Buscar

A2 de Fisioterapia Musculoesquelética

Prévia do material em texto

A2 de Fisioterapia Musculoesquelética.
Docente: Heliano
Discentes: 
Amanda Dalsgaard de Niemeyer Campos (2015101038)
Gabriela Ribeiro Figueiredo (2018100869)
Luísa Casado Marques (2013101321)
Tema: Pseudoartrose
J.R.S, sexo masculino, 35 anos, solteiro, Atleta de jockey,natural do Rio de Janeiro, sofreu um acidente durante uma competição onde houve uma fratura na parte distal da tíbia. 
Tem como queixa principal a dor extrema e a impossibilidade de caminhar e praticar sua atividade esportiva. 
HDA: pseudoartrose por fratura interna na parte distal medial da tíbia direita. Foi utilizado a uma haste interna com o intuito de fixação, porém por conta de infecção precisou ser retirada. Dor óssea aguda e intensa e,mialgia generalizada em MMII direito por conta do quadro infeccioso.
HPP: paciente diabético tipo I, sem cirurgias passadas, sem lesões ósseas passadas.
História Social (HS):paciente fisicamente ativo, atleta de hipismo, relata boa alimentação, bebe socialmente, não fuma.
Histórico Familiar (HF): Mãe hipertensa, fumante, sem casos de outras doenças crônicas. Pai diabético tipo I, fumante, etílico.
Ao exame físico: Bom estado geral, lúcido, orientado no espaço tempo, interagindo com o examinador, cooperativo; normocárdico, AC: BNF em 2 tempos, normotenso, presença de pulsos bilaterais em MMSS e MMII; eupneico em ar ambiente; Apresenta MMII D força grau 3+ e demais membros com grau 5+.
SVV: tax: 35,7ºC; HAS: 130x80 mmHg; FC: 66 bpm; irpm: 17.
Exames complementares: ressonância magnética da tíbia direita.
Objetivo terapêutico:
Após o tratamento completo do quadro infecccioso, será iniciado o tratamento com o objetivo principal de manter suas amplitudes de movimentos restauradas ou mantidas.
Para isso, será colocada uma haste externa com o intuito de fixação dos ossos da perna e, o uso de terapia de choque e ultrassom para a estimulação de novos ossos com o intuito de consolidação completa da pseudoartrose.
Subsequentemente, serão realizado exercícios de mobilização passiva e ativa, que também influenciarão na circulação sanguínea durante todo o período de imobilização com o fixador externo. 
Consolidada a pseudoartrose, serão feitos execicios de fortalecimento muscular e um foco especial em cinesioterapia no gastrocnêmico direito que funcionará como bomba de sangue, garantindo a boa circulação sanguínea.

Outros materiais