A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Prova Final Planejamento Estratégico

Pré-visualização | Página 2 de 2

enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente interno.
	 c)
	Na análise SWOT e em outros tipos de análise, as ameaças e oportunidades vêm do ambiente interno, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente externo.
	 d)
	Somente na análise SWOT as ameaças e oportunidades vêm do ambiente interno, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente externo.
	9.
	A gerência precisa estar envolvida no estabelecimento de valores compartilhados, convicções e premissas para que os empregados saibam se comportar" (LUSSIER, 2010, p. 52). A criação e a manutenção da cultura de uma empresa é uma das mais importantes responsabilidades do gestor. Lussier ilustra os três níveis de cultura tendo a base os pressupostos subjacentes (o que se crê e pratica); o segundo nível corresponde pelas normas e valores (o que se diz); e o nível superior os artefatos e comportamentos (o que se vê). Sobre a cultura, analise as seguintes sentenças:
I- O nível de comportamento inclui as coisas que podem ser observadas, o que é feito e o que se diz, bem como as ações dos funcionários. Os artefatos por sua vez são o resultado do comportamento incluindo a linguagem escrita e falada, os objetos materiais, o vestuário e até mesmo o arranjo físico da organização.
II- O segundo nível, dos valores representam a forma como as pessoas acreditam que devem se comportar. Estes fatores podem ser percebidos de maneira direta.
III- O nível das premissas é o profundo arraigamento dos valores e convicções, são considerados verdadeiras sem qualquer questionamento. Raramente são discutidas, mas amplamente compartilhadas, estas servem de manual do comportamento.
IV- Percebe-se que a base da pirâmide são os comportamentos, os valores e convicções que oferecem a sustentação as premissas da cultura, ou seja, o efeito é de cima para baixo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUSSIER, R. N. Fundamentos de administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
	 a)
	I e III.
	 b)
	II e IV.
	 c)
	II e III.
	 d)
	I, III e IV.
	10.
	Dentro das forças do ambiente externo, podemos observar as variáveis e tendências econômicas que nos últimos anos vêm apresentando oscilações drásticas, gerando grandes impactos às perspectivas da atividade empresarial. Sobre esses impactos, analise as sentenças a seguir:
I- A alta dos juros e a diminuição do crédito gera problemas na capacidade de procurar recursos monetários necessários às atividades empresariais.
II- O planejamento operativo da produção impacta na capacidade de ofertar maiores volumes no mercado.
III- Uma queda na atividade econômica gera uma reestruturação do poder aquisitivo das classes sociais, gerando impacto negativo às vendas das empresas.
IV- A instabilidade da taxa de câmbio afeta as projeções de custos dos insumos importados das empresas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2012) Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), "uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30% não é nenhum 'bicho de sete cabeças'. Há uma concentração em São Paulo, mas no restante do país a situação é diferente". Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do setor de supermercados no Brasil passou de 40%, em 2009, para 43% em 2010. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das vendas, destacou a Abras.
FONTE: PETRY, R. Competição continua mesmo com fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar. São Paulo: Agência Estado, 2011 (adaptado).
Considerando o texto, conclui-se, com base na abordagem das forças competitivas de Michael Porter, que:
	 a)
	O processo de aquisição ou fusão entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta seu poder de negociação com fornecedores e compradores.
	 b)
	Há ampliação de ameaças de novos entrantes quando há aumento na concentração de empresas que participam do setor de supermercados no varejo brasileiro.
	 c)
	O processo de concentração entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos fornecedores.
	 d)
	O processo de concentração entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos compradores (clientes).
	12.
	Quando uma empresa lança um produto novo no mercado em que atua, é esperado que suas concorrentes tentem copiá-lo. Os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, desejo de ganhar participação de mercado e, em geral, recursos substanciais.
FONTE: PORTER, M. How competitive forces shape strategy. HBR, 1979 (adaptado).
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
	 a)
	necessidade de se investir grandes recursos financeiros para concorrer no segmento.
	 b)
	presença da empresa pioneira junto ao mercado consumidor.
	 c)
	economia de escala em produção, pesquisa marketing ou serviços, na empresa pioneira.
	 d)
	acesso fácil aos canais de distribuição utilizados pela empresa pioneira.
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário