Buscar

Delegados Sindicais

Prévia do material em texto

Delegados Sindicais 
Destinados a direção das delegacias sindicais, designado pela diretoria, devem morar naquela localidade. “Cuidar dessa sessão”, a exigência é que essa pessoa tenha domicílio naquela cidade.
Art. 523 - Os Delegados Sindicais destinados à direção das delegacias ou seções instituídas na forma estabelecida no § 2º do art. 517 serão designados pela diretoria dentre os associados radicados no território da correspondente delegacia.
524 – regras da assembleia geral, votação, contas, atribuições e etc;
Funções do Sindicato 
Manutenção e defesa de condições de vida e trabalho para os empregadores em face do próprio Estado.
Funções: negociais, reivindicativas (defesa, manutenção e promoção de condições, pode ser atuando judicial como extrajudicial), institucionais (luta sem distinção, busca direito do grupo, entidade que pode ser convocada para atividade laboral, representante dos trabalhadores nas instituições), políticas e assistenciais (sindicatos com política de juros mais baixos, cursos de qualificação, atendimentos sociais aos filiados).
Acordo de convenção coletivo é fruto da função negocial. CCT (sind. Trabalhadores) + sind. Dos empregadores
ACT – Sind. Trabalhadores + empresa(s)
– Com a reforma de 2017 o financiamento do sindicato para as ferramentas que eram distribuídas aos filiados complicou bastante para dar assistência a eles, porém continuam tentando mostrar esses atrativos para ganharem a contribuição.
Art. 514. São deveres dos sindicatos : (Redação restabelecida pelo Decreto-lei nº 8.987-A, de 1946)
 a) colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social; (Redação restabelecida pelo Decreto-lei nº 8.987-A, de 1946) 
b) manter serviços de assistência judiciária para os associados; (Redação restabelecida pelo Decreto-lei nº 8.987-A, de 1946) 
c) promover a conciliação nos dissídios de trabalho. (Redação restabelecida pelo Decreto-lei nº 8.987-A, de 1946) 
d) sempre que possível, e de acordo com as suas possibilidades, manter no seu quadro de pessoal, em convênio com entidades assistenciais ou por conta própria, um assistente social com as atribuições específicas de promover a cooperação operacional na empresa e a integração profissional na Classe. (Incluída pela Lei nº 6.200, de 16.4.1975) 
Parágrafo único. Os sindicatos de empregados terão, outrossim, o dever de : (Redação restabelecida pelo Decreto-lei nº 8.987-A, de 1946) 
a) promover a fundação de cooperativas de consumo e de crédito; (Redação restabelecida pelo Decreto-lei nº 8.987-A, de 1946)
 b) fundar e manter escolas do alfabetização e prevocacionais. 
Art. 592 – trata também da função assistencial (técnica e jurídica, saúde, estudos e etc)
3 Fases dos sindicatos: Fase de não poder existir, sem reunião; 2- pode reunir mas é fiscalizada pelo Estado; 3 liberdade sindical, que pode se vincular aos órgãos para representar os trabalhadores.
Para participar na adm. do sindicato (diretoria): Maior de idade, filiado a mais de 6 meses, ter mais de 2 anos na atv e os aposentados também podem.
- Sindicalização no serviço público (restrição, não tem a função negociativa, pois o que é imposto normalmente é por lei), pode entrar na Convenção Coletiva, desde que não leve despesa ao estado, qualquer tipo de despesa tem que ser estabelecido em lei.
- Vedação legal da sindicalização dos militares (não podem se reunir em sindicatos – art. 142, IV CF)
Prerrogativas Sindicais
Registro do sindicato: Portaria n. 501/2019
Criado o estatuto, registrado em cartório, ganha um status de associação, vira PJ, para ganhar o status sindicato, pede o registro do órgão do ministério da justiça. Para observar se existe só um sindicato daquela categoria naquela região, são procedimentos.
Art. 2º Para os fins desta Portaria considera-se:
 I - fusão: a união de duas ou mais entidades sindicais, com registro deferido, destinadas à formação de uma nova, com a finalidade de suceder-lhes em direitos e obrigações, e que resultará na soma das bases e categorias dessas entidades;
 II - alteração estatutária: a modificação de categoria, base territorial, ou de município sede da entidade sindical; e
 III - incorporação: a alteração estatutária na qual uma ou mais entidades sindicais, com registro já deferido, são absorvidas por outra com o objetivo de lhes suceder em direitos e obrigações, permanecendo apenas o registro sindical da entidade incorporadora.
-Publicação de pedido do registro de sindicato para que dê conhecimento a terceiros e prazo para impugnação no prazo de 30 dias.
-Se tiver impugnação, resolve para depois resolver o pedido; Sem impugnação, tiver todos os requisitos existentes, passa a ser válido.
Sintese: 
a) Início da personalidade jurídica: após registro no cartório
b) Início da personalidade sindical (ou jurídico-sindical): após registro no Ministério da Justiça
Prerrogativas Sindicais
São aquelas que apenas os sindicatos podem praticar;
1) Substituição Processual
Regra geral: No processo ninguém pode pleitear em nome próprio, direito alheio, salvo os casos previstos autorizados. E aqui é tida a exceção.
Pode o sindicato entrar em ação coletiva mesmo contra vontade do substituído; depois que ingressado a ação pelo sindicato, o empregado não pode desistir da ação, não pode renunciar ao seu direito em causa particular, já que também se trata coletiva.
Princípio do Jus Postulandi (pode acionar a justiça sem advogado, em 2017 com a reforma, foi instituído e acrescentado um art. que trata de honorários sucumbenciais, a parte que tiver assessorado por advogado tem direito a honorários);
2) Comissão de conciliação Prévia Intersindical
A CLT traz que é possível que os sindicatos tenham essa comissão, para que as partes se submetam nessa conciliação, antes de ir para a justiça, promovendo uma negociação extrajudicial.
Prerrogativa de indicar as pessoas que vão participar dessa comissão para buscar um acordo firmado, pode ser executado de forma extrajudicial;
3) Negociação Coletiva
Só quem pode promover essa negociação coletiva é o sindicato;
Se ele ficar inerte e não negociar¿ Se ele se recusa, é caso do art. 617, se o sindicato não realiza o acordo, os interessados podem pedir a federação, que ela negociará, de não tem federação no estado, vai para a confederação e em último lugar os trabalhadores podem prosseguir de forma direta até o final. 
4) Instauração de Dissidio Coletivo 
Busca resolver conflitos coletivos, os sindicatos são os únicos que podem entrar nessa ação, quando não conseguem negociar ou fazer acordo, instaura ação judicial para resolverem o caso.
5) Ação de cumprimento
Súmula 286 TST
Quando se tem acordo ou convenção coletiva e não está sendo cumprida, seja pelo empresa, empregado, empregador. É desobediência da parte que se destina aquele acordo. O sindicato instaura e mostra a justiça seu descumprimento.
O empregado pode pleitear sobre seu direito individual, essa ação não impede isso.
6) Arrecadação de impostos sindicais e outras contribuições
Podem estabelecer arrecadações, taxas, mensalidades.
Prerrogativas nas formas de custeio e contribuição, para que o sindicato se sustente financeiramente.
7) Deflagrar greve
Único que pode declarar greve são os sindicatos, é a autotutela, fazer com que a outra parte ceda ou tente negociar. Para a greve existir precisa que o sindicato tenha aprovado em assembleia geral aprovada a greve e que comunique de forma antecipada aos empregadores, só deflagrada através dos sindicatos, sua prerrogativa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes