Buscar

AVALIAÇÃO FÍSICA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O laboratório experimental é o lugar especialmente criado para o desenvolvimento de teorias científicas que respondem a perguntas do tipo "Por que?" ou "Como?". No laboratório, a metodologia que se busca seguir durante as atividades laboratoriais é classificada como Método científico é quando se pretende levantar um problema sobre um fenômeno, observar algo realizando medidas diversas, buscando teorias que o expliquem os fatos observados com conceitos preestabelecidos, fazendo previsões utilizando teorias e modelos e realizando experimentos para se comprovar previsões teóricas. Além dessas operações básicas, existem mais atividades relacionadas com o método científico. Sobre o método científico, analise as sentenças a seguir:
I- Metodologia empírica.
II- Coleta de dados e organização em tabelas.
III- Plotagem dos dados experimentais em gráficos.
IV- Reportação dos dados experimentais por meio de relatório.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	Com o desenvolvimento e a evolução das teorias, métodos matemáticos e métodos científicos, cada vez mais há a necessidade da experimentação para comprovar esses modelos. De maneira geral, a experimentação se desenvolve de maneira paralela ao avanço de teorias científicas. Com isso, podemos relacionar essas atividades com o laboratório experimental. Há, sobretudo, a necessidade da experimentação empírica, baseada em observação e testes, especialmente para a eliminação de hipóteses não verdadeiras. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O laboratório é o lugar especialmente desenvolvido para efetuar experiências, cujos resultados vão não só demonstrar se uma teoria é exata, como também sugerir onde é desnecessária, e a melhor maneira de corrigi-la.
(    ) O laboratório é o lugar especialmente desenvolvido para efetuar experiências, cujos resultados vão não só demonstrar se uma teoria é inexistente, como também sugerir onde é improvável, e a melhor maneira de corrigi-la.
(    ) O laboratório é o lugar especialmente desenvolvido para efetuar experiências, cujos resultados vão não só demonstrar se uma teoria é equivocada, como também sugerir onde é falsa, e a melhor maneira de corrigi-la.
(    ) O laboratório é o lugar especialmente desenvolvido para efetuar experiências, cujos resultados vão não só demonstrar se uma teoria é falsa, como também sugerir onde se equivoca, e a melhor maneira de corrigi-la.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	Na determinação de medidas experimentais confiáveis, há a necessidade de equipamentos específicos de modo que esses no deem uma medida adequada. No caso de um experimento onde realiza-se medidas diretas de um corpo qualquer, qual seria o instrumento de medida mais indicado para se determinar a massa de um corpo?
	 a)
	Um dilatômetro.
	 b)
	Um paquímetro.
	 c)
	Um voltímetro.
	 d)
	Uma balança.
	4.
	Os locais para a realização de experimentos são denominados como laboratórios experimentais e o roteiro para o desenvolvimento do experimento é denominado procedimento experimental. Sobre o procedimento experimental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O acadêmico deve ter o cuidado de anotar todos os dados medidos, mesmo os que são considerados anômalos ou esquisitos.
(    ) Ao anotar um valor estranho, é importante anotar ao lado deste se houve algum fator estranho.
(    ) Ao corrigir um valor supostamente errado, usar sempre a borracha.
(    ) É muito importante acrescentar sempre o valor da incerteza associado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Existem áreas da ciência em que a experimentação é desnecessária, porém, em Física, utilizamos o método científico para corroborar a teoria. O método científico é um conjunto de critérios e procedimentos que permitem explicar, de modo confiável, as leis e os fenômenos naturais. Para executar o método científico, necessitamos de um procedimento experimental. Com relação ao procedimento experimental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nele encontram-se todas as etapas e a sequência correta das medições que devem ser feitas, bem como a montagem do aparato experimental.
(    ) Com ele, o acadêmico é capaz de verificar se todos os instrumentos listados encontram-se sobre a bancada e procede, em seguida, a sua montagem.
(    ) É importante que durante a montagem e a execução da prática experimental, o acadêmico esteja totalmente envolvido com ele, evitando distrações.
(    ) A concentração reduzirá radicalmente a margem de erro.    
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	6.
	Os locais para a realização de experimentos são denominados como laboratórios. Além dessa definição, existem conceitos científicos que devem ser entendidos para um procedimento experimental adequado. Sobre os conceitos de laboratório experimental e critérios para sucesso de uma experiência, analise as sentenças a seguir:
I- Um lugar desenvolvido para a produção de diversas técnicas; encontrar correlações que comprovem a teoria estudada.
II- Um local destinado ao ensino de diversas teorias; explicar os fenômenos que giram em torno do experimento.
III- Um lugar especialmente criado para o desenvolvimento de teorias que respondem a perguntas do tipo por que? ou como? a concordância das previsões do modelo com os resultados determinados de forma experimental é o critério final para o seu sucesso.
IV- Um local especialmente criado para o desenvolvimento de experimentos destinados a novos produtos; realimentar de forma contínua os dados do experimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	7.
	Para realizar um determinado experimento, utilizamos um equipamento qualquer para fazer as medidas diretas. Dependendo do tipo de equipamento utilizado, esse pode apresentar escadas de diferentes tamanhos. Considerando o aspecto relacionado com a divisão de unidades de uma determinada escala, como se classifica essa variação na graduação de uma escala?
	 a)
	Precisão.
	 b)
	Medição.
	 c)
	Exatidão.
	 d)
	Comprimento.
	8.
	Nas análises experimentais, fundamentalmente, existem dois tipos de medição para coleta de dados, realizados através da medida direta ou da medida indireta. A medida direta trata-se da medida real da propriedade do material, enquanto a medida indireta trata de uma medida baseada em uma medida direta. Sobre o conceito de medida direta, analise as sentenças a seguir:
I- É uma comparação puramente mecânica.
II- É a medida da densidade de um corpo.
III- É o cálculo de uma grandeza.
IV- É a relação direta entre a medida e o cálculo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	9.
	Os locais para a realização de experimentos são denominados como laboratórios. Além dessa definição, existem conceitos científicos que devem ser entendidos para um procedimento experimental adequado. Sobre o conceito de método científico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para a falsas:
(    ) O laboratório é o lugar especialmente desenvolvido para efetuar experiências, cujos resultados vão não só demonstrar se uma teoria é falsa, como também sugerir onde se equivoca, e a melhor maneira de corrigi-la.
(    ) Uma questão não pode
ter mais do que uma explicação científica. Às vezes, uma explicação pode incluir a outra ou completá-la.
(    ) Uma teoria nova deve conduzir aos mesmos resultados obtidos com as teorias aceitas em todos os casos que já comprovaram sua utilidade.
(    ) Uma nova teoria deve ter um modelo matemático ou um enunciado universal de seus princípios que seja breve e consistente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	A realização de medições é um aspecto fundamental na metodologia científica. Não existe observação ou análise sem medição experimental. Para que servem os dados medidos por meio dos instrumentos de laboratório?
	 a)
	Servem para determinar pontos em gráficos.
	 b)
	Servem para comprovar que a construção do gráfico está correta.
	 c)
	Servem para analisar os estudos através de gráficos.
	 d)
	Servem para comprovar a teoria em estudo.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais