A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
ANTIDIARREICOS_ Os Drogas

Pré-visualização | Página 1 de 1

ANTIDIARREICOS
Amanda Cristina Jesus dos Santos
Alisson Antônio da Silva 
Tulio César Pereira
Valter Rodrigues de Oliveira Júnior
Antidiarreicos 
Entende se por diarreia a eliminação frequente das fezes.
Não é uma doença, mas um sintoma de algo está desequilibrado.
Sua persistência pode levar a doença.	
 Os antidiarreicos incluem fármacos antimotibilidade, adsorventes, antissecretores, probióticos, e alguns fitoterápicos.
Antidiarreicos 
Fármacos antimotibilidade
Opioides, se ligam a receptores no SNE e inibem a acetilcolina, diminuindo a peristaltismo.
Anticolinérgicos, bloquear os receptores muscarínicos , impedindo ação da acetilcolina. 
Ex. Loperamida e Tintura de Ópio.
Antidiarreicos 
Adsorventes
Os fármacos adsorventes,como hidróxido de alúminio ,carvão ativado e metilcelulose, atuam adsorvendo toxinas intestinais ou microrganismo e/ou revestido e protegendo a mucosa intestinal. Podem interferir na absorção de outros fármacos.
Antidiarreicos 
Antissecretores 
Minimizam a saída de líquidos e eletrólitos para o lúmen intestinal ,reduzindo a passagem de líquido, como o Salicilato de bismuto.
Antidiarreicos 
Repositor da flora Intestinal
Mecanismo de ação básico dos probióticos é a competição entre microrganismos benéficos e patogênicos. As bactérias e fungos administrados produzem agentes químicos que comprometem o crescimento dos demais: ácidos (lático, acético e propiônico), peróxidos, bacteriocinas, surfactantes, enzimas proteolítcas e dentre outros exemplos
Ex. Os mais comuns são as bactérias produtoras de ácido lático como Lactobacillus sp e Bifidobacterium sp e leveduras do gênero Saccharomyces (especialmente, S. boulardii).
Antidiarreicos 
Fitoterapicos 
Sabe-se que a maioria dos extratos de plantas exibe atividade antidiarreica por meio de um ou mais dos seguintes mecanismos, atividade antissecretora, maior absorção intestinal, efeito antimicrobiano e ação antiespasmódica.
Antidiarreicos 
Fitoterapicos 
Outros mecanismos mais específicos nos quais as plantas medicinais tradicionais atuam no quadro diarreico são o bloqueio de canal de cálcio dependentes de voltagem (JANBAZ et al., 2016), mecanismo antimuscarínico, inibição da butirilcolinesterase (ALAM et al., 2016), inibição da enzima fosfodiesterase (REHMAN et al., 2015), ativação de canais de K+ sensíveis ao trisfosfato de adenosina (KHAN et al., 2016), aumento da atividade da Na+ -K + ATPase no intestino delgado, e diminuição da concentração de óxido nítrico (SAHEED; TOM, 2016).
Antidiarreicos 
Fitoterápicos 
Plantas Medicinais mais usadas são: Cajueiro, Goiabeira , Romãzeira e a jurubeba.
As partes mais utilizadas para o extrato são as folhas, que podem ser tiradas em grande quantidade e não levam a morte da planta.
Referencias 
WHARLEN, Karen; FINKEL, Richard; A.PANAVELIL, Thomas. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: artmed, 2016. p. 409-409.
BRAND, Katia; ANTUNES, Margarida; ALVES, Giselia. Diarreia aguda: manejo baseado em evidências. Jornal da pediatria, Pernambuco, v. 1, n. 1, p. 36-43, mai./2015.
SILVA, A. R. L. D. F. C. PLANTAS MEDICINAIS COMPROVADAS CIENTIFICAMENTE COMO ANTIDIARREICAS: UMA REVISÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E PATOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA1, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 1-67, jun./2018.