Logo Passei Direto
Buscar

Inteligencia competitiva de mercado

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Diferentemente das abordagens clínica e fenomenológica, a abordagem exploratória da pesquisa qualitativa busca o conhecimento pré-científico. Esse conhecimento não pretende ter status científico, mas, sim, destina-se a ser um precursor do conhecimento científico. Seu status, no final das contas, está enraizado na criatividade do indivíduo. A abordagem exploratória também pode ser adotada para comparar explicações.
Neste caso, o objetivo não seria levantar conhecimento científico e sim conhecimento comum.
a ) fenomenológicas com explicações comuns.
b ) científicas com explicações comuns.
c ) clássicas com explicações comuns.
d ) clínicas com explicações comuns.

As estratégias voltadas para o mercado exigem o compromisso de mudar a cultura empresarial vigente, adaptando e concentrando todas as atividades com o objetivo de agregar valor que venha a beneficiar o consumidor final.
Neste contexto, a necessidade de um benchmarking qualificado justifica-se por conta de
a ) uma limitação cada dia maior das práticas promocionais com base em preço.
b ) um grau de regulação de consumo crescentemente mais estrito.
c ) um nível de competição pelo consumidor cada dia mais acirrado.
d ) uma competição cada dia maior pela redução de custos variáveis.

Na amostragem por conglomerado, em vez de elementos isolados, selecionam-se grupos denominados conglomerados, por exemplo, quarteirões, bairros e domicílios sorteados para compor a amostra. Na amostragem por conglomerado, a população frequentemente é extensa e a estrutura existente apresenta-se na forma de conglomerados. A maior razão para o uso de conglomerados e seu maior inconveniente são, respectivamente,
a ) a redução de custo do questionário e um possível aumento da estimativa da variância.
b ) a redução de custo por entrevista e um possível aumento da estimativa da variância.
c ) a redução de custo por questionário e um possível aumento da estimativa da média.
d ) a redução de custo por entrevista e um possível aumento da estimativa da média.

A meta da abordagem fenomenológica da pesquisa qualitativa de mercado é submeter um conjunto de consumidores a um experimento e descrever essa experiência. Trata-se de uma oportunidade de ter experiência com o consumidor de carne e osso.
Mas seria o tratamento do conhecimento comum algo que pertence também ao mundo do conhecimento comum ou ao domínio do conhecimento científico?
a ) realidade prática.
b ) conhecimento fenomenológico.
c ) conhecimento comum.
d ) realidade científica.

O benchmarking funcional é baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração
a ) a concorrência indireta da organização que patrocina o estudo e a organização 'investigada'.
b ) o faturamento líquido da organização que patrocina o estudo e a organização 'investigada'.
c ) o faturamento bruto da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização 'investigada'.
d ) a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização 'investigada'.

As pesquisas de mercado podem ser realizadas pela própria empresa, se houver um setor próprio para isso, ou por um fornecedor externo de pesquisa. Porém, quando se pretende contratar fornecedores externos de pesquisa, é fundamental
a. analisar comparativamente o custo e o prazo propostos pelos fornecedores consultados, priorizando a seleção por desoneração, em função do custo.
b. solicitar propostas a pelo menos dois fornecedores, considerar sua qualificação técnica, analisar a adequação da metodologia proposta, os prazos e os custos do projeto.
c. solicitar a indicação de fornecedores por experts, analisar a coerência entre custo e metodologia proposta e considerar prazo de execução.
d. considerar especialmente o currículo do responsável pelo projeto do fornecedor, comparar com outros fornecedores e decidir em função da experiência do responsável.

As práticas bem sucedidas de um projeto de melhoria integram processos e medidas, ou seja, unem benchmarking a benchmarks.
Na verdade, é comum que as empresas estabeleçam planos para si sem levar em conta referências de outras organizações, suas estratégias e suas medidas de desempenho.
a ) contratam consultores, auditores e funcionários de vários níveis das empresas concorrentes e de não concorrentes, avaliando e questionando seus planos de cargos e salários, pacotes de benefícios e vantagens funcionais.
b ) investigam processos, preços, produtos, práticas, estruturas, serviços e estratégias de concorrentes e de não concorrentes, avaliando e questionando a real adequação de suas próprias metas, objetivos, estratégias e planos.
c ) investigam processos, preços, produtos, práticas, estruturas, serviços e estratégias de concorrentes e de não concorrentes, avaliando e questionando seus planos de cargos e salários, pacotes de benefícios e vantagens funcionais.
d ) contratam consultores, auditores e funcionários de vários níveis das empresas concorrentes e de não concorrentes, avaliando e questionando a real adequação de suas próprias metas, objetivos, estratégias e planos.

Como o benchmarking coloca ênfase no aprendizado, e no aprendizado rápido, isso tem gerado um movimento na direção de auferir vantagem competitiva sustentável a partir da conquista de novas competências pela força de trabalho, com consequentes investimentos em educação corporativa.
Com este aspecto em mente, pode-se afirmar que
a ) boa parte das empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade tem consciência da importância da educação e da formação de seu quadro de colaboradores.
b ) quase todas as empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade reconhecem o valor de investir em marketing de incentivos para seu quadro de colaboradores.
c ) a maioria das empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade defendem a importância de renovar constantemente o seu quadro de colaboradores.
d ) uma proporção razoável das empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade sabem do valor de oferecer benefícios funcionais aos colaboradores.

A determinação da política de preços é uma atividade que envolve muita complexidade e uma gama quase interminável de variáveis.
Nesse momento, a inteligência competitiva consegue
a ) estimar e analisar grande parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais adequado para aumentar as chances de atingir os objetivos predefinidos.
b ) determinar e fixar grande parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais adequado para aumentar as chances de atingir os objetivos pré-fixados.
c ) fixar e estimar boa parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais adequado para garantir o atingimento dos objetivos predefinidos.
d ) projetar e determinar boa parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais adequado para garantir o atingimento dos objetivos pré-fixados.

O planejamento de uma pesquisa inicia-se com o briefing. O briefing é um documento que relata um breve histórico sobre o tema em estudo, explicitando a problemática mercadológica (o problema de pesquisa) e o que necessita ser respondido pela pesquisa (objetivos da pesquisa).
A diferença entre pesquisa exploratória e pesquisa experimental é que
a ) a primeira é usada quando se busca um entendimento sobre a natureza geral de um problema, as possíveis hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser consideradas e a segunda tem por objetivo descrever uma determinada realidade de mercado, dimensionando variáveis dependentes e independentes envolvidas no fenômeno sob estudo.
b ) a primeira é usada quando se busca um entendimento sobre a natureza geral de um problema, as possíveis hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser consideradas e a segunda visa medir relações de causa e efeito entre variáveis conhecidas, ou seja, se uma mudança em uma variável causou uma variação observável em outra.
c ) a primeira tem por objetivo descrever uma determinada realidade de mercado, dimensionando variáveis dependentes e independentes envolvidas no fenômeno sob estudo e a segunda visa medir relações de causa e efeito entre variáveis conhecidas, ou seja, se uma mudança em uma variável causou uma variação observável em outra.
d ) a primeira visa medir relações de causa e efeito entre variáveis conhecidas, ou seja, se uma mudança em uma variável causou uma variação observável em outra e a segunda é usada quando se busca um entendimento sobre a natureza geral de um problema, as possíveis hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser consideradas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Diferentemente das abordagens clínica e fenomenológica, a abordagem exploratória da pesquisa qualitativa busca o conhecimento pré-científico. Esse conhecimento não pretende ter status científico, mas, sim, destina-se a ser um precursor do conhecimento científico. Seu status, no final das contas, está enraizado na criatividade do indivíduo. A abordagem exploratória também pode ser adotada para comparar explicações.
Neste caso, o objetivo não seria levantar conhecimento científico e sim conhecimento comum.
a ) fenomenológicas com explicações comuns.
b ) científicas com explicações comuns.
c ) clássicas com explicações comuns.
d ) clínicas com explicações comuns.

As estratégias voltadas para o mercado exigem o compromisso de mudar a cultura empresarial vigente, adaptando e concentrando todas as atividades com o objetivo de agregar valor que venha a beneficiar o consumidor final.
Neste contexto, a necessidade de um benchmarking qualificado justifica-se por conta de
a ) uma limitação cada dia maior das práticas promocionais com base em preço.
b ) um grau de regulação de consumo crescentemente mais estrito.
c ) um nível de competição pelo consumidor cada dia mais acirrado.
d ) uma competição cada dia maior pela redução de custos variáveis.

Na amostragem por conglomerado, em vez de elementos isolados, selecionam-se grupos denominados conglomerados, por exemplo, quarteirões, bairros e domicílios sorteados para compor a amostra. Na amostragem por conglomerado, a população frequentemente é extensa e a estrutura existente apresenta-se na forma de conglomerados. A maior razão para o uso de conglomerados e seu maior inconveniente são, respectivamente,
a ) a redução de custo do questionário e um possível aumento da estimativa da variância.
b ) a redução de custo por entrevista e um possível aumento da estimativa da variância.
c ) a redução de custo por questionário e um possível aumento da estimativa da média.
d ) a redução de custo por entrevista e um possível aumento da estimativa da média.

A meta da abordagem fenomenológica da pesquisa qualitativa de mercado é submeter um conjunto de consumidores a um experimento e descrever essa experiência. Trata-se de uma oportunidade de ter experiência com o consumidor de carne e osso.
Mas seria o tratamento do conhecimento comum algo que pertence também ao mundo do conhecimento comum ou ao domínio do conhecimento científico?
a ) realidade prática.
b ) conhecimento fenomenológico.
c ) conhecimento comum.
d ) realidade científica.

O benchmarking funcional é baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração
a ) a concorrência indireta da organização que patrocina o estudo e a organização 'investigada'.
b ) o faturamento líquido da organização que patrocina o estudo e a organização 'investigada'.
c ) o faturamento bruto da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização 'investigada'.
d ) a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização 'investigada'.

As pesquisas de mercado podem ser realizadas pela própria empresa, se houver um setor próprio para isso, ou por um fornecedor externo de pesquisa. Porém, quando se pretende contratar fornecedores externos de pesquisa, é fundamental
a. analisar comparativamente o custo e o prazo propostos pelos fornecedores consultados, priorizando a seleção por desoneração, em função do custo.
b. solicitar propostas a pelo menos dois fornecedores, considerar sua qualificação técnica, analisar a adequação da metodologia proposta, os prazos e os custos do projeto.
c. solicitar a indicação de fornecedores por experts, analisar a coerência entre custo e metodologia proposta e considerar prazo de execução.
d. considerar especialmente o currículo do responsável pelo projeto do fornecedor, comparar com outros fornecedores e decidir em função da experiência do responsável.

As práticas bem sucedidas de um projeto de melhoria integram processos e medidas, ou seja, unem benchmarking a benchmarks.
Na verdade, é comum que as empresas estabeleçam planos para si sem levar em conta referências de outras organizações, suas estratégias e suas medidas de desempenho.
a ) contratam consultores, auditores e funcionários de vários níveis das empresas concorrentes e de não concorrentes, avaliando e questionando seus planos de cargos e salários, pacotes de benefícios e vantagens funcionais.
b ) investigam processos, preços, produtos, práticas, estruturas, serviços e estratégias de concorrentes e de não concorrentes, avaliando e questionando a real adequação de suas próprias metas, objetivos, estratégias e planos.
c ) investigam processos, preços, produtos, práticas, estruturas, serviços e estratégias de concorrentes e de não concorrentes, avaliando e questionando seus planos de cargos e salários, pacotes de benefícios e vantagens funcionais.
d ) contratam consultores, auditores e funcionários de vários níveis das empresas concorrentes e de não concorrentes, avaliando e questionando a real adequação de suas próprias metas, objetivos, estratégias e planos.

Como o benchmarking coloca ênfase no aprendizado, e no aprendizado rápido, isso tem gerado um movimento na direção de auferir vantagem competitiva sustentável a partir da conquista de novas competências pela força de trabalho, com consequentes investimentos em educação corporativa.
Com este aspecto em mente, pode-se afirmar que
a ) boa parte das empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade tem consciência da importância da educação e da formação de seu quadro de colaboradores.
b ) quase todas as empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade reconhecem o valor de investir em marketing de incentivos para seu quadro de colaboradores.
c ) a maioria das empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade defendem a importância de renovar constantemente o seu quadro de colaboradores.
d ) uma proporção razoável das empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade sabem do valor de oferecer benefícios funcionais aos colaboradores.

A determinação da política de preços é uma atividade que envolve muita complexidade e uma gama quase interminável de variáveis.
Nesse momento, a inteligência competitiva consegue
a ) estimar e analisar grande parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais adequado para aumentar as chances de atingir os objetivos predefinidos.
b ) determinar e fixar grande parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais adequado para aumentar as chances de atingir os objetivos pré-fixados.
c ) fixar e estimar boa parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais adequado para garantir o atingimento dos objetivos predefinidos.
d ) projetar e determinar boa parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais adequado para garantir o atingimento dos objetivos pré-fixados.

O planejamento de uma pesquisa inicia-se com o briefing. O briefing é um documento que relata um breve histórico sobre o tema em estudo, explicitando a problemática mercadológica (o problema de pesquisa) e o que necessita ser respondido pela pesquisa (objetivos da pesquisa).
A diferença entre pesquisa exploratória e pesquisa experimental é que
a ) a primeira é usada quando se busca um entendimento sobre a natureza geral de um problema, as possíveis hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser consideradas e a segunda tem por objetivo descrever uma determinada realidade de mercado, dimensionando variáveis dependentes e independentes envolvidas no fenômeno sob estudo.
b ) a primeira é usada quando se busca um entendimento sobre a natureza geral de um problema, as possíveis hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser consideradas e a segunda visa medir relações de causa e efeito entre variáveis conhecidas, ou seja, se uma mudança em uma variável causou uma variação observável em outra.
c ) a primeira tem por objetivo descrever uma determinada realidade de mercado, dimensionando variáveis dependentes e independentes envolvidas no fenômeno sob estudo e a segunda visa medir relações de causa e efeito entre variáveis conhecidas, ou seja, se uma mudança em uma variável causou uma variação observável em outra.
d ) a primeira visa medir relações de causa e efeito entre variáveis conhecidas, ou seja, se uma mudança em uma variável causou uma variação observável em outra e a segunda é usada quando se busca um entendimento sobre a natureza geral de um problema, as possíveis hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser consideradas.

Prévia do material em texto

29/11/2020 Aluno AVA
https://doctum.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 2/7

Situação: 
MATRICULADO
1. Home
2. Meus cursos
3. Sala de Aula
4. MBA EM GESTÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Atividades relacionadas

Prova regular online
Prova Finalizada em 29/11/2020 16:28:50
 Voltar para videoaulas
 Prova Online
Disciplina: 301 - INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E PESQUISA DE MERCADO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Diferentemente das abordagens clínica e fenomenológica, a abordagem exploratória da pesquisa qualitativa
busca o conhecimento pré-científico. Esse conhecimento não pretende ter status científico, mas, sim, destina-se a
ser um precursor do conhecimento científico. Seu status, no final das contas, está enraizado na criatividade do
indivíduo. A abordagem exploratória também pode ser adotada para comparar explicações
a )
fenomenológicas com explicações comuns. Neste caso, o objetivo não seria levantar conhecimento científico e
sim conhecimento comum.
b )
científicas com explicações comuns. Neste caso, o objetivo não seria levantar conhecimento pré-científico e sim
conhecimento comum.
c )
clássicas com explicações comuns. Neste caso, o objetivo não seria levantar conhecimento científico e sim
conhecimento comum.
d )
clínicas com explicações comuns. Neste caso, o objetivo não seria levantar conhecimento pré-científico e sim
conhecimento comum.
QUESTÃO 2
As estratégias voltadas para o mercado exigem o compromisso de mudar a cultura empresarial vigente,
adaptando e concentrando todas as atividades com o objetivo de agregar valor que venha a beneficiar o
consumidor final. Neste contexto, a necessidade de um benchmarking qualificado justifica-se por conta de
a )
uma limitação cada dia maior das práticas promocionais com base em preço.
https://doctum.portalava.com.br/
https://doctum.portalava.com.br/aluno
https://doctum.portalava.com.br/aluno/sala-de-aula
https://doctum.portalava.com.br/aluno/prova-online/d2d5aDRxQ05HMEZQc1FabHV1cW4zbGYySDZZTFcrTjR1RUhJYUlWQy9FdVUvcThTYzNBdjR6a0tMWEVaL0szalcrZktoR045VSt1ck9aSHl0Uk0raDFvV2R5SkhOUk05L3RwcUhxNmljaXZzOEtHNENLU0FPbERLZ2NFanY0K1VqMXVRWm1JbjQzZlMxYUlDNHZLcktKTERHQTJxUHI1YmxuSDdHYUxJY1I2YTBCaHFaYzhJNStocjRrRGVYYUd6QVgxRzBHejY1bUpaRTVySTFNVHBJZjd4R3BFclZYODhkSW9qQUFQdE9NdTlmeElVMEcyTFpXaWFiOFBCWXhDTU9IeG5zS0hKNnpQb1Q5RW5vNEdZMGFwc1g3Q0lIV084cWZUc015QmVCc0d2MUQzYUkyMEI0NVlmU29zcURSRmlhMmRHSUlxYW9Zd0VHRE9SaGIvQkxnPT0
https://doctum.portalava.com.br/aluno/sala-de-aula
29/11/2020 Aluno AVA
https://doctum.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 3/7
b )
um grau de regulação de consumo crescentemente mais estrito.
c )
um nível de competição pelo consumidor cada dia mais acirrado.
d )
uma competição cada dia maior pela redução de custos variáveis.
QUESTÃO 3
Na amostragem por conglomerado, em vez de elementos isolados, selecionam-se grupos denominados
conglomerados, por exemplo, quarteirões, bairros e domicílios sorteados para compor a amostra. Na amostragem
por conglomerado, a população frequentemente é extensa e a estrutura existente apresenta-se na forma de
conglomerados. A maior razão para o uso de conglomerados e seu maior inconveniente são, respectivamente,
a )
a redução de custo por entrevista e um possível aumento da estimativa da média.
b )
a redução de custo por entrevista e um possível aumento da estimativa da variância.
c )
a redução de custo do questionário e um possível aumento da estimativa da variância.
d )
a redução de custo por questionário e um possível aumento da estimativa da média.
QUESTÃO 4
A meta da abordagem fenomenológica da pesquisa qualitativa de mercado é submeter um conjunto de
consumidores a um experimento e descrever essa experiência. Trata-se de uma oportunidade de ter experiência
com o consumidor de carne e osso. É a oportunidade do cliente colocar-se na posição do consumidor e poder
olhar para seu produto e sua categoria sob a perspectiva do consumidor. Obviamente, a intersubjetividade, que é
o objeto da investigação, se constitui de conhecimento comum (do dia a dia). Mas seria o tratamento do
conhecimento comum algo que pertence também ao mundo do conhecimento comum ou ao domínio do
conhecimento científico? Muitos pesquisadores sustentariam que, como uma descrição trivial, derivada de se
assumir, a nível de experiência pessoal, o papel do outro, a abordagem fenomenológica resulta em
a )
realidade prática.
b )
conhecimento fenomenológico.
c )
29/11/2020 Aluno AVA
https://doctum.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 4/7
conhecimento comum.
d )
realidade científica.
QUESTÃO 5
O benchmarking funcional é baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e
serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o
faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking
genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração
a )
a concorrência indireta da organização que patrocina o estudo e a organização "investigada".
b )
o faturamento bruto da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".
c )
a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".
d )
o faturamento líquido da organização que patrocina o estudo e a organização "investigada".
QUESTÃO 6
As pesquisas de mercado podem ser realizadas pela própria empresa, se houver um setor próprio para isso, ou
por um fornecedor externo de pesquisa. Porém, quando se pretende contratar fornecedores externos de pesquisa,
é fundamental
a )
considerar especialmente o currículo do responsável pelo projeto do fornecedor, comparar com outros
fornecedores e decidir em função da experiência do responsável.
b )
solicitar a indicação de fornecedores por experts, analisar a coerência entre custo e metodologia proposta e
considerar prazo de execução.
c )
solicitar propostas a pelo menos dois fornecedores, considerar sua qualificação técnica, analisar a adequação da
metodologia proposta, os prazos e os custos do projeto.
d )
analisar comparativamente o custo e o prazo propostos pelos fornecedores consultados, priorizando a seleção por
desoneração, em função do custo.
QUESTÃO 7
As práticas bem sucedidas de um projeto de melhoria integram processos e medidas, ou seja, unem
benchmarking a benchmarks. O benchmarking é um processo composto de várias ações, sempre analisadas,
planejadas, avaliadas e replanejadas. Contudo, ainda é bastante comum que o resultado do benchmarking não
29/11/2020 Aluno AVA
https://doctum.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 5/7
seja considerado insumo para a definição de estratégias ou elemento do planejamento estratégico. Na verdade, é
comum que as empresas estabeleçam planos para si sem levar em conta referências de outras organizações, suas
estratégias e suas medidas de desempenho. No entanto, apesar de relativamente incipiente, o benchmarking vem
sendo usado por uma proporção cada vez maior de empresas como uma etapa crítica nos seus processos do
planejamento estratégico. Ao realizar benchmarking, estas empresas
a )
contratam consultores, auditores e funcionários de vários níveis das empresas concorrentes e de não
concorrentes, avaliando e questionando seus planos de cargos e salários, pacotes de benefícios e vantagens
funcionais.
b )
investigam processos, preços, produtos, práticas, estruturas, serviços e estratégias de concorrentes e de não
concorrentes, avaliando e questionando a real adequação de suas próprias metas, objetivos, estratégias e planos.
c )
investigam processos, preços, produtos, práticas, estruturas, serviços e estratégias de concorrentes e de não
concorrentes, avaliando e questionando seus planos de cargos e salários, pacotes de benefícios e vantagens
funcionais.
d )
contratam consultores, auditores e funcionários de vários níveis das empresas concorrentes e de não
concorrentes, avaliando e questionandoa real adequação de suas próprias metas, objetivos, estratégias e planos.
QUESTÃO 8
Como o benchmarking coloca ênfase no aprendizado, e no aprendizado rápido, isso tem gerado um movimento
na direção de auferir vantagem competitiva sustentável a partir da conquista de novas competências pela força
de trabalho, com consequentes investimentos em educação corporativa. Com este aspecto em mente, pode-se
afirmar que
a )
boa parte das empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade tem consciência da importância da
educação e da formação de seu quadro de colaboradores.
b )
quase todas as empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade reconhecem o valor de investir em
marketing de incentivos para seu quadro de colaboradores.
c )
uma proporção razoável das empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade sabem do valor de
oferecer benefícios funcionais aos colaboradores.
d )
a maioria das empresas empenhadas na direção de gerir-se pela qualidade defendem a importância de renovar
constantemente o seu quadro de colaboradores.
QUESTÃO 9
A determinação da política de preços é uma atividade que envolve muita complexidade e uma gama quase
interminável de variáveis. Muitas empresas determinam preços de maneira totalmente empírica, baseada na
experiência e com pouca análise, o que pode gerar resultados pouco confiáveis. Entretanto, resultados melhores
29/11/2020 Aluno AVA
https://doctum.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 6/7
são obtidos quando a precificação é definida com aporte de alguma técnica, considerando opinião dos clientes,
posicionamento de marca e linha de produtos, expectativas de demanda, valor agregado, movimentos da
concorrência, projeção de custos e investimentos e expectativa de ganhos financeiros. Nesse momento, a
inteligência competitiva consegue
a )
estimar e analisar grande parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais
adequado para aumentar as chances de atingir os objetivos predefinidos.
b )
determinar e fixar grande parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais
adequado para aumentar as chances de atingir os objetivos pré-fixados.
c )
fixar e estimar boa parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais
adequado para garantir o atingimento dos objetivos predefinidos.
d )
projetar e determinar boa parte dessas variáveis e orientar a equipe de marketing a decidir qual preço será mais
adequado para garantir o atingimento dos objetivos pré-fixados.
QUESTÃO 10
O planejamento de uma pesquisa inicia-se com o briefing. O briefing é um documento que relata um breve
histórico sobre o tema em estudo, explicitando a problemática mercadológica (o problema de pesquisa) e o que
necessita ser respondido pela pesquisa (objetivos da pesquisa). Esse briefing suporta a escolha da metodologia
mais adequada às necessidades da investigação em questão. Costuma-se classificar as metodologias de pesquisas
mercadológicas como: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa experimental. A diferença entre
pesquisa exploratória e pesquisa experimental é que
a )
a primeira é usada quando se busca um entendimento sobre a natureza geral de um problema, as possíveis
hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser consideradas e a segunda tem por objetivo
descrever uma determinada realidade de mercado, dimensionando variáveis dependentes e independentes
envolvidas no fenômeno sob estudo.
b )
a primeira é usada quando se busca um entendimento sobre a natureza geral de um problema, as possíveis
hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser consideradas e a segunda visa medir relações de
causa e efeito entre variáveis conhecidas, ou seja, se uma mudança em uma variável causou uma variação
observável em outra.
c )
a primeira tem por objetivo descrever uma determinada realidade de mercado, dimensionando variáveis
dependentes e independentes envolvidas no fenômeno sob estudo e a segunda visa medir relações de causa e
efeito entre variáveis conhecidas, ou seja, se uma mudança em uma variável causou
uma variação observável em outra.
29/11/2020 Aluno AVA
https://doctum.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 7/7
 Voltar
d )
a primeira visa medir relações de causa e efeito entre variáveis conhecidas, ou seja, se uma mudança em uma
variável causou uma variação observável em outra e a segunda é usada quando se busca um entendimento sobre
a natureza geral de um problema, as possíveis hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser
consideradas.
https://doctum.portalava.com.br/aluno/prova-online/inicio

Mais conteúdos dessa disciplina