A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
ATIVIDADE AVALAITIVA 1 E 3 METODOLOGIA E PRATICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO a

Pré-visualização | Página 1 de 1

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO
Atividade avaliativa 1
De acordo com Duarte (1897, p. 78), [...] o ensino da matemática, assim como todo ensino, contribui (ou não) para as transformações sociais não apenas através da socialização do conteúdo matemático, mas também através de sua dimensão política que é intrínseca a essa socialização.” Trata-se da dimensão política contida na própria relação entre o conteúdo matemático e a forma de sua transmissão-assimilação.
Assim, podemos concluir que, no decorrer dos anos, o ensino da matemática vem sofrendo constantes mudanças nas metodologias e métodos, para que a teoria de fato seja aplicada de modo que possa ser contextualizada no dia a dia dos alunos. Pensando na construção de significados na matemática, qual é o papel do professor, pensando nessa mudança de um ensino tradicional que apresenta suas metodologias e ferramentas fechadas para um ensino repleto de significados pautados na ludicidade, na utilização das histórias, etnomatemática e recursos tecnológicos?
Respostas atividade 1
Antigamente a matemática era a disciplina mais temida entre os alunos em geral, talvez pela metodologia utilizada, os professores seguiam um ensino tradicional muitas vezes engessados, ocasionando medo e repulso. Não quer dizer que não existam pessoas que ainda não gostem da matemática. Mas com o tempo e a chegada de recursos tecnológicos juntamente com a ludicidade tem nos dado possibilidades de atrair a atenção desde a infância a fase adulta.
A matemática está presente no dia a dia do cidadão e ajuda na sua formação utilizando os conhecimentos adquiridos neste ensino.
A utilização da matemática diária no nosso cotidiano possibilita ao professor ajudar os estudantes a encontrar soluções nos problemas enfrentados. Exemplo: utilizar o dinheiro (sistema monetário) proporcionando a valorização do estudante no seu contexto social.
Percebo que o lúdico agrega positivamente no desenvolvimento intelectual de cada criança e mostra o mundo ao seu redor.
  
 !"#$%&'#()*#+,#-)
.',/#&0&01&*&01&&2
# 1&*,
1&*,#####3#42
ATIVID AD E 02 –24/02 - 30/03
PERGUNTA 1
 
Atividade avaliativa 3
   INFORMAÇÕES SOBRE EXERCÍCIOS
1. Pontos possíveis
10
2. PROPOSTA – ATIVIDADE 3 - METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMATICA NA ALFABETIZAÇÃO
 
Olá, Estudante!
 
Seja bem-vindo(a) ao roteiro da Atividade da unidade 3 da disciplina de METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMATICA NA ALFABETIZAÇÃO!
Chegamos a uma etapa importante de formação na disciplina que envolverá o desenvolvimento prático a partir de um projeto que promova o letramento matemática com as crianças no período de alfabetização, ou seja, nos anos iniciais do ensino fundamental.
Vamos as orientações?
A Base Nacional Comum Curricular, vigente na educação infantil e no ensino fundamental, propõe que o letramento matemático promove o desenvolvimento de competências relacionadas a habilidade de racionar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, formular e resolver problemas a partir de conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.
 
Para conhecer melhor as competências específicas, clique no link: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-matematica
 
Vamos ao desafio!
Com base nas 3 unidades já estudadas nesta disciplina, escolha uma tema e proponha um desafio aos alunos. Este desafio deverá estar contextualizado a uma situação cotidiana que promova a exploração da geometria; inteligência espacial; desenvolvimento lógico-matemático; tecnologias; matemática nas artes visuais, etc.
Escolha um dos campos um desses desafios e elabore um projeto com a participação dos alunos. O projeto deverá ser desenvolvido a um público com NO MÍNIMO 5 crianças.
O Plano de Aula deverá conter a seguinte estrutura:
· Tema;
· Público alvo;
· Objetivos;
· Justificativa;
· Recursos;
· Desenvolvimento;
· Cronograma;
· Avaliação;
 
Você poderá aplicar o projeto na escola de ensino fundamental onde esteja atuando, na comunidade, em organizações não-governamentais; igrejas, etc; desde que respeite a idade dos estudantes nos anos iniciais.
Feito isso, registre o desenvolvimento da atividades através de fotos, anexe no seu projeto, relate como foi a experiência, o quanto ela agregou para a sua formação e envie a atividade!
IMPORTANTE:
· O Projeto deverá ter, no máximo, 3 páginas.
· O arquivo deverá ser enviado no Blackboard no formato único, contendo o projeto, as fotos e as considerações.
· O arquivo deverá ser salvo no formato PDF com o título: PROJETO_NOME DO ALUNO (insira o seu nome no arquivo)
· Não serão aceitos trabalhos com outra extensão!
 
Em caso de dúvidas, envie mensagem pelo FALE COM O PROFESSOR!
 
3. Ao enviar este relatório, você concorda: (1) que está enviando este relatório para ser usado e armazenado como parte dos serviços do SafeAssign™, de acordo com Política de privacidade da Blackboard; (2) que sua instituição pode usar seu relatório de acordo com as políticas da instituição; e (3) que seu uso do SafeAssign se dará sem direito a recurso contra a Blackboard Inc. e suas afiliadas.
elabore um projeto contextualizado a uma situação cotidiana que promova a exploração da geometria para crianças na fase de alfabetizalçao
Universidade Anhembi Morumbi
Aluna: Cristiane Matos Silveira
Professor: André Luís Dolencsko
Disciplina: Metodologia e Prática de Ensino de Matemática na Alfabetização
Curso: Pedagogia
Tema: 
Conhecendo as Formas Geométricas
Público alvo:
 Pré escola - crianças de 5 anos.
Objetivos:
Conhecer as formas geométricas;
Identificar e classificar as formas geométricas de acordo com os exemplos.
Justificativas:
É importante oportunizar a criança a visualizar, explorar e ter contato com diversas formas geométricas, e praticando também coordenação motora colorindo, recortando e interagindo com seus pares.
Recursos: 
folhas A4, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura e impressões de figuras geométricas.
Desenvolvimento:
Fazer uma roda de conversa com as crianças, questionar se elas já ouviram falar do assunto, depois mostrar as figuras geométricas, dar oportunidade de cada uma pegar em suas mãos para olhar com proximidade.
Em outro momento entregarei folhas A4 com figuras, onde as crianças podem colorir e depois recortar.
Enquanto as crianças colocam em prática a pintura das formas, colocarei folhas coladas na parede indicando onde serão coladas cada figura de acordo com a respectiva forma. 
Cronograma: 1 hora.
Avaliação:
A avaliação se dará através da observação da realização da proposta, participação da criança e maneira como interagem com os colegas.
Considerações:
Devido a atual situação que estamos enfrentando em relação a Pandemia Covid-19, não foi possível aplicar a proposta na Instituição e nem com crianças próximas devido ao isolamento. Utilizei fotos retiradas na internet e algumas que eu produzi que achei pertinente para tentar ilustrar como seria.
Referências:
https://www.google.com/search?q=imagens+de+professora+em+roda+de+conversa+com+crian%C3%A7as&rlz=1C1PRFC_enBR546BR548&sxsrf=ALeKk03gvE65s3b0gZvYI6cACgftjO663A:1586989153980&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjV9aOmu-voAhUiC9QKHY4CBdwQ_AUoAXoECAwQAw&biw=1366&bih=625