Buscar

av2 constitucional'

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resultado da Avaliação
×NOTA: 10,00
×Número de tentativas atingida!
Quantidade máxima de tentativa é 1
Prova: 671977
Parte superior do formulário
· Questão:1
No que tange à separação de poderes, as funções típicas e atípicas permitem que:
O poder Judiciário julgue o Presidente da República nos crimes de responsabilidade, providenciando o impeachment do presidente em exercício.
O Congresso Nacional edite Medidas Provisórias com força de lei.
O Poder Judiciário edite Medidas Provisórias com força de lei.
O Poder Legislativo fiscalize as contas do Poder Executivo. 
O Poder Executivo realize o controle de constitucionalidade das leis aprovadas pelo Legislativo através do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN.
Em caso hipotético, o Estado de Santa Catarina pretende instituir uma região metropolitana denominada “Vale do Itajaí” no intuito de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. Diante desse contexto, indique, dentre as alternativas seguintes e considerando aquilo que estatuído na CFRB/88, qual a medida adequada para efetivar tal intento:
lei complementar federal.
lei ordinária estadual de iniciativa do Poder Executivo.
lei ordinária federal.
medida provisória estadual.
lei complementar estadual de iniciativa parlamentar. 
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
A Constituição Federal define algumas funções como essenciais à justiça, sendo o Ministério Público, a Advocacia Pública, a Advocacia e a Defensoria Pública. Leia atentamente as assertivas abaixo:
I – Aos membros do Ministério Público e da Defensoria Pública é vedado o recebimento de honorários e custas processuais, sendo porém autorizado o recebimento gratificações quando houver ganho de causa;
II - A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.
III – O Advogado Geral da União deve obrigatoriamente ser membro de carreira do Ministério Púbico. A tomada de posse no cargo se dará por aquele que há mais tempo exerce a função;
IV – O advogado é indispensável à administração da justiça, mas não possui inviolabilidade em seus atos e manifestações no exercício da profissão;
V – A Defensoria Pública atua apenas lides judiciais, sendo vedado seu exercício em assuntos extrajudiciais dos necessitados;
Após a leitura atenta, assinale a alternativa correta:
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas o item III está correto.
Todos os itens estão corretos.
Apenas o item II está correto. 
Apenas o item I está correto.
· Voltar
· Próximo
· Finalizar
Parte superior do formulário
O Brasil incorporou ao seu ordenamento jurídico constitucional a teoria da separação dos poderes orquestrada por Montesquieu, inclusive alçando-a ao status de cláusula pétrea.
Sobre a organização dos poderes e os checks and balances (freios e contrapesos), analise as assertivas abaixo e indique aquelas consideradas Verdadeiras e/ou Falsas:
( ) É considerada função típica do Poder Judiciário a possibilidade de editar medidas provisórias em caso de relevância e urgência, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.
( ) Característica importante relativa aos freios e contrapesos é a possibilidade de intervenção de um poder no outro de modo a suprimir suas funções, afastando sua independência temporariamente ou até mesmo cessando totalmente a sua atuação em caso de grave crise nacional.
( ) Constitui exemplo de mecanismo de freios e contrapesos a possibilidade de rejeição, pelo Congresso Nacional, de projeto de lei votado em suas próprias casas legislativas.
A sequência CORRETA é:
V, F, F.
F, F, V.
V, V, V.
F, F, F. 
F, V, F.
· Voltar
· Próximo
· Finalizar
Parte superior do formulário
Conforme a positivação contida nas normas previstas na Constituição Federal brasileira sobre competência legislativa concorrente, considere as seguintes afirmações.
I - No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.
II - Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.
Ill- A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.
IV - A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário.
Quais estão corretas?
Nenhuma alternativa está correta.
Todas, I, II, III e IV. 
Apenas I, II e III.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
· Voltar
· Próximo
· Finalizar
Parte superior do formulário
No que diz respeito às Funções Essenciais à Justiça, elevada atenção deve ser dispensada ao Ministério Público. Leia-se:
“Se Montesquieu tivesse escrito hoje o Espírito das Leis, por certo não seria tríplice, mas quádrupla, a divisão de poderes. Ao órgão que legisla, ao que executa, ao que julga, um outro acrescentaria ele: o que defende a sociedade e a lei - perante a Justiça, parta a ofensa de onde partir, isto é, dos indivíduos ou dos próprios poderes do Estado.” (in VALLADÃO, Alfredo. apud MARQUES, J. B. de Azevedo.Direito e Democracia - O Papel do Ministério Púlbico. São Paulo: Cortez, 1984. p.10-11 Disponível em: http://www.mpu.mp.br/navegacao/institucional/duvidas. Acesso em 17 de Novembro de 2020.)
Neste diapasão e à luz daquilo que disposto na Constituição Federal brasileira, indique dentre as alternativas abaixo aquela que se mostra incorreta:
O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
É garantida aos membros do Ministério Público a vitaliciedade, concedida imediatamente quando de seu ingresso na carreira, não podendo perder o cargo senão por decisão administrativa disciplinar transitada em julgado. 
Dentre as funções institucionais do Ministério Público, encontra-se a promoção, de forma privativa, da ação penal pública, na forma da lei.
Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
É vedado aos membros do Ministério Público exercer a advocacia.
· Voltar
· Próximo
· Finalizar
Parte superior do formulário
O Estudo da Organização do Estado adentra diversos aspectos, tendo como principal fonte a Constituição Federal. Neste sentido ensina o professor NELSON NERY JR, a saber:
"A Constituição é a ordem jurídica fundamental da coletividade. Ela determina os princípios diretivos segundo os quais deve formar-se unidade política e tarefas estatais a serem exercidas; regula ainda procedimentos de pacificação de conflitos no interior da sociedade; para tanto, cria bases e normaliza traços fundamentais da ordem total jurídica."
(NERY JUNIOR, Nelson; ABBOUD, Georges. in Direito Constitucional Brasileiro, curso completo. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais. 2017.)
Da organização do Estado brasileiro segundo a Constituição Federal de 1988, podemos afirmar que:
A forma de Estado adotada é o Estado Federal (Federação). 
A forma de governo adotado é o Estado Federal (Federação).
A forma de Estado adotada é o presidencialismo.
O sistema de governo adotado é a Federação.
Nenhuma das alternativas anteriores.
· Voltar
· Próximo
· Finalizar
Parte superior do formulário
Poder Legislativo é um poder do Estado independente dos outros poderes, qual possui a função típica de legislar. Entre as funções deste poder, estão a de fiscalizar o poder executivo, votar leis relativas aos orçamentos e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da República ou os próprios membros.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O Poder Legislativo Federal é composto pela Câmara dos Deputados, o Senado Federal, e o Tribunal de Contas da União.II. O Poder Legislativo Federal é Unicameral.
III. O Poder legislativo Municipal se compõe pela Câmara de Vereadores.
IV. O Poder Legislativo dos Estados e municípios é Bicameral.
V. O poder Legislativo Estadual se compõe pela Assembleia Legislativa.
Estão corretas a(s) assertiva(s)
Todas estão corretas.
Apenas os itens III e V estão corretos. 
Apenas os itens II, III e V estão corretos
Apenas os itens I e V estão corretos
Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
· Voltar
· Próximo
· Finalizar
Parte superior do formulário
Recentemente o Estado de Santa Catarina publicou no Diário Oficial a lei nº 17.933/20, cujo teor veda o corte dos serviços de energia elétrica, água, esgoto e gás, até 31 de dezembro de 2020, no âmbito do Estado, e estabelece outras providências, ante a emergência sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
A lei em tela foi questionada na justiça através de mandado de segurança coletivo, cujo principal mérito atacava a competência estadual para legislar sobre energia elétrica.
Considerando as disposições constantes da CFRB/88, determine, dentre as opções abaixo, a qual ente da federação compete legislar privativamente sobre águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão:
Supremo Tribunal Federal
Distrito Federal
Estados
Municípios
União 
· Voltar
· Próximo
· Finalizar
Parte superior do formulário
A ação que tem como pressuposto fático a existência de controvérsia judicial relevante sobre a aplicação de uma lei federal, criando um estado de insegurança jurídica, já que alguns Juízes ou Tribunais a aplicam e outros não, é conhecida como ação
direta de inconstitucionalidade por omissão.
declaratória de inconstitucionalidade.
difusa de constitucionalidade.
declaratória de constitucionalidade. 
direta de inconstitucionalidade.
· Voltar
· Próximo
· Finalizar
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais