Buscar

AP 1 estágio em gestão_Ana Paula taborda de Souza_PAR_16212080106

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 
 
 
 
Estágio em Gestão Educacional 
Pedagogia Licenciatura UERJ 
 
Aluno (a): Ana Paula Taborda de Souza 
Matrícula: 16212080106 Pólo: Paracambi
Coordenadora: Profª. Maria Celi Chaves Vasconcelos
Tutora: Debora Alves Morra Loures 
1-Avaliação – AP 1.
1. Gerir a escola em tempos de pandemia: desafios dos dirigentes escolares. 
 
 O ano de 2020 ficará marcado como um período atípico em todos os setores da sociedade, mas sobretudo, na educação. As escolas que foram fechadas em 16 de março de 2020 não têm previsão de voltar ao funcionamento regular, no padrão anterior, até o final deste mesmo ano. Se você fosse um gestor escolar, no atual momento, que atitudes teria para gerir a sua escola em relação à: 
· Necessidade e guarda da documentação escolar; 
· Manter e estreitar o relacionamento com os professores, os alunos, as famílias, os funcionários e a comunidade escolar; 
· Pensar a reorganização do calendário letivo; 
· Possibilidades de reposição dos conteúdos e avaliação de aprendizagem. 
 
Estamos vivenciando um ano atípico. O ano está sendo marcado na memória e na história do país devido a pandemia que está assolando e alterando a vida de todos. Fomos surpreendidos e obrigados a nos reinventar para que pudéssemos obter motivação para enfrentar e buscar minimizar tal situação buscando o equilíbrio entre o administrativo e o educacional. 
Sendo um gestor educacional, muitas medidas emergenciais necessitaram ser providenciadas. Temos como principal delas, um plano de ação satisfatório para conter os impactos negativos causados na educação neste processo de pandemia. Nesse processo da busca de soluções rápidas e positivas uma das medidas a serem tomadas é documentar todos os avisos, comunicados e informativos relativos aos devidos cuidados que devemos ter com o corpo docente, alunos, responsáveis e demais funcionários da instituição visando o bem estar e a saúde de todos em primeiro lugar. Os cuidados com a higienização do ambiente, distanciamento, demarcações para que não haja aglomerações, equipe de limpeza e manutenção sempre a postos para cumprir todas as regras básicas, uso de máscaras, álcool em gel, proteção facial para os funcionários e o cuidado com os alunos.
Propostas de aulas remotas para dar continuidade ao processo de aprendizagem, porém tendo cuidado principalmente com a saúde mental dos alunos, pois a metodologia de ensino será totalmente diferenciada para que as crianças não sejam prejudicadas no ensino aprendizagem. 
Estreitando relações de diálogo, comunicação e interação entre escola, família e alunos, será fundamental para que juntos possamos sanar dificuldades e priorizar o cuidado e o currículo escolar dos alunos. Como uma das estratégias, podemos sugerir e implementar aulas remotas, criação de grupo no whatsApp, recursos tecnológicos dinamizando as aulas para que todos os alunos consigam acompanhar e assimilar os conteúdos apresentados em um novo método de ensino. Os profissionais de educação tiveram que se atualizar em relação à forma de dar suas aulas. 
Pensando em propostas que atendam a todos os alunos, a escola precisa reorganizar seu calendário letivo com as novas orientações dos órgãos competentes quanto a quantidade de dias letivos, possibilidades de promoção ou não de alunos dependendo da cada situação. Orientar aos educadores quanto as propostas de atividades onde os alunos possam interagir e serem coautores do conhecimento. 
Mesmo com todos os cuidados e estratégias elaboradas pela escola, não podemos descartar as possibilidades de alunos com maior grau de dificuldades em relação aos conteúdos, apresentando a necessidade de cuidados e uma cuidadosa reposição nos conteúdos não assimilados ou não apresentados mediante a situação de complexidade em que estamos vivenciando. Mediante as possibilidades, se faz necessário uma elaboração de avaliações de sondagem da aprendizagem diferenciada ou adaptadas para atender as necessidades e dificuldades de conhecimento ou em decorrência da falta em acessibilidade às informações e recursos tecnológicos. É preciso estruturar a equipe pedagógica quanto a reposição de conteúdos e também inserção de novos conteúdos. Todas as possibilidades devem ser analisadas, pois até o momento não há previsão para o retorno “normal” das aulas, existe sim, uma possível e desafiadora proposta que no próximo ano haja o retorno com aulas híbridas, ou seja, aulas ministradas com números reduzidos de alunos sendo apresentadas e gravadas online para os demais.
Ainda há muito a ser feito para adaptação a essa nova metodologia de ensino onde todos os envolvidos estão numa busca incessante para superar todas as dificuldades que surgem. Não se pode esquecer também do trabalho que deve e tem que ser feito em relação aos alunos especiais que necessitam de nosso apoio e orientação nesse processo de tantas informações e desafios para ambas as partes. 
Que possamos a cada dia nos reinventar, superar os desafios em prol da continuidade de uma educação de qualidade para todos os alunos.

Outros materiais