Buscar

atividade 2 corrigida Poluição e Degradação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
“Novas fontes de poluentes, como a queima de combustíveis fósseis pelos motores, a combustão e a expansão das indústrias siderúrgicas ganharam força com a revolução industrial e isso ocorreu sem um acompanhamento dos possíveis danos que esses poluentes poderiam causar à saúde humana (Coelho, 2007; Mario, 2012). Esses acontecimentos refletiram em episódios de poluições excessivas, que geraram um aumento no número de mortalidades em algumas cidades da Europa e dos Estados Unidos. Pode-se destacar o mais grave dos episódios ocorrido em 1952, na cidade de Londres, que foi provocado por uma inversão térmica, em que uma quantidade demasiada de poluentes permaneceu sobre a cidade durante três dias, ocasionando um aumento de quatro mil mortes em relação à média do mesmo período (Braga et al., 2001)”. DAPPER, Steffani Nikoli; SPOHR, Caroline; ZANINI, Roselaine Ruviaro. Poluição do ar como fator de risco para a saúde: uma revisão sistemática no estado de São Paulo. Estudos Avançados, v. 30, n. 86, p. 83-97, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142016000100083&script=sci_arttext&tlng=pt >
Quanto aos efeitos da poluição atmosférica sobre a saúde humana, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
São as atividades industriais as responsáveis pelo aumento da incidência de doenças como asma e bronquite, por exemplo.
	Resposta Correta:
	 
Os mais atingidos pela poluição do ar são as crianças e os idosos, além de pessoas que sofrem de problemas respiratórios.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta: Esta alternativa não responde corretamente a questão. Para respondê-la lembre-se que a poluição do ar é uma das maiores causas de mortes no mundo.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
“No começo de 2000, o condomínio de apartamentos Barão de Mauá contratou uma empresa para fazer reparos em sua bomba d´água localizada no subsolo de uma das edificações. Enquanto dois operários trabalhavam no local, ocorreu uma explosão, que resultou na morte de um deles e ferimentos graves no outro. O acontecimento levou a investigações, que constataram a presença de quarenta e quatro compostos orgânicos voláteis, entre eles benzeno e elementos cancerígenos. O Condomínio, localizado na cidade de Mauá, foi construído em cima de uma antiga fábrica que atendia ao mercado automobilístico. Gases e compostos liberados pelos resquícios industriais formaram a composição que gerou a explosão. Os efeitos colaterais desses resíduos podem causar, além da explosão, doenças e alergias, afetando a todos que moravam no local. Esse acidente foi resultado de um processo de certificação do solo falho ou ilegal e as medidas corretoras foram aplicadas. Sortino, Anna Paula Barbugli. CONTAMINAÇÃO DO SOLO URBANO: PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/revistalabverde/article/view/87379 >
Em relação a poluição do solo, aponte a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
De acordo com o Ministério Público, pode-se classificar cinco tipos de contaminação do solo que são capazes de causar danos graves para a saúde pública, são elas: os lixões, atividades petroquímicas, siderurgias, fábricas e galpões de agrotóxicos.
	Resposta Correta:
	 
De acordo com o Ministério Público, pode-se classificar cinco tipos de contaminação do solo que são capazes de causar danos graves para a saúde pública, são elas: os lixões, atividades petroquímicas, siderurgias, fábricas e galpões de agrotóxicos.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta: A contaminação do solo é potencializada através de atividades realizadas pelas indústrias, postos de gasolina, aterros sanitários, atividades agrícolas e outras relacionadas a ocupação e uso do solo. Assim, para o Ministério Público, pode-se classificar cinco tipos de contaminação do solo que são capazes de causar danos graves para a saúde pública: os lixões, atividades petroquímicas, siderurgias, fábricas e galpões de agrotóxicos.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
“Os recursos hídricos agem como integradores dos processos biogeoquímicos de qualquer região. Sendo assim, quando pesticidas são aplicados, particularmente na agricultura, os recursos hídricos, sejam superficiais ou subterrâneos, são os principais destinos dos pesticidas. Programas de monitoramento ambiental, realizados por meio de estudos de campo bem planejados, são considerados por diversos autores como o melhor procedimento de avaliação, gerando informações que subsidiem ações para minimizar a poluição da água subterrânea” RIBEIRO, Maria Lúcia et al. Contaminação de águas subterrâneas por pesticidas: avaliação preliminar. Química Nova, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/%0D/qn/v30n3/30.pdf >
As águas subterrâneas tem importância fundamental para os ecossistemas, sendo assim, analise as seguintes afirmações:
 
I – No Brasil, 55% dos distritos são abastecidos por fontes de águas subterrâneas
II – O uso incorreto de agrotóxicos é considerado como fonte de contaminação das águas subterrâneas
III – Atividades de mineração não comprometem os recursos hídricos subterrâneos
IV – Aproximadamente 98% dos recursos hídricos no Brasil vêm das águas subterrâneas
V – Os aquíferos livres são aqueles que apresentam uma camada menor de permeabilidade
Aponte a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Estão corretas as afirmações I e II
	Resposta Correta:
	 
Estão corretas as afirmações I e II
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta : As águas subterrâneas contam com mais proteção dos que as águas superficiais, no entanto, não estão salvas da contaminação. Atividades como o uso incorreto de agrotóxicos, lixões, efluentes industriais, entre outras são consideradas como fontes de poluição das águas subterrâneas. No Brasil, de acordo com o IBGE, 55% dos distritos são abastecidos por fontes de águas subterrâneas.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
“A relação entre condições meteorológicas e qualidade do ar constituiu tema de interesse de Derisio (2012), Akpinar et al. (2009), Guthjar (2002), Romero et al. (1999) dentre outros, que apontaram uma correlação negativa entre os níveis de poluição e a umidade relativa do ar, as precipitações e a velocidade dos ventos. Aqui outra importante contribuição de MONTEIRO (1971) ao propor a análise rítmica dos tipos de tempo, metodologia fundamental para se compreender o processo de dispersão de poluentes em escala temporal e espacial fina. As Partículas Totais em Suspensão (PTS) configuram-se num dos poluentes mais presentes nos ambientes urbanos, pois, são frutos diretos da queima de combustíveis fosseis. O excesso deste poluente na atmosfera desdobra-se em consideráveis consequências para a saúde humana; Monteiro (1976), Boubel et al. (1994) e Danni-Oliveira (2000), dentre inúmeros outros, citam danos aos sistemas circulatórios, oftalmológicos e respiratórios como os principais. MENDONÇA, Francisco Assis; CASTELHANO, Francisco Jablinski. O CLIMA E A POLUIÇÃO DO AR POR PTS EM CURITIBA–PR. Revista do Departamento de Geografia, n. spe, p. 133-144, 2016.
Disponível em: < http://www.journals.usp.br/rdg/article/view/120677 >
Quanto as Partículas Totais em Suspensão (PTS), aponte a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A denominação Partículas Totais em Suspensão (PTS) refere-se aos gases incolores e inodoros resultantes da queima de combustíveis fósseis, que tem alta concentração ans cidades, pois são emitidos por veículos automotores.
	Resposta Correta:
	 
As partículas totais em suspensão fazem parte do conjunto de poluentes que é constituído por poeiras, fumaças, e materiais sólidos e líquidos que ficam suspensos na atmosfera em pequeno tamanho e é chamado de Material Particulado (MP).
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta: Esta alternativa
não responde corretamente a questão. Para respondê-la lembre-se que a poluição do ar é resultado de milhares de partículas de poluentes que ficam suspensos na atmosfera.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
“ A pobreza observada nos grandes centros urbanos é definida por Barros et al., como uma ‘situação de carência em que indivíduos não conseguem manter um padrão de vida condizente com as referências socialmente estabelecidas em cada contexto histórico’ (BARROS et al., 2011). Para os autores, a população nessas condições tende a apresentar baixa renda, alta taxa de analfabetismo, níveis elevados de doenças e viver em meio à degradação ambiental”. LOPES, A. E. et al. Do eco-desenvolvimento ao desenvolvimento sustentável: a trajetória de conflitos e desafios para o meio ambiente. ForScience: revista científica do IFMG, Formiga, v. 5, n. 2, e00314, out. 2017. Edição especial. Disponível em: < http://forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/314/158 >
Analise as seguintes afirmações:
 
I – A degradação ambiental atinge sobremaneira a população carente, pois encontram-se menos protegidas em relação a poluição ambiental.
II – A pobreza foi considerada no relatório “Nosso Futuro Comum” como um agravante dos problemas ambientais em todo o mundo.
III – Os deslizamentos de terra, desmoronamentos, enchentes, entre outros, são problemas que atingem muito mais a população pobre, já que estas vivem em áreas vulneráveis.
IV – As características econômicas, sociais e demográficas não são aspectos se relacionam com a vulnerabilidade socioambiental.
V – Quando falamos nas consequências da degradação ambiental, devemos ter em mente que elas não consideram raça e classe social, atingem todos da mesma maneira.
Aponte a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Estão corretas as afirmações I, II e III
	Resposta Correta:
	 
Estão corretas as afirmações I, II e III
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta : O desenvolvimento sustentável esbarra na questão da pobreza, sendo a desigualdade social e econômica fatores de impedimento para a sustentabilidade. São os mais pobres os que não possuem acesso à moradia digna e aos serviços urbanos, tornando-os mais vulneráveis aos desastres ambientais.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
“Os equipamentos de controle da poluição do ar são classificados primeiramente em função do estado físico do poluente a ser considerado. Em seguida a classificação envolve diversos parâmetros como mecanismo de controle, uso ou não de água ou outro líquido, etc.” LISBOA, Henrique de Melo. Controle da poluição atmosférica. 2014. Disponível em: < http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/418>
Em relação ao controle de material particulado, os equipamentos para este fim são chamados de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Coletores secos e coletores úmidos
	Resposta Correta:
	 
Coletores secos e coletores úmidos
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta: Os equipamentos de controle de material particulado são os chamados Coletores Socos e Coletores Úmidos, que possuem diversos tipos de tecnologias, a exemplo, podem ser mecânicos ou gravitacionais, sprays, lavadores, etc.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
“A contaminação do solo é a principal causa da deterioração das águas subterrâneas (Boscov, 1997). Os processos de contaminação no solo ocorrem lentamente e, frequentemente, sem consequências trágicas imediatas, porém em longo prazo, podem ter efeitos sérios e possivelmente irreversíveis. Os contaminantes podem ter sido produzidos no estado líquido (efluentes) ou resultarem da degradação ou percolação de águas pluviais por resíduos sólidos (chorume ou percolado)”. DEMUELENAERE, Rafael Gerard de Almeida. Caracterização de Propriedades de Transporte de metais Pesados em Solos Residuais do Rio de Janeiro, 2004. Dissertação de Mestrado, PUC-RIO. Disponível em: < http://www.civ.puc-rio.br/wp-content/view/down_pdf.php?pdf=../pdf/200.pdf >
Uma das maneiras em que os contaminantes migram pelo solo é chamado de advecção. Neste sentido é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
No processo de advecção os contaminantes não têm contato com o solo, já que são carregados pela água em movimento.
	Resposta Correta:
	 
No processo de advecção os contaminantes não têm contato com o solo, já que são carregados pela água em movimento.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta: O processo de adevcção é aquele em que o contaminante é transportado pela água em movimento, impedindo, desta maneira, que o contaminante tenha contato com o solo.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
“As grandes cidades e suas áreas metropolitanas são responsáveis por alguns dos principais problemas ambientais enfrentados pela humanidade. O estilo de vida nas maiores cidades caracteriza-se por uma elevada demanda de energia, gerando poluição atmosférica, efeito estufa e gases que afetam a camada de ozônio. Essas aglomerações urbanas também concentram a atividade industrial, aumentando sua contribuição para os problemas globais, assim como acentuando os impactos ambientais locais. No nível local, as grandes cidades também pressionam os recursos hídricos (captação maior do que a capacidade de reposição, combinada com poluição industrial e domiciliar) e os solos (contaminação através de poluentes carreados pelas chuvas e devido à disposição inadequada do lixo)”. HOGAN, Daniel Joseph et al. Urbanização e vulnerabilidades socioambientais diferenciadas: o caso de Campinas . Anais, p. 1-25, 2016. Disponível em: < http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/994/959 >
Analise as seguintes afirmações e aponte Verdadeiro (V) ou Falso (F):
 
I – Se os benefícios econômicos não são distribuídos igualmente na sociedade, as metas do desenvolvimento sustentável se tornam inviáveis diante da exclusão e desigualdade social.
II – A vulnerabilidade socioambiental não se relaciona completamente com a pobreza, limitando-se aos moradores de áreas sujeitas a enchentes e deslizamentos.
III – No espaço urbano, em áreas onde a pobreza predomina, a vulnerabilidade socioambiental está associada a distribuição desigual dos serviços urbanos.
IV – O espaço urbano, por ter mais estrutura e planejamento, é menos vulnerável aos eventos climáticos extremos do que o espaço rural.
V - As características econômicas, sociais e demográficas são aspectos intimamente relacionados com a vulnerabilidade socioambiental, e são os mais pobres os que mais estão expostos aos riscos.
Aponte a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F, V
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F, V
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta : As desigualdades socioeconômicas se configuram como grandes impedimentos ao desenvolvimento sustentável, a falta de acesso a moradia digna, ao trabalho, lazer, cultura, serviços urbanos, etc., associa diretamente a pobreza com a degradação ambiental, consequentemente, os mais pobres são os mais vulneráveis às doenças e aos riscos de desastres ambientais.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
“Os poluentes do ar gerado pelo homem são emitidos diretamente na atmosfera (poluentes primários) ou são formados na atmosfera por reações químicas envolvendo poluentes primários (poluentes secundários). Durante sua transformação química para poluente secundário, o composto químico pode mudar de estado ofensivo para um outro que pode ser danoso em altas concentrações, como por exemplo, óxido para dióxido de nitrogênio. Os poluentes do ar também são produzidos pela natureza. Exemplo: pólens, poros, bactérias, poeiras do chão, sal marinho, gases e material sólido resultante da erupção vulcânica e fumaça de queima de florestas”. GALVÃO FILHO, João Batista. Poluição do ar. Meio ambiente: aspectos
técnicos e econômicos, v. 2, p. 35-55, 1990. Disponível em: < https://www.consultoriaambiental.com.br/pdf/pdf-35.pdf>
Os poluentes no ar são usualmente divididos em dois grupos maiores, são eles:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Particulados e Gases
	Resposta Correta:
	 
Particulados e Gases
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta: Em geral os poluentes do ar são divididos em dois grupos: gases e particulados, atualmente o estado líquido também é uma forma de poluição que está sendo reconhecida.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
“As diversas atividades humanas, incluindo o uso impróprio dos recursos naturais geram a degradação ambiental. Dentre estas atividades podem ser citadas: agricultura, agropecuária, construção de estradas, barragens, hidrelétricas, urbanização, industrialização, dentre outros. Recentemente, em 2013, o Ministério Público condenou uma empresa de Beneficiamento de Laticínios que estava despejando resíduos industriais em um manancial e na via pública. A poluição de mananciais e rios é considerada uma conduta ofensiva ao meio ambiente, sendo que os responsáveis podem ser punidos civilmente ou criminalmente dentro da legislação vigente no Brasil. A poluição de rios e mananciais é um problema comum nas regiões metropolitanas brasileiras, embora exista legislação ambiental que visa coibir atos que impliquem em degradação ambiental”. DONATO, Cláudio José; DE LIMA ASTOLPHI, José Luís; ULIANA, Maira Rodrigues. Efeitos da poluição em mananciais e rios nos ambientes urbanos. I Simpósio Brasileiro Online, Gestão Urbana, 2017. Disponível em: < https://www.amigosdanatureza.org.br/eventos/data/inscricoes/1678/form1456395.pdf >
Em relação aos recursos hídricos, aponte a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A atividade industrial, o aumento da população e, consequentemente, o uso irracional dos recursos hídricos, são fatores que contribuem para a escassez da água.
	Resposta Correta:
	 
A atividade industrial, o aumento da população e, consequentemente, o uso irracional dos recursos hídricos, são fatores que contribuem para a escassez da água.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta: O Brasil é um país privilegiado em relação aos recursos hídricos, contudo, as atividades industriais, o aumento da população e, consequentemente, o uso irracional dos recursos hídricos, são fatores que contribuem para a escassez da água. O desmatamento também é um fator decisivo na escassez de água.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais