Buscar

atividade 3 Educação e comunicação em saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 
Continuando nosso processo avaliativo, nessa unida de foca remos a dissertação. Uma questão dissertativa é um convite para que você articul e de maneira mais formal os conteúdos vistos na unidade. Vamos ao trabalho? 
Leia o seguinte trecho extraído do artigo “Com unicação nas práti cas em saúde: revisão integrativa da literatura.”, escrito por Coriolanus -Marinus e colaboradores em 2014: 
“A comunicação pode ser entendida como prática social que advém da interação entre seres humanos, expressa por meio da fala (aspecto verbal), escrita, comportamentos gestuais, distância entre os participantes, toque (aspectos não verbais) (Fermino e Carvalho, 2007). Nos serviços de saúde, os encontros entre os trabalhadores e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são intermediados pela comunicação, objeto de análise desta revisão. Muitas barreiras dificultam a comunicação, que gera significados relevantes tanto para o trabalhador de saúde como para o usuário, sendo objeto de vários estudos que abordam essa temática. Essas dificuldades decorrem de linguagens e saberes diferentes, nem sempre compartilhados entre os interlocutores, limitações orgânicas do receptor ou emissor (afasias, déficit auditivo, déficit visual), imposição de valo res e influência de mecanismos inconscientes (Acqua e col., 1997). Acrescidos a esses fatores, diferenças de ordem sociocultural e o estágio de desenvolvimento cognitivo e intelectual dos diversos atores sociais influenciam a comunicação. Com a regulamentação do SUS, em 1988, novos arranjos na relação entre trabalhador e população passaram a fazer parte da atenção à saúde, destacando -se a universalidade, a equidade, a integralidade e a participação comunitária na organização e gestão dos serviços (Brasil, 1997).”
Texto completo disponível em http://www.scie lo.br/pd f/sausoc/v23n4/0104- 1290-sausoc-23-4-1356.pdf 
Uma das funções dos profissionais de saúde é a prevenção de doenças e redução de hábitos não saudáveis através da conscientização da população por meio de campanhas. Durante esta unidade vimos a relação entre mídia, tecnologia e comunicação, e sobre a utilização das mídias para o controle social. 
Considerando o texto acima e o conteúdo aprendido no e -book da Unidade 3, utilize seu conhecimento sobre controle social para elaborar um planejamento de uma campanha sobre um problema de saúde que você considere relevante. 
Considere os seguintes aspectos em sua resposta : 
1. Qual é o objetivo de sua campanha? 
2. Quem é o público alvo? Quais são suas particularidades? 
3. Qual foi o canal midiático escolhido? Quais são seus pontos fortes e suas limitações? 
Resposta: 
 
O objetivo da campanha é orientar pessoas sobre como prevenir doenças cardiovasculares, como a hipertensão, por exemplo.
A campanha será feita com o público alvo sendo os idosos, pois estes estão mais sucessíveis ater alguns problemas de saúde que podem surgir após uma certa idade, e são os que mais sofrem com doenças deste tipo.
Orientaremos os idosos a realizarem ''check-ups'' com mais frequência, para poder tratar possíveis problemas antes que se agravem, ou ainda evitar alguns. Os orientando a fazer mais atividade física, como a caminhada por exemplo, pois a prática regular de atividades físicas auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo a tensão arterial.
O canal midiático escolhido para realizá-la foi o jornal televisionado, por ser o meio mais fácil de atingir pessoas desta faixa etária, todavia se tem como limitação o horário em que será exibida essa campanha, pois pode acabar não atingindo o público alvo desejado.

Continue navegando