Buscar

APOL OBJ METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o excerto de texto a seguir:  
“O trabalho conjunto com a natureza deve ser explorado com atividades bem planejadas, pois, segundo Gioppo e Barra [...] o laboratório do ensino fundamental se inicia com a atitude mais básica do homem: a contemplação e a observação da natureza”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ARMSTRONG, Diana Lucia de Paula; BARBOSA, Liane Maria Vargas. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba, InterSaberes: 2012. p. 142.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, identifique a alternativa que menciona como podemos classificar a natureza: 
Nota: 10.0
	
	A
	Zona artificial de ensino e aprendizagem.
	
	B
	Lugar superficial de ensino e aprendizagem.
	
	C
	Local formal de ensino e aprendizagem.
	
	D
	Espaço não formal de ensino e aprendizagem.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A natureza é um espaço não formal de ensino e aprendizagem que permite a interação do homem-natureza e possibilita a articulação entre teoria e a prática, auxiliando na superação das aulas de show de Química ou de Ciências, onde experimentos são realizados sem a articulação entre a teoria e a prática" (livro-base, p. 141).
	
	E
	Superfície moral de ensino e aprendizagem.
Questão 2/10 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o excerto de texto a seguir:  
“Podemos entender, então, que os métodos de ensino são os meios utilizados pelo professor para ministrar os conteúdos, os quais abrangem as estratégias e os procedimentos de ensino-aprendizagem, que são adotados para que uma aprendizagem efetiva seja obtida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ARMSTRONG, Diana Lucia de Paula; BARBOSA, Liane Maria Vargas. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba, InterSaberes: 2012. p. 125.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, no que se refere aos passos fundamentais para compreensão do método científico, assinale a alternativa correta que menciona o esquema que todo método de ensino precisa ter: 
Nota: 10.0
	
	A
	Planejamento, execução e avaliação.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Segundo Nérici [...] todo método de ensino tem de acompanhar o esquema de desenvolvimento de um ciclo docente, que fundamentalmente consta de três partes: planejamento, execução e avaliação" (livro-base, p. 125).
	
	B
	Planejamento, estruturação e execução.
	
	C
	Organização, planejamento e avaliação.
	
	D
	Execução, avaliação e construção.
	
	E
	Construção, planejamento e organização.
Questão 3/10 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o excerto de texto a seguir:  
"[...] ainda é bastante consensual que o livro didático, na maioria das salas de aula, continua prevalecendo como principal instrumento de trabalho do professor, embasando significativamente a prática docente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ARMSTRONG, Diana Lucia de Paula; BARBOSA, Liane Maria Vargas. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba, InterSaberes: 2012. p. 170.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, sobre a eficácia do livro didático no processo ensino-aprendizagem, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	O livro didático precisa ser adequado ao ciclo de aprendizagem.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Para que isso possa acontecer, o livro didático precisa ser adequado ao ciclo de aprendizagem, além de ser escrito de forma dialógica, permitindo a interação do aluno com o objeto de estudo" (livro-base, 169).
	
	B
	O livro didático necessita abordar temas atuais. 
	
	C
	O livro didático deve conter um número de páginas significativo. 
	
	D
	O livro didático precisa ter seu conteúdo dominado pelo professor.
	
	E
	O livro didático deve apresentar figuras para chamar a atenção dos alunos.
Questão 4/10 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o excerto de texto a seguir:
“[...] 'o planejamento é uma ação reflexiva, viva e contínua. Nesse sentido, o professor precisa avaliar sua práxis docente, visando identificar os possíveis erros e acerto didático-pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ARMSTRONG, Diana Lucia de Paula; BARBOSA, Liane Maria Vargas. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba, InterSaberes: 2012. p. 127,128.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, no que se refere ao ensino, assinale a alternativa correta que menciona a qual estratégia os alunos mais se identificam em comparação as aulas teóricos-tradicionais: 
Nota: 10.0
	
	A
	Aulas experimentais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "No que diz respeito às estratégias de ensino de ciências naturais, as aulas experimentais são comumente apontadas pelos alunos como mais interessantes e motivadoras, quando comparadas às aulas tradicionais teóricas" (livro-base, p. 126).
	
	B
	Aulas matemáticas.
	
	C
	Aulas gramaticais.
	
	D
	Aulas administrativas.
	
	E
	Aulas econômicas.
Questão 5/10 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o excerto de texto a seguir:  
“De acordo com Farias [...] 'ao escolher um procedimento de ensino, o professor deve considerar um procedimento de ensino, o professor deve considerar como critérios de seleção os seguintes aspectos básicos: a adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem, a natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a se efetivar'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ARMSTRONG, Diana Lucia de Paula; BARBOSA, Liane Maria Vargas. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba, InterSaberes: 2012. p. 169.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, identifique a alternativa correta que menciona o que os recursos tecnológicos podem proporcionar: 
Nota: 10.0
	
	A
	Variedade de materiais para avaliação educacional. 
	
	B
	Diversificação das atividades que o professor possa planejar.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Os recursos das tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitem a diversificação das atividades que o professor possa estar planejando para trabalhar os conteúdos curriculares" (livro-base, p. 168).
	
	C
	Efetividade nas atividades que o professor planejou. 
	
	D
	Melhoria na concentração dos alunos. 
	
	E
	Aumento da produtividade do professor. 
Questão 6/10 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o excerto de texto a seguir:  
“O método de projeto permite a participação ativa e efetiva e efetiva dos alunos além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ARMSTRONG, Diana Lucia de Paula; BARBOSA, Liane Maria Vargas. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba, InterSaberes: 2012. p. 132. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, em relação aos métodos de investigação científica e produção do conhecimento, assinale a alternativa que apresenta o método de pesquisa bibliográfica:  
Nota: 10.0
	
	A
	Consulta de livros, artigos científicos ou sites oficiais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Pesquisa bibliográfica: consiste na consulta de livros, artigos científicos os sites oficiais sobre o objeto do estudo em questão" (livro-base, p. 131).
	
	B
	Utilização de laboratório e instrumentação especial.
	
	C
	Consulta de revistas e jornais que abrangem conhecimentos gerais.
	
	D
	Pesquisa em jornais e revistas científicas.
	
	E
	Análise de trabalhos acadêmicos e revistas científicas.
Questão 7/10 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o excerto de texto a seguir:  
“Os espaços do entorno da escola e da própria comunidade escolar também podem ser explorados em algumas atividades realizadas com planejamentos prévio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ARMSTRONG, Diana Lucia de Paula; BARBOSA, Liane Maria Vargas. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba, InterSaberes: 2012. p. 177. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, assinale a alternativa correta que menciona qual espaço educacional pode promover divulgação e socialização do conhecimento científico: 
Nota: 10.0
	
	A
	Eventos gastronômicos.
	
	B
	Feiras de cursos profissionalizantes.
	
	C
	Palestras envolvendo moda.
	
	D
	Feiras de ciências.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "As feiras de ciências, por sua vez, são espaços de divulgação e socialização do conhecimento científico desenvolvido na escola" (livro-base, p. 177).
	
	E
	Encontros para divulgação do comércio local.
Questão 8/10 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o excerto de texto a seguir:  
“A integração de diferentes metodologias no processo de ensino-aprendizagem visa promover uma aprendizagem mais dinâmica e inovadora para o aluno, além de ser mais significativa e dinamizar a prática pedagógica dos professores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ARMSTRONG, Diana Lucia de Paula; BARBOSA, Liane Maria Vargas. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba, InterSaberes: 2012. p. 128. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, identifique a alternativa correta que descreve o que é exposição oral: 
Nota: 0.0
	
	A
	Estratégia de ensino e aprendizagem frequente na sala de aula.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A exposição oral é uma estratégia de ensino e aprendizagem frequente na sala de aula. Normalmente, o professor transmite o conhecimento sem contextualizar, problematizar ou trabalhar os aspectos pertinentes" (livro-base, p. 127).
	
	B
	Metodologia de ensino que não é usada na sala de aula.
	
	C
	Técnica de ensino usada somente no ensino fundamental.
	
	D
	Metodologia de ensino e aprendizagem onde o professor valoriza o diálogo.
	
	E
	Método de ensino e aprendizagem o aluno estuda um assunto direcionado.
Questão 9/10 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o excerto de texto a seguir:  
“[...] a ciência não resulta na verdade absoluta, embora se caracterize pela busca da aproximação mais completa da realidade. Isso significa que a Ciência tem um caráter processual, isto é, ela não é um produto, pronto e acabado, para compreensão da realidade, mas um processo de investigação constante e contínuo, carregado de intencionalidades e escolhas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ARMSTRONG, Diana Lucia de Paula; BARBOSA, Liane Maria Vargas. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba, InterSaberes: 2012. p. 141.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, identifique a alternativa correta que menciona de que maneira as atividades podem ser divulgadas: 
Nota: 10.0
	
	A
	Através de revistas em quadrinhos.
	
	B
	Por meio de redes sociais de cunho acadêmico.
	
	C
	Através de eventos científicos e em periódicos.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "O desenvolvimento de atividades também pode ser divulgado em eventos científicos e em periódicos" (livro-base, p. 139).
	
	D
	Mediante apresentações na comunidade.
	
	E
	Por meio de indicações do ensino superior.
Questão 10/10 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o extrato de texto a seguir:  
“A integração de diferentes metodologias no processo de ensino-aprendizagem visa promover uma aprendizagem mais dinâmica e inovadora para o aluno, além de ser mais significativa e dinamizar a prática pedagógica dos professores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ARMSTRONG, Diana Lucia de Paula; BARBOSA, Liane Maria Vargas. Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza. Curitiba, InterSaberes: 2012. p. 128.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, sobre as aulas de demonstração, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Refere-se a estratégia de ensino e aprendizagem frequente na sala de aula.
	
	B
	Trata-se de uma metodologia onde o professor valoriza os conhecimentos prévios do aluno.
	
	C
	Diz respeito a um método de ensino usado somente no ensino fundamental.
	
	D
	Refere-se a uma estratégia de ensino onde o professor desconsidera o diálogo.
	
	E
	É uma estratégia onde o professor deseja ganhar tempo ou não dispõe de material em quantidade suficiente para toda a classe.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "As aulas de demonstração em biologia servem, principalmente para apresentar à classe: técnicas, fenômenos, espécimes etc.[...] A demonstração é justificada em casos nos quais o professor deseja economizar tempo ou não dispõe de material em quantidade suficiente para toda a classe" (livro-base, p. 128).
·

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais