quarto em Arles”
	
	Recursos/Materiais
	Computador; Internet; Lápis de desenho, lápis de cor e/ou tinta; Folha A4;
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	· A professora irá iniciar realizando a contação da história “Vincent Ama as Cores: Uma história para conhecer Vincent Van Gogh”, de Silvia Sirkis. 
· Na história já é possível conhecer muito da sua vida e de seus objetivos nas obras, mas além disso a professora irá mostrar a turma algumas obras dele e explicar sobre a forma como pintava, sobre o uso das cores e as pinceladas. 
· Após, a professora irá mostrar as versões da obra intitulada “Quarto em Arles” e estimulará o grupo a analisar as imagens, os
detalhes, as cores, as sensações e etc. 
· Por fim, a turma será convidada a realizar uma releitura, porém, ela terá como objetivo que a turma desenhe e pinte o seu quarto como se fosse um quadro do Van Gogh. 
	Avaliação
	A avaliação se dará pela participação dos alunos e pela produção realizada. A professora buscará observar a compreensão que os alunos demonstram sobre o artista e também o domínio dos conceitos no momento de realizar sua criação artística. 
	Referências
	Análise da obra “Quarto em Arles”: http://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/09/analise-da-obraquarto-em-arles-de.html
As obras fundamentais de Van Gogh e sua biografia: https://www.culturagenial.com/van-gogh-obras-biografia/ 
SIRKIS, Silvia. Vincent ama as cores: uma história para conhecer Vincent Van Gogh. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	
	Diretor(a)
	
	Turma
	6º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Artes
	
	Tema
	Colagens
	
	Objetivos/Habilidades
	- Analisar e investigar produções artísticas de colagens;
- Buscar compreender o processo de criação de uma obra artística;
- Compor uma criação artística
	
	Recursos/Materiais
	Computador; Internet; Revistas; Jornais; Cadernos; Folhas; Lápis, giz ou canetinhas; 
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	· Como preparação para essa aula a professora irá pedir para que os alunos busquem fotos de colagens artísticas na internet e que enviem para a professora, pois a aula se baseará nessa busca. 
· Aula virtual por meio de chamada de vídeo ou vídeo previamente gravado. Inicialmente a prof. Fará uma breve contextualização acerca da Arte Contemporânea e dos movimentos e técnicas que vem se constituindo neste período. Em seguida, iniciará o assunto sobre Colagens, explicando sobre o uso de materiais e métodos com base nas imagens enviadas pelos alunos. 
· Por fim, irá pedir aos alunos que usando de materiais que possuem em casa criem uma colagem e escrevam um pequeno texto de 1-2 páginas, em que relatam o processo criativo. Esse material será entregue a professora.
	Avaliação
	A professora avaliará a escrita do texto pelos alunos em questão de formatação ABNT e ortografia. Além disso observará o cumprimento da tarefa, o empenho e a criatividade na realização da colagem solicitada, lembrando que a avaliação não necessariamente será quantitativa, mas sim preferencialmente qualitativa.
	Referências
	Por dentro do processo de criação: colagem por Bárbara Siewert: https://www.designerd.com.br/por-dentro-do-processo-de-criacao-colagem-por-barbara-siewert/ 
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	
	Diretor(a)
	
	Turma
	3º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Artes
	
	Tema
	Piet Mondrian e Arte Digital
	
	Objetivos/Habilidades
	- Conhecer o artista Piet Mondrian;
- Desenvolver as habilidades de uso de tecnologias digitais;
- Experimentar o processo criativo utilizando uma ferramenta digital;
	
	Recursos/Materiais
	Computador; Internet; 
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	· A professora irá enviar dois vídeos para os alunos assistirem: “Mondrian” e “Mondrian para crianças”. Após, em aula virtual irá conversar com a turma sobre o que compreenderam sobre as obras do artista e o que tem dúvidas. Também irá explicar mais detalhadamente sobre o processo de criação do artista e sobre a composição de suas artes mais famosas, que se baseiam em linhas, figuras geométricas e cores básicas. 
· Por fim, de forma breve a professora irá explicar aos alunos como utilizar um site de desenhos simples: https://jspaint.app/. A professora mostrará como utilizar as ferramentas principais para desenhar linhas, pontos, círculos, retângulos, e o uso de cores. 
· Com os alunos tendo entendido o básico dessa ferramenta, a professora irá pedir para que eles realizem uma obra ao estilo Mondrian, porém diferentemente do artista, as obras da turma serão realizadas utilizando tecnologias digitais!
	Avaliação
	Será avaliado o entendimento do que foi aprendido sobre o artista e suas composições através da conversa realizada pela turma e pela criação individual dos alunos, buscando perceber se eles compreenderam sobre o uso de formas e cores básicas. 
	Referências
	Mondrian: https://www.youtube.com/watch?v=iSCmWnIoRpI&ab_channel=SheilaGraber
Mondrian para crianças: https://www.youtube.com/watch?v=dPGpv0_0rTI&ab_channel=Seman%C3%A1rioemcasa 
Site para desenhar: https://jspaint.app/ 
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	
	Diretor(a)
	
	Turma
	4º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Artes
	
	Tema
	As Máscaras Africanas
	
	Objetivos/Habilidades
	-Identificar a função das máscaras na cultura africana;
- Identificar os diferentes modos de construção das máscaras africanas;
- Construir dois tipos de máscaras africanas em sala, destacando as etapas e materiais necessários 
	
	Recursos/Materiais
	Computador; Internet; Revistas; Jornais; Cadernos; Folhas; Lápis, giz ou canetinhas; Tinta guache; pincéis; folhas coloridas; Tesoura; Cola.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	· A aula virtual terá início com uma roda de conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e motivar o grupo o professor apresentará imagens de diferentes tipos, formas e estilos de máscaras africanas.
· No momento da apresentação das imagens o professor faz alguns questionamentos que orientam o olhar das crianças para a leitura das imagens, através de perguntas do tipo: todas as máscaras são produzidas com uma mesma finalidade? quais os materiais que fazem as máscaras? que cores estão mais presentes? 
· A partir das respostas do grupo, o professor poderá promover uma articulação entre os saberes que as crianças trazem em suas falas e as novas informações e conhecimentos selecionados em materiais como: livros, textos, histórias e/ou imagens (como as que sugerimos para abertura da aula).
· Os alunos devem escrever em seus cadernos palavras chaves que podem tirar a partir dessa análise das imagens e conversas.
· O professor propõe para este momento a construção de um tipo de máscara visto nas imagens utilizando diversos materiais disponíveis em casa. Na aula seguinte os alunos devem mostrar para a turma a sua criação e como foi o processo criativo. 
	Avaliação
	A professora irá avaliar a escrita dos alunos das palavras chaves, a produção dos alunos ao confeccionar a máscara e também sua fala ao apresentar para a turma. Será observado o domínio da escrita, o capricho ao realizar o solicitado, e também sua participação ao mostrar a máscara realizada. 
	Referências
	Máscaras Africanas: https://www.todamateria.com.br/mascaras-africanas/ 
Arte da África: https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_V.php 
Máscaras: https://br.pinterest.com/pin/447474912961968140/ 
 
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	
	Diretor(a)
	
	Turma
	2º Ano do Ensino Fundamental
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Artes
	
	Tema
	Audiovisual 
	
	Objetivos/Habilidades
	- Compreender o audiovisual como forma de linguagem, de expressão e comunicação. 
- Analisar as palavras-chave da letra da música. 
- Identificar a mímica como linguagem através dos gestos corporais.
	
	Recursos/Materiais
	Computador; Internet; Folhas de ofício ou caderno; Lápis; 
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	· Envio do endereço do vídeo para a turma assistir previamente a aula. 
· Em aula online, propor uma roda de conversa sobre o vídeo. A professora após, irá orientar uma conversa sobre a leitura e compreensão da letra da música e da mímica do vídeo. Após, irá propor o destaque das palavras-chave e análise fonológica e linguística das palavras: CASA, TETO, CHÃO, REDE, PAREDE, PENICO, ESMERO, BOBO, ZERO, explorando palavras que rimam. 
· A professora irá explicar sobre os audiovisuais, conceitualização e significado do termo e exemplos conhecidos
dessa temática.
· Discussão sobre o que é mímica e a sua importância como linguagem. 
· Identificar significado das palavras desconhecidas pelos alunos, a partir do uso do dicionário online em forma de apresentação para que os alunos visualizem como o dicionário também pode ser digital e sua consulta adequada assim como se faria ao dicionário físico/impresso. 
· A professora fara um ditado para as crianças com as palavras-chaves da música e as crianças devem escreve-las em casa e após enviar fotos para a professora fazer a correção.
	Avaliação
	A professora irá avaliar a participação dos alunos e a sua atenção ao que é proposto. Além disso, irá observar a escrita das crianças e a compreensão sobre a proposta da aula. 
	Referências
	A casa: https://youtu.be/NWKfHMCkMho 
 
 
_1156253328.bin

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando