Buscar

Tarefa de Auto Avaliação -DD012 - Gestão e direção de operações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DD012 - Gestão e direção de operações
1) O que é um sistema de manufatura flexível? Qual é a sua principal vantagem?
É uma célula altamente automatizada de tecnologia de grupos, que consiste em um grupo de estações de trabalho de processos, interligadas por um sistema automático de carga, armazenamento e descarga de materiais.
Sua vantagem principal consiste na capacidade de processar vários produtos e quantidades de produção que podem ser ajustados em resposta aos comportamentos da demanda.
2) Para um hospital, identifique os seguintes elementos:
· insumos primários do hospital;
· recursos usados pelo hospital;
· função de transformação primária do hospital;
· resultado desejado típico do hospital.
Insumos primários: pacientes.
Recursos: conhecimento do recurso humano, fornecimentos e tecnologia.
Função de transformação primária: atenção em saúde, alteração fisiológica.
Resultado desejado típico: seres humanos saudáveis.
3) Por que a capacidade de um sistema produtivo pode ser expressa como resultados potenciais de acordo com um sistema de operações?
Porque o sistema por si só restringe os resultados que a organização pode obter em matéria de operações. Consequentemente, a capacidade implica uma taxa de produção viável, e portanto, projeta resultados potenciais.
4) No que consiste a revisão periódica de inventários? Em que tipo de sistemas produtivos ela poderia ser aplicada?
Consiste em um processo contínuo de revisão dos níveis de inventários, aplicando-se, certamente, em sistemas produtivos em que a rotatividade de artigos é alta, mas não se pode determinar uma taxa de rotatividade estável.
5) Explique o efeito da estratégia corporativa sobre a estratégia de operações e a estratégia de marketing.
Os clientes da organização têm efeito direto sobre a estratégia da organização, afetando diretamente a estratégia de operações e o marketing. Portanto, a estratégia de operações deve especificar a maneira como a companhia pretende utilizar suas capacidades de produção para oferecer suporte à estratégia corporativa. A estratégia de marketing aborda a maneira como a empresa pensa vender e distribuir seus bens e serviços.
6) A organização HJK produz ao mês um total de 200 artigos. Depois de um processo de reconversão tecnológica, o total de artigos que a organização produz aumentou em 40. Qual foi o incremento de produtividade?
Resultados do passado: 200.
Resultados do presente: 240.
Diferença de produtividade = ((240-200)/200)*100=20% Positiva.
O incremento da produtividade foi de 20%.
7) A organização J, em seu processo produtivo, compõe-se de três processos: A, B e C. A precede B e B precede C. A capacidade de A é de 100 artigos/dia, de B é de 80 artigos/dia e de C é 150 artigos/dia. Atualmente, todo o sistema obtém 60 artigos por dia. Por que a eficiência do sistema é de 75%?
Porque o gargalo, que neste caso é o processo B, indica a máxima capacidade do processo (80 artigos por dia). Então, se o sistema chegar a 60 artigos, portanto, o cálculo da eficiência seria:
(60/80)*100= 75%.
O cálculo da eficiência deve ser realizado em relação ao gargalo, pois é o processo que restringe o funcionamento e, consequentemente, os resultados do sistema.
8) A empresa SLMG obteve receitas por vendas de $6.750.000, em que os custos variáveis foram de $3.420.000 e os custos fixos de $2.130.000. Qual deve ser o nível de vendas para não ganhar e tampouco perder?
Vendas em ponto de equilíbrio= 2.130.000*(1/(1-(3.420.000/6.750.000)).
Vendas em ponto de equilíbrio= 2.130.000*(1/0.49)= 4.346.938.
O nível de vendas para não ganhar nem perder deve ser de $4.346.938.
9) Observe a preparação de uma comida/prato em uma cozinha (faça-o você mesmo ou observe outra pessoa fazendo). Analise os movimentos ao redor da cozinha e descreva-os. Logo, sugira 8 formas em que a distribuição da cozinha possa ser melhorada.
Algumas vezes, ao realizar o desenho de uma moradia nos centramos em espaços como a sala ou os dormitórios e nos esquecemos de outros igualmente importantes como a cozinha. Erro grave, pois este é um espaço em que trabalhamos durante muito tempo e por isso é preciso que ele seja funcional e prático a todo momento. Por isso, trazemos algumas sugestões de como fazer com que esse espaço seja prático e estético, incluindo algumas observações para aproveitá-lo ao máximo. As áreas que qualquer cozinha deve ter são três:
· pia e despensa;
· trabalho;
· cozimento.
A idéia é que o percurso utilizado seja da despensa à pia e logo à área de cozimento. Por isso, a pia deve ser colocada perto da lava-louça. Também terá de ser considerada a distância pertinente entre a área de cozimento e a área de trabalho. Há algumas disposições de cozinhas que são muito comuns e todas respondem a necessidades específicas. São elas:
· em linha: utilizada em espaços estreitos, tendo como solução a localização da pia no centro a fim de reduzir as distâncias;
· em paralelo: funciona perfeitamente para pessoas que passam muito tempo na cozinha, devido ao amplo espaço que se produz entre esses dois blocos e por encurtar os deslocamentos quando se tem uma função frente a outra. Deve-se, portanto, localizar a área de limpeza e a área de cozimento no mesmo bloco;
· em 'L': adapta-se facilmente a muitas moradias, pois permite deixar livre uma área em que, dependendo das dimensões, pode-se colocar a mesa ou simplesmente as cadeiras quando recebermos visitas. Não será necessário percorrer grandes distâncias porque, com essa disposição, a mesma se reduz. Entre a pia e a geladeira, igualmente às demais áreas, colocam-se áreas de cozimento;
· em 'U': convém para áreas retangulares e de amplas dimensões. Se as paredes são aproveitadas, pode-se criar várias áreas de armazenamento;
· em ilha: só podem ser colocadas em espaços de amplas dimensões. Essa nova área faz com que os trabalhos nela desenvolvidos sejam mais harmônicos, trazendo elegância;
· em península: é uma espécie de nova despensa, pois aqui podemos guardar muitas coisas necessárias, deixando o espaço de trabalho livre.
10) A organização SLMG utiliza um processo de inspeção na área de recepção de materiais. Não obstante, está executando um programa geral de redução de custos. Uma redução de custos possível seria a eliminação de um dos pontos de inspeção. Esse ponto inspeciona um material que possui um conteúdo defeituoso de 4%. Ao inspecionar todos os artigos, o inspetor pode retirar todas as unidades defeituosas. Ele é capaz de revisar 50 unidades por hora. A taxa por hora para esse cargo, incluídos os tributos, é de 9 pesos. Se o cargo de inspeção é eliminado, as unidades defeituosas entrarão na linha de montagem de produtos e, posteriormente, terão de ser substituídas a um custo de 10 pesos por peça, quando forem detectadas as não-conformidades na prova de produto, desenvolvida no final do processo.
Este ponto de inspeção deve ser eliminado?
Qual é custo relacionado à inspeção de cada unidade?
· Custo pela não inspeção: 20 pesos por hora. Custo pela inspeção: 9 pesos por hora. Portanto, é melhor inspecionar, que é menos custoso.
· Cada unidade custará 0.18 pesos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais