A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Prova Final Planejamento Estratégico

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Planejamento Estratégico (ADM23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655413) ( peso.:3,00)
	Prova:
	27144261
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Balanced Scorecard (BSC), ferramenta de gestão estratégica, proposta na década de 1990, pelos professores Robert Kaplan e David Norton, docentes da Harvard Business School (HBS), propôs a mensuração e a análise do desempenho organizacional por meio de quatro dimensões de análise: financeira, processos internos de negócios, aprendizado e crescimento e clientes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um objetivo da dimensão "processos internos de negócios":
	 a)
	Otimizar a qualidade do produto final.
	 b)
	Maximizar a rentabilidade para o capital investido.
	 c)
	Melhorar o processo de pós-venda.
	 d)
	Investir na qualificação dos colaboradores.
	2.
	O Planejamento e Controle da Produção (PCP) apresenta um conjunto de objetivos a serem atingidos de forma simultânea, facilitando o fluxo de trabalho de manufatura. Sobre os objetivos do PCP, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Quantificar a necessidade de mão de obra.
	 b)
	Estimar o tempo de manufatura.
	 c)
	Identificar os insumos necessários.
	 d)
	Determinar o produto ofertado ao cliente.
	3.
	Sabendo que a estratégia organizacional é fundamental para que uma empresa alcance o sucesso, a literatura sugere dez perspectivas diferentes para o estudo da estratégia. São as chamadas escolas, classificadas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) como as dez escolas da estratégia sugeridas anteriormente pela literatura em três grupos distintos: prescritivas, descritivas e de configuração. Dentre eles, o grupo das escolas prescritivas é composto, respectivamente, pelas escolas da estratégia empreendedora, da estratégia cognitiva, da estratégia do aprendizado, da estratégia do poder e da estratégia cultural e ambiental. Sobre o conjunto das escolas descritivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola empreendedora prevê a elaboração de estratégias como um processo visionário, intrínseco ao líder.
(    ) Na escola do poder, a formulação de estratégias se assemelha a processos de negociações em função do uso da influência do poder e da política.
(    ) As escolas cognitivas e do aprendizado preveem a formulação de estratégias como um processo mental, que permite a interpretação de dados e informações advindas do ambiente.
(    ) Na escola cultural, as estratégias são definidas a partir de um processo coletivo, baseado na cultura da organização.
(    ) A escola ambiental prevê que as estratégias sejam elaboradas a partir dos estímulos emitidos pelo seu ambiente de atuação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B., LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
	 a)
	V - V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - V.
	4.
	Conforme Oliveira (2010), dentre os tipos de estratégias existentes, as mais utilizadas pelas organizações, independentemente do seu porte e segmento de atuação, são, respectivamente, as estratégias de sobrevivência, as estratégias de manutenção, as estratégias de crescimento e as estratégias de desenvolvimento. Sobre esses quatro tipos estratégias, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	Estratégias de manutenção são utilizadas por empresas que decidem enfrentar de maneira ativa as ameaças iminentes.
	 b)
	Estratégias de desenvolvimento são empregadas quando as ameaças e os pontos fracos da empresa são predominantes.
	 c)
	Estratégias de sobrevivência são adotadas quando as organizações encontram-se em períodos de crise e sob perspectivas caóticas.
	 d)
	Estratégias de crescimento são adotadas quando a empresa decide contornar seus pontos e as situações pouco favoráveis de mercado.
	5.
	Por meio do benchmarking, as empresas procuram pontos referenciais de produtos, processos e modelos de gestão que sirvam como sujeitos de comparação entre os concorrentes e do ambiente da indústria na qual a empresa está inserida. Analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se como benchmarking a análise comparativa de processos de gestão, produtos e/ou serviços de uma organização perante as outras organizações do mesmo setor.
II- Considera-se como benchmarking a análise do ambiente externo e interno dos modelos de gestão e aprimoramento competitivo do marketing e da produção perante as necessidades e as oportunidades da empresa.
III- O que faz e produz eficientemente uma empresa é a concorrência. Para serem competitivas, as empresas devem se manter pesquisando e inovando.
IV- As empresas devem focar nos seus processos de marketing e produção para assim aprimorar e inovar seus produtos/serviços, sem a necessidade de observar o desempenho da concorrência.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	A elaboração e a condução de um planejamento podem gerar uma série de mudanças para a organização. Dentre as mudanças geradas pela elaboração e condução de um planejamento, sua abrangência pode ocorrer, respectivamente, nas pessoas, nas tecnologias e nos sistemas organizacionais existentes, ou seja, pode modificar em uma ou mais dimensões a rotina diária de trabalho da organização. Sobre a abrangência das alterações provocadas pelo planejamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pessoas.
II- Tecnologia.
III- Sistemas.
(    ) Este tipo de alteração abrange mudanças nos níveis de autoridade e responsabilidade, canais de comunicação, procedimentos, entre outros.
(    ) Este tipo de alteração abrange mudanças nos processos relacionados às necessidades de seleção, treinamento, substituição, transferência, entre outras.
(    ) Este tipo de alteração abrange mudanças relacionadas aos métodos e técnicas utilizadas na realização do trabalho, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	7.
	Nos dias de hoje, a preocupação com o meio ambiente é foco de muitas discussões em todo o mundo. Desta forma, analisar os fatores ecológicos, que podem influenciar nas atividades da organização, é de extrema importância. Neste contexto, sobre as análises que são consideradas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Índice de poluição de afluentes gerados pela empresa.
(    ) Análise da qualidade da matéria-prima necessária para fabricação dos materiais.
(    ) Análise dos possíveis impactos ecológicos ocasionados pela organização.
(    ) Análise da necessidade de tratamento dos resíduos industriais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	Uma das ferramentas mais efetivas para identificar a melhor estratégia levando em consideração tanto o ambiente interno como externo de uma organização é a análise SWOT, sigla em inglês que quer dizer: Strength = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças. Por meio desta análise, a organização pode fazer uma análise matricial e cruzar as informações vindas desses quatro elementos. Levando em consideração os elementos da análise SWOT, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente na análise SWOT as ameaças e oportunidades vêm do ambiente externo, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente interno.
	 b)
	Na análise SWOT, e em outros tipos de análise, as ameaças e oportunidades vêm do ambiente externo,