Buscar

Estudo Dirigido 1 de AEC (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NOTA:
Estudo Dirigido 1
	Professor: Alysson Cavalcante dos Santos
	Disciplina: Análise Experimental do Comportamento
	Aluno (a): Bruna Lanay Almeida Barbosa 
	Curso: Psicologia 
	Semestre: 4º
questões da avaliação de 01 a 05
1º) O filme Laranja Mecânica permite analisar diversos exemplos de condicionamento. Tomando como base o filme:
a) Cite um exemplo de condicionamento respondente, identificando os seguintes elementos: NS, US, CS, UR e CR. 
R: Um dos tipos de comportamento que se pode observar é o comportamento inato, que está presente na cena quando é aplicado um soro em Alex. O comportamento respondente é representado quando Alex passa a responder com náuseas. 
NS- a música, US- náusea e desespero, UR- náusea, CS- música e cenas de violência CR- náusea. 
b) Cite também um exemplo de condicionamento operante, identificando a resposta (R), a consequência (C) e o processo comportamental.
R:Comportamento operante R __ Csq / processo comportamental
Resposta: roubo
Consequência: obtenção de dinheiro e relógios
Reforço positivo: dinheiro e relógios
2º) O tratamento consistiu basicamente em um condicionamento respondente. Após esse tratamento, Alex passa a exibir sintomas de aversão a cenas de violência e sexo. Explique como o tratamento produziu tal aversão.
R: A técnica usada para modelar o comportamento de Alex, foi realizar emparelhamento que consistia em uso de imagens fortes de violência e sexo. Durante a presença dessas imagens enquanto ele assistia era inserido no seu organismo uma substância que causava extremo enjoo e mal-estar. Durante as sessões progressivas e continuas de tratamento, ocorreu uma modificação no trato psicológico de Alex. Ao presenciar cenas de sexo e violência (reais ou não) ele sente imenso enjoo e mal-estar (mesmo na ausência da substancia) a ponto de se sentir impotente frente a qualquer situação semelhante, sendo observado, também, um indício de generalização respondente. 
3º) Aponte os efeitos colaterais do procedimento utilizado no tratamento de Alex.
R: O efeito colateral causado em Alex acontece quando se tem o emparelhamento da música e das cenas de violências fazendo com que ele tenha náuseas, medo, desespero no momento do tratamento. 
4º) Em diversos momentos do filme é possível observar a interação entre comportamentos respondentes e operantes. Cite dois exemplos de interação respondente-operante.
R: Comportamento respondente: É um processo de emparelhamento que ocorre através de sucessivos estímulos neutros e estímulos incondicionados. Comportamento Operante: É um processo de comportamentos aprendidos e condicionados que ocorrem através de estímulos que nós são dados com técnicas de punição e recompensa durante os atos de Alex. 
5º) O filme Laranja Mecânica apresenta uma técnica revolucionária para a cura de comportamentos agressivos.
a) Baseado nos conceitos de condicionamento reflexo, respostas emocionais e extinção, discuta criticamente a viabilidade e efetividade a longo prazo da técnica proposta. R: O filme traz um discurso político que se encontra no meio de uma auto- promoção, se utilizando de um método totalmente contrário aos direitos humanos e a ética de pesquisa, observando que expuseram o paciente a situações violentas e desagradáveis. Onde foi ignorado todo e qualquer efeito colateral causado pelo tratamento. De acordo com uma proposta do governo para que houvesse diminuição no índice de violência nas ruas. Mostrou-se ineficaz na medida em que é inviável manter o paciente em permanente exposição ao estimulo incondicionado (US), neste caso o uso de substâncias (medicamentos) associadas à violência, o que inevitavelmente resultaria na extinção gradativa do condicionamento proposto. b) Baseado nos seus conhecimentos sobre causalidade, aprendizagem e interação respondente operante, critique a técnica proposta.

Outros materiais