Buscar

Dir tributário 1 AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIR. FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I
PROF. Dra. MAÍRA VILLELA ALMEIDA
ALUNO: ALEXANDER BESOUCHET MARTINS
MATRICULA: 201908214121
CASO CONCRETO AV 2
Lei federal, publicada no ano passado, majora alíquotas do Imposto de Renda incidente em determinadas importações e determina a incidência sobre o exercício passado cuja declaração será feita neste exercício. Neste caso, inicia-se forte discussão sobre o tema da segurança jurídica e dos princípios tributários atinentes. Para verificação da constitucionalidade do tema, apresente o entendimento do STF e sua evolução até os dias atuais.
De acordo com a sumula 584 do STF não há nenhum impedimento a que se altere a legislação aplicável a declaração de imposto de renda no mesmo exercício em que a mesma será entregue. Não obstante é inconstitucional que uma lei nova atinja fatos geradores já ocorridos, para onerar-se a tributação.
A análise crítica da Súmula 584, do STF, à luz do fato gerador do Imposto de Renda e dos princípios da irretroatividade e anterioridade do exercício. Ao editá-la, o STF permitiu a retroatividade imprópria para os tributos periódicos.
Percebe-se a relevância da matéria tratada na medida em que se apresentam como contribuintes deste imposto uma elevada parcela de contribuintes, sendo de suma importância que os critérios da hipótese tributária do IR sejam suficientemente claros e incontroversos para que seja garantida a segurança jurídica consagrada pela Constituição Federal. 
O planejamento tributário realizado pelos contribuintes não pode ser frustrado pelo objetivo arrecadatório do Estado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais