Buscar

Avaliação Final (Discursiva) -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. A Lei 5.692/71 foi promulgada em um momento em que o país estava em fase de grande expansão da economia. Com essa lei o ensino profissional nas séries do 2º grau tornou-se obrigatório. Diante desse contexto, disserte sobre o objetivo para a promulgação dessa lei.
FONTE: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 8 abr. 2020.
	Resposta Esperada:
A Lei no 5.692, de 1971, reorganizou o ensino primário e o secundário, então denominados ensinos de 1º grau e ensino de 2º grau. Essa lei possibilitou a formação do magistério para o ensino de 1º e de 2º, para formar o professor polivalente para as as quatro primeiras séries do 1º grau, formação de nível de 2º grau, para formar o professor apto a lecionar até a 6ª série do 1º grau; licenciatura curta, destinada a preparar o professor para uma área de estudos e a torná-lo apto a lecionar em todo o 1º grau, o professor de uma área de estudos, com alguma especialização em uma disciplina dessa área, apto a lecionar até a 2ª série do 2º grau; formação para a licenciatura plena. A Lei no 5.692/71 previa a criação de cursos profissionalizantes para atender ao processo de industrialização que precisava de mão de obra e preparação de trabalhadores qualificados. O conhecimento científico ficou novamente em segundo plano. Essa lei estabeleceu a obrigatoriedade na profissionalização do ensino de 2° grau, atual Ensino Médio.
	2.
	Muitas propostas foram desenvolvidas para melhorar o ensino de ciências. Para que o aluno aprenda ciências resultando numa aprendizagem significativa, são necessárias mudanças nas metodologias pedagógicas utilizadas. Diante das propostas de renovação para o currículo de ciências, destaque duas características de cada uma dessas propostas: ensino tradicional, ensino por descoberta e ensino expositivo.
	Resposta Esperada:
ENSINO TRADICIONAL:  
? As práticas pedagógicas do passado ainda são referência para nortear a didática do professor.
? Alguns traços ainda estão muito presentes na educação tradicional, como, por exemplo, ensinar o aluno a reproduzir conhecimentos ao invés de permitir que ele produza seu próprio conhecimento.
? O ensino tradicional fica restrito à transmissão de informações em sala de aula.
? O professor é o detentor do conhecimento e não possibilita o trabalho em equipe.
? Esta forma de ensinar se preocupa com a quantidade de conteúdo e não com a reflexão dos alunos sobre eles.
ENSINO POR DESCOBERTA:
? O conhecimento é adquirido por meio do método científico para a obtenção de verdades.
? Este ensino passou a ter um caráter experimental.
? Os alunos deveriam seguir uma sequência de etapas, repetindo-as em busca da comprovação.
? Essas etapas já possuíam um resultado preestabelecido.
? Este ensino por descoberta teve como objetivo superar o ensino tradicional e valorizar a ação científica.
? O aluno passa a assumir um papel mais ativo no processo de aprendizagem.
ENSINO EXPOSITIVO:
? No ensino expositivo, o aluno  deve participar de forma ativa na construção do conhecimento, e o professor atua como mediador.
? A aula expositiva pode contribuir muito na aprendizagem dos alunos, mas, para isso, o professor precisa elaborar metodologias e fazer bom uso delas.
? As metodologias aplicadas devem ser alternadas com outras metodologias para garantir a eficácia da aprendizagem.
? Os conteúdos ensinados aos alunos devem ser relevantes, claros e presentes na estrutura cognitiva do aluno, dando a possibilidade de elaborar novos conceitos, atribuindo-lhes significados.
? No ensino expositivo, o aluno precisa estabelecer conexões com os conhecimentos prévios para produzir novos conhecimentos.

Outros materiais