Buscar

Resenha filme "O círculo"

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APS – BASE DAS RELAÇÕES PRIVADAS - Relatório de pesquisa doutrinária e jurisprudencial, sobre direito à intimidade e à privacidade a partir da análise do filme “O Círculo”
O filme “O Círculo”, propõe uma reflexão referente ao avanço da tecnologia. Com as redes sociais presentes cada vez mais em nossas vidas, até que ponto é saudável compartilhar nosso dia a dia? Tendo em vista as consequências que surgem através das violações à privacidade dos indivíduos, de maneira voluntária, quando eles não entendem o risco que estão se submetendo ou de maneira não-autorizada, quando uma instituição com poder se utiliza das circunstâncias para vigiar e coletar dados pessoais de membros, como é o caso da empresa “The Circle” no filme.
A personagem principal do filme, em uma das suas primeiras cenas da empresa acaba sendo constrangida ao entrar no elevador e o mesmo exibir suas fotos pessoais sem nenhuma autorização, tendo sua privacidade desrespeitada pela empresa. Posterior, a personagem é cobrada por manter um perfil na rede social da empresa, mostrando assim o interesse exacerbado da empresa em que seus funcionários exponham suas atividades e seus gostos em para que todos a conheçam.
Os funcionários recebem também uma pulseira que, ao entrar em contato com a pele, coleta diferentes dados de saúde do usuário, como batimentos cardíacos, colesterol e qualidade do sono, a personagem não entende de imediato os riscos em usar o aparelho, pois obviamente todos estão sendo controlados 24 horas por dia pela empresa.
No decorrer do filme, a empresa divulga o lançamento de uma mini câmera que é capaz de coletar imagens sem a ciência e a autorização das pessoas que estão sendo observadas. A personagem principal se submete a uma vigilância ininterrupta, tornando-se cada vez mais exposta. Com o passar do tempo, a renúncia da própria privacidade acarreta em danos à sua integridade. Uma das consequências negativas devido a sua exposição, resultaram na morte de um amigo. Um acidente de carro fatal foi ocasionado pela invasão de sua privacidade. Essa fatalidade acaba fazendo a personagem entender as implicações negativas da maneira como a empresa estava utilizando suas tecnologias. Sendo elas: Exposição não-autorizada de momentos ou informações pessoais de indivíduos comuns, exposição de dados de saúde ao uso indevido.
A Constituição Federal no art. 5.º, inciso X tratou de proteger a privacidade assim assegurando: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação
No direito à privacidade está abrangido os direitos à intimidade, o direito à honra, à imagem, a inviolabilidade do domicílio, o sigilo de correspondência e das comunicações telegráficas, de dados das comunicações telefônicas.
Cabe recordar que embora a empresa prezasse pela exposição exacerbada da privacidade de seus membros e violasse inúmeros direitos, seus próprios fundadores mantinham sua privacidade intacta e seus direitos íntegros.
A tecnologia utilizada pelo empresa “The Circle” é útil com o tratamento de doenças, além de contribuir com a localização de foragidos, porém a intimidade foi totalmente violada em diversos momentos. Fato que acontece diariamente com muitas pessoas. Sendo assim, cabe a reflexão: até que ponto a tecnologia auxilia a vida do ser humano?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais