Buscar

PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL AV DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
AVALIAÇÃO FINAL – DISCURSIVA
	1.
	A governança corporativa nasceu em razão de conflitos empresarias e de interesses dos sócios e da diretoria, no que tange à condução da empresa e práticas de gestão adotadas, sendo classificado como um modelo administrativo recente. Disserte sobre os princípios básicos da governança corporativa.
	Resposta Esperada:
As boas práticas da governança corporativa se convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização. Seus princípios compreendem:
A TRANSPARÊNCIA: disponibilizar aos interessados as informações pertinentes; a EQUIDADE: diz respeito à forma de tratamento dos sócios e demais colaboradores, devendo ser de uma forma justa, não sendo admitido nenhum tipo de ato discriminatório; a PRESTAÇÃO DE CONTAS: compreende a obrigação dos agentes do governo em prestar conta de seus atos e ações; a RESPONSABILIDADE CORPORATIVA: se caracteriza pelo zelo na sustentabilidade das organizações, com visão global de futuro.
	2.
	Um modelo de administração pública brasileira é a patrimonialista, que tem sua história cravada no patrimonialismo, ou até conhecido como coronelismo, que hoje não está mais em vigor no Brasil. Com base nessa afirmativa, descreva os conceitos que definem o modelo patrimonialista de administração pública.
	Resposta Esperada:
No modelo patrimonialista, a participação da sociedade na gestão pública era praticamente nula. Esse modelo trouxe várias consequências à sociedade, sendo que as decisões eram tomadas de forma praticamente única pelos coronéis. Mas esse modelo serve de aprendizado para os modelos futuros, colocando a sociedade em primeiro plano no que tange ao trato dos recursos públicos. Naquela época, os ocupantes de cargos públicos eram passados de pai para filho, com nomeação direta, prática essa hoje considerada ilegal, por se tratar de nepotismo, ou até clientelismo.

Continue navegando