Buscar

Caso Prático - DD090 ÉTICA e RSC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DD090 – ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
CASO PRÁTICO
Caso 1
Analise os seguintes estabelecimentos e proponha seus critérios. 
1. A, B e C são comerciantes independentes que compartilham os mesmos locais, geralmente atuam com total independência entre si. Imaginemos agora que A informa mal um comprador sobre a qualidade de certa mercadoria, pois sabe que está em má́ condições e a vende como se fosse de primeira. É evidente que A atua sem ética e que B e C não estão envolvidos nesta imoralidade. Em dependência das circunstâncias, B e C poderiam ter alguma responsabilidade de advertir o cobrador, porém, essa responsabilidade será́ relativamente fraca. 
O Comerciante A atua sem pudor, de forma antiética, ao vender seus produtos com má qualidade, como se fosse um produto de primeiríssima qualidade, ocasionando consequências aleatórias e certas aos comerciantes B e C, que também devem vender os mesmos produtos da mesma marca, mas de forma ética com a finalidade real do produto. A insatisfação do cliente com o produto inferior ao exposto a ele no momento da compra, impactará negativamente a todos os demais que trabalham com o mesmo produto, já que sabemos que a melhor / pior propaganda é de boca em boca.
2. X, E e Z são sócios empresariais. E e Z chegam a se inteirar de que X, atuando em nome da sociedade, tenta defraudar um cliente em forma similar à que A usou no exemplo anterior. Agora E e Z estão envolvidos na imoralidade de X e têm uma responsabilidade especial, que é certamente mais forte que a dos estranhos, de fazer o que razoavelmente podem para evitar que X realize a transação. Se a fraude fosse consumada já, teriam a obrigação de que a sociedade (negócio) repare a perda ao cliente. Inclusive se X morre, todavia teriam a obrigação de restituir a perda do cliente a partir dos ativos da sociedade. 
Essa é famosa responsabilidade solidária, assim com um casamento civil, todos os sócios arcarão com o resultado das atitudes do sócio X, seja boa ou ruim. No caso citado, a ação dos sócios E e Z devem ser imediatas para eliminar ou amenizar o dano causado por X, visando evitar um prejuízo maior do que o existente, seja financeiro, social ou ético.
3. O dono de um restaurante “ensinou” seus trabalhadores a despachar bebidas alcoólicas de menor qualidade solicitadas pelos clientes considerando que o cliente não era capaz de detectar a mudança em determinadas horas da noite. Meses depois, o restaurante foi vendido, a cultura ficou implementada, porém, o novo dono não sabia sobre o procedimento. Um certo dia um dos empregados lhe revelou o segredo e argumentou acerca de sua efetividade. O novo dono, após pensar, aceitou e deixou implementada tal cultura. Avalie o comportamento de cada um dos envolvidos. 
O primeiro dono do restaurante criou uma cultura errônea eticamente de lucro sobre os preços e qualidades das bebidas servidas para seus clientes após apresentarem os primeiros sintomas do alcoolismo. Foi totalmente imoral e antiético. Os funcionários também agiram de forma imoral e antiética ao não informar aos clientes e ao novo dono esse procedimento enganoso, mesmo com o perigo de perder o emprego, nada substitui a sua honra e moral. Similar também agiu o novo dono, que por estar iniciando um negócio, deveria sanar todas as problemáticas do proprietário anterior visando aumentar suas receitas em comparação com a gestão do primeiro dono.
4. A Ford desenvolvia o modelo Pinto. A empresa percebeu que o tanque de gasolina podia incendiar em caso de choque com muito mais frequência do normal. A análise de custo fez com que a companhia colocasse no tanque de gasolina um escudo metálico nos carros, aumentando, assim, o custo unitário em 11 USD/carro. Tomar uma decisão negativa significava considerar que as vidas humanas afetadas e destruídas pelos tanques de gasolina com falhas valiam menos de 11 USD/carro. 
De acordo com Rogers e Blenko (2006), nos negócios, a principal moeda é a decisão. Todo sucesso, todo percalço, toda oportunidade agarrada ou perdida é fruto de uma decisão que alguém tomou ou deixou de tomar. 
A decisão tomada sem considerar a ética e a moralidade, poderá gerar muito lucros sim, levando em consideração o fator sorte, porém se muitos acidentes ocorrerem sem que o escudo seja suficiente para evitar que o tanque de combustível pegue fogo, será descoberto um padrão e a empresa pagará muitas indenizações na justiça, podendo até falir por ter usado má fé na omissão dos escudos. 
De acordo com a PPLWARE (2019), fato similar aconteceu na Europa quando a Volkswagen (VW) desenvolveu uma tecnologia fraudulenta ao fabricar carros de passeio movidos à diesel. Nas propagandas teriam autonomia de 1.200 km/litro e emissão de poluentes abaixo dos carros similares movidos à gasolina. Resultado, com a fraude descoberta, a VW teve de recolher 370 mil carros e pagar 100% dos valores pagos pelos clientes. 
Caso 2
5. Apresente seus critérios sobre o seguinte enunciado: “Atuar com inteligência e considerar os interesses dos demais. Atuar de acordo com a ética exige que consideremos não apenas a eficácia ou justificativa dos meios que empregamos para uma decisão, mas também o valor dos fins, a justificativa ética do objetivo que se pretende de acordo com os valores que compartilhamos” 
Segundo PEDRO (2014), o fato de não partilharmos de uma sinonímia conceitual de base entre ética e moral não nos permite considerar a sua distinção como se de uma separação hermética de conceitos se tratasse, dado que tanto a ética necessita da moral como a moral da ética: aquela, de sentido normativo, porque constitui matéria-prima de reflexão crítica e de fundamentação da moral, e esta porque necessita do caráter profundamente interrogante e comunicativo daquela condição da sua evolução. 
Costuma-se dizer que os fins justificam os meios, de modo que, para alcançar um fim legítimo, todos os meios disponíveis são válidos. No caso da ética, porém, essa afirmação deixa de ser óbvia, já que uma sociedade que compartilha seus valores de forma justificada, assim como os meios empregados em uma decisão e seus fins alcançados, denomina a lealdade entre seus membros, baseada na confiança recíproca.
De acordo com DESCONHECIDO (2013), no caso da ética, portanto, nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação. Em outras palavras, fins éticos exigem meios éticos. A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes.
Caso 3
6. Que considerações você̂ pode assinalar sobre o cumprimento da responsabilidade social do hospital ante a situação exposta no caso? 
Com a referência do caso Atenção hospitalar vs. Dinheiro, avalie se é compatível a aplicação prática da responsabilidade social corporativa, com o objetivo empresarial de obtenção de benefícios de forma sustentada. 
Segundo SOBANIA (2015), a emergência representa uma situação ameaçadora, brusca e que requer medidas imediatas de correção e de defesa. Também significa acidente e necessidade urgente. A urgência no dicionário médico consta como um estado patológico que se instala bruscamente em um paciente, causado por acidente ou moléstia e que exige terapêutica médica ou cirúrgica urgente. Que urge, que deve ser feito com rapidez.
Pelo nosso Código Penal, Código Civil e pelo Código da Ética Médica, é vedado ao médico deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, colocando em risco a vida dos pacientes, incluindo acidentes em frentes às suas residências e aos seus locais de trabalho. Médicos jamais podem negar socorro a quem quer que seja. Esta é a obrigação maior da profissão médica e, sem discussão, através dos tempos, o respeito pela vida de outra pessoa. Dai o porquê de devermos ser sempre contra a greve na emergência e por extensão à pena de morte e à tortura.
Dito isso, é claro que o hospital
em questão e seus funcionários somente tem responsabilidade social com o dinheiro e não com a vida, já que o hospital poderia ter prestado os primeiros socorros ao mendigo e, depois do paciente estar estável, ou seja, fora do perigo de morte, far-se-ia a transferência do mendigo ao hospital público. 
A prática da responsabilidade social corporativa, com o objetivo empresarial de obtenção de benefícios de forma sustentada é viável, desde que todos seus funcionários - do chão de fábrica aos conselheiros, diretores e presidente - sejam ativos nessa prática, incluindo ainda, nas descrições da missão e visão da empresa. É indispensável citar que o equilíbrio é ponderador dos resultados positivos corporativos, sejam eles comuns, morais, éticos, sociais e financeiros. 
7. Resuma os aspectos positivos e negativos em relação à proteção do meio ambiente neste caso de estudo.
Aspectos Positivos = Localização (Costa caribenha da Costa Rica), névoa, redor do albergue bem cuidados e atrativos, rio limpo, selva com arvores centenárias, fauna silvestre, albergue construído no estilo da Selva (não assentado no solo), albergue pequeno e sem condicionador de ar.
Aspectos Negativos = pesca do tarpão e do robalo.
8. Como pode encaixar um pequeno albergue para turistas aficionados à pesca em um entorno de natureza? 
De acordo com LOUREIRO (2005), o encaixe de um pequeno albergue para turistas aficionados à pesca em um entorno da natureza só é viável economicamente e ambientalmente se efetivar a combinação: do respeito à capacidade de carga do local, da implantação e construção com o mínimo impacto, da criação de sinergias positivas; da integração entre as esferas públicas e privadas; e da participação da população local.
9. Que estratégias para contra arrestar os problemas ambientais atuais e futuros se devem desenvolver no albergue para pescadores Tropicana? 
A melhor estratégia que o Albergue deve desenvolver é a implementação da ISO 14000, que se baseia no sequenciamento ordenado das ações de: política ambiental, planejamento, implementação e operação, melhoria contínua, revisão pela direção e verificação e ações corretivas, permitindo ao empresário a(o):
· Definição dos aspectos e dos impactos ambientais significativos para a organização;
· Desenvolvimento dos objetivos e das metas para demonstrar desempenho ambiental;
· Estabelecimento de programas de administração ambiental; e
· Definição da política ambiental da organização.
Bibliografia
Tomadores de decisões: estilos que fazem à diferença -SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos08/106_decisao_Seget.pdf
Volkswagen poderá ter de recolher 370 mil carros a diesel na Europa (2019). Disponível em: https://pplware.sapo.pt/motores/volkswagen-recolher-carros-diesel-europa/
PEDRO, A.P (2014) - Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2014000200002
Desconhecido (2013) - Valores Éticos ou Fins Éticos - 2º Anos. Disponível em: http://filosofiaemvalores.blogspot.com/2013/10/valores-eticos-ou-fins-eticos-2-anos.html
Sobania (2015) - A ética na emergência. Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/biblioteca_virtual/des_etic/15.htm
LOUREIRO (2015) – Resort e ecoturismo: sinergia positiva ou negativa? Disponível em: http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/leonardo_vasconcellos_loureiro.pdf
		Página 2 de 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais