Buscar

Prova Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Os pronomes podem ser utilizados como recursos linguísticos importantes para a construção da cadeia de referentes textuais. Nesse sentido, costuma-se, por meio de um pronome (pessoal, possessivo, demonstrativo ou relativo) retomar um elemento citado no texto. Leia o texto a seguir e responda:
"Para o professor, um dos maiores problemas é que o Estado simplesmente não tem preparação para lidar com ESSE tipo de violência: "Primeiro é preciso tipificar o crime como ofensa religiosa, e em geral as delegacias não estão qualificadas para isso", afirma. "Se uma mãe de santo vai à delegacia denunciar intolerância religiosa, o delegado pergunta se ela fez macumba para o vizinho, o que fez para merecer aquilo", diz Carolina Rocha."
A palavra "esse", destacada anteriormente, é um pronome que permite identificarmos que o texto não inicia na frase apresentada. Classifique que tipo de pronome é "esse" e explique sua conceituação a partir do uso do texto.
FONTE: D'ANGELO, Helô. As origens da violência contra religiões afro-brasileiras. Folha de São Paulo, 21 de setembro de 2017. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/violencia-religiosa-candomble-umbanda/. Acesso em: 14 dez. 2018.
	Resposta Esperada:
A palavra "esse" é um pronome demonstrativo, cuja função é a de apontar para outros elementos no interior do próprio texto. Nesse caso, o uso de "esse", precedido a "tipo de violência", indica que o texto, anteriormente, explicitou alguma violência específica (vinculada à intolerância religiosa) diante de outras violências presentes na sociedade.
	2.
	Cada falante, ao fazer uso da fala, utiliza a língua de acordo com sua necessidade, seu grau de escolaridade, sua faixa etária ou região em que vive. Sendo assim, a diversidade dessa utilização leva a diversas variantes. Com base no exposto, diferencie: nível culto ou formal de nível informal.
	Resposta Esperada:
Nível formal:
É utilizado por pessoas escolarizadas.
É utilizado por meios de comunicação escrita, como: livros, jornais e revistas.
Neste nível há o cuidado com as regras gramaticais.
É utilizado em situações de cerimônia.
Nível informal:
É mais espontâneo.
É coloquial, utilizado no dia a dia, em conversas informais.
Não segue as normas gramaticais, segundo a linguagem padrão.
É muito utilizado nos diálogos, no qual se procura maior agilidade na transmissão da mensagem.

Outros materiais