Buscar

A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Tatielli Marques Da Silva
	RGM: 23797177
	Instituição: Cruzeiro Do Sul Virtual
	Data: 05/10/2020
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Prática de Ensino em Educação Infantil
A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil. 
A pratica do estágio é importante na formação docente do professor Segundo SCALABRIN e MOLINARI (2013.p 13) “é indispensável na formação de docentes nos cursos de licenciatura é um processo de aprendizagem necessário a um profissional que deseja realmente estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira e deve acontecer durante todo o curso de formação acadêmica.”
Esse preparo possibilita a esse novo educador um aprendizado mais vasto, pois atua na interação com professores que já trabalham na área e isso ocasiona esclarecimentos de dúvidas, também mostra a rotina de uma escola.
É de suma importância na preparação docente desse novo professor pois é com o estágio que se coloca as teorias aprendidas em práticas e trazem vivencias acadêmicas da área.
O estágio na contribuição da identidade do professor Segundo BOTELHO 2018 “a identidade docente se constrói também nessas vivências experenciadas por meio do estágio, a continuidade do processo de ação e reflexão favorecem ao docente momentos significativos de pensar a sua prática pedagógica e dessa forma reformulá-la com base nos conhecimentos que são adquiridos ao longo dos anos.” 
Podemos observar na citação acima BOTELHO 2018, que as experiências são muito importantes para esse novo professor, pois as vivencias criam a identidade desse novo educador.
REFERÊNCIAS 
 BOTELHO, Thaís Aquino Sigarini. Formação docente: Importância de estágio na relação teoria e pratica e na construção da identidade: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso Do Sul, 2018. 
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – Saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./dez. 1996.
SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas: Revista Científica CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS "DR EDMUNDO ULSON" – UNAR ISSN 1982-4920 – Volume 7, Numero 1, pp.13-24, 2013

Outros materiais