A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AvaliAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 1

11
 11a Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Cardoso (2006) relata que a informação e a comunicação têm, cada vez mais, assumido um papel importante na prática de gestão empresarial no mundo globalizado. O chamado campo de estudo da comunicação empresarial tem sido, nas últimas décadas, a área de fundamentação teórico-conceitual e de desenvolvimento de práticas comunicacionais que permite às empresas desenvolverem suas estratégias de negócios. No entanto, as transformações constantes ocorridas no campo sociopolítico e no econômico e o avanço significativo de tecnologias de informação têm colocado em xeque os fundamentos da disciplina comunicação empresarial e permitido a elaboração de novos enfoques teóricos [...] e técnicos que mudam significativamente a maneira de entendermos a informação e a comunicação na gestão dos negócios. Texto disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6874/5447
Nesse contexto é possível afirmar que:
I. A comunicação empresarial vem se aperfeiçoando permanentemente, o que tem permitido, cada vez mais, a ampliação dos níveis de satisfação dos empregados em relação ás ações comunicacionais das empresas para as quais trabalham;
II. Novas abordagens, associadas à comunicação empresarial, têm surgido em função das transformações sociais, políticas e econômicas, além do substancial incremento das tecnologias de informação;
III. As tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) vêm trazendo, mais e mais, custos para as organizações, na medida em que acabam se tornando indispensáveis no dia a dia de qualquer organização;
Está correto o que se afirma em:
		
	
	Apenas a alternativa I          
	 
	As alternativas I e II         
	 
	Apenas a alternativa II  
	
	Apenas a alternativa III
	
	Apenas as alternativas I e III    
		
		12
 12a Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	O Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) é o processo essencial para o gestor que deseja encontrar oportunidades de crescimento para os membros de sua equipe. Trata-se de um desafio constante que requer atenção.
Saber quais são as carências de conhecimento ou habilidades dos colaboradores, possibilita identificar as dificuldades e lacunas que impedem o desenvolvimento profissional e a obtenção de resultados alinhados com os objetivos da organização.
Por meio desse processo, é possível praticar uma eficiente gestão de conhecimento e tomar decisões sobre as melhores formas de abordar as competências atuais e as exigidas pelo mercado.
Disponível em: https://www.targetmultimidia.com.br/blog/como-fazer-o-levantamento-de-necessidades-de-treinamento/. Acesso em 12.09.2020
Considerando o texto descrito, avalie as afirmativas que seguem:
I. Na etapa do levantamento das necessidades de treinamento - LNT são identificadas as competências que o colaborador precisa desenvolver, pois não está apresentando no momento atual. É aquilo que ele deveria saber fazer, mas que não faz. Seja por uma falta de conhecimento, habilidade ou atitudes.
II. Na etapa do levantamento das necessidades de treinamento - LNT é importante considerar os objetivos da organização, pois a partir da análise dos objetivos da organização e as competências que os colaboradores possuem, verifica-se que competências deverão ser desenvolvidas.  
III. Na etapa do levantamento das necessidades de treinamento - LNT se avalia as competências que faltam ao colaborador desenvolver, que foram identificadas no processo seletivo.
 
		
	 
	I e II, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I,II e III.
		13
 13a Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Cada vez mais torna-se crucial que os avanços tecnológicos sejam acompanhados, e as organizações de todos os portes e segmentos de atuação saibam fazer uso adequado destes recursos, tornando os seus sistemas de informação atualizados ao ponto de serem considerados como vantagem competitiva neste aspecto.
Partindo desta premissa, leia com atenção as alternativas propostas e identifique aquela que apresenta corretamente quais são consideradas diferenças básicas entre Internet e Intranet:
		
	
	A Internet é um conjunto restrito de redes que se inter-relacionam em ambientes específicos enquanto a Intranet é o sistema gerencial de redes dos protocolos de Internet que visa à supervisão de banco de dados de uma instituição
	 
	A Internet consiste em um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados a um protocolo que permite o acesso a informações e a todo tipo de transferência de dados ao passo que a Intranet consiste em uma rede privada de computadores que se assenta sobre a suíte de protocolos da Internet
	
	A Internet corresponde a uma rede partilhada de informações que serve de apoio para consultoria empresarial em um sistema aberto enquanto a Intranet funciona com os mesmos propósitos porém de forma fechada
	
	A Internet diz respeito a um sistema de troca de informações, de caráter global, entre computadores enquanto a Intranet executa a mesma troca, no entanto restrita a dois ambientes: o domiciliar e o empresarial, com sistemas de protocolos diferenciados
	 
	A Internet se refere a uma suíte de redes que trocam informações das mais variadas ordens enquanto a Intranet se refere, exclusivamente, a um protocolo de redes empresariais que retroalimenta o banco de dados utilizados pelo serviço de Internet na empresa.
		
		14
 14a Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	Texto adaptado extraído de https://economia.uol.com.br/notícias/sindicatos-perdem-90%-da-contribuição-no-1-ano-pos-reforma - em setembro de 2020.
Os sindicatos, antes da reforma trabalhista, tinham uma fonte de renda considerável que advinha da contribuição sindical compulsória, aquela na qual o trabalhador era obrigado a contribuir anualmente com um dia de salário. Essa fonte secou pós reforma trabalhista (Lei 13.467/2017). A contribuição sindical antes obrigatória passou a ser facultativa, o que levou muitos sindicatos a perderem arrecadação, isso porque a contribuição oriunda da associação sindical não se revelou significativa a ponto de contribuir financeiramente para o equilíbrio da entidade.
Diante do quadro apresentado conclui-se que:
		
	
	Mesmo com a perda de arrecadação os sindicatos continuam fortes e representativos, mas não podem mais fazer acordos coletivos.
	
	Os sindicatos reconhecem que se instalou uma crise de representatividade e legitimidade e estarão fora das convenções coletivas de trabalho.
	 
	Tornar cada empregado um associado do sindicato será uma das principais tarefas para recuperar parte da arrecadação perdida.
	
	Os sindicatos continuam com seus deveres e prerrogativas e podem negociar direto com às empresas o desconto da contribuição sindical.
	
	Com a perda da arrecadação os sindicatos agora só devem cobrar das empresas a parte que lhe compete no valor da contribuição sindical.
		
		15
 15a Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	O cenário do mercado atual e as perspectivas do novo normal, pós a pandemia do COVID-19, tendem a reforçar a necessidade de se considerar o empreendedorismo como uma alternativa real para a continuidade. E, por natureza, o Brasil já é reconhecido como um país em que a atividade empreendedora é intensa e cada vez mais crescente.
Por outro lado, o profissional que consegue intraemprender, precisa apresentar a visão sistêmica, o foco na produtividade, e a clara compreensão da característica da lucratividade no negócio, como aspectos presentes na estrutura do seu perfil.
Baseado nesta afirmativa, quais das competências listadas a seguir, podem ser compreendidas como essenciais para o profissional de Recursos Humanos, neste contexto:
		
	
	Flexibilidade e Negociação
	 
	O conjunto das alternativas de competências proposto, atende à premissa do enunciado desta questão
	
	Coragem para assumir riscos e Senso de oportunidade
	
	Orientação para a ação e Tomada de Decisão
	
	Iniciativa e Busca por soluções