Buscar

Bioeletrogênese Cardíaca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Transcrição: Aula Bioeletrogênese Cardíaca
A civilização asteca pré-colombiana fazia sacrifícios humanos (escravos, própria população) para que a colheita fosse boa no próximo ano.
No ritual, a vítima era levada ao topo da pirâmide e em seguida colocada em uma laje de pedra fechada por quatro paredes, e depois era cortado por um sacerdote com uma faca feita de pedra. O coração era removido e colocado em uma tigela e ainda batendo, colocado em frente a estátua do deus que estava sendo honrado. 
Existe um sistema próprio inerente/intrínseco do coração que consegue gerar/conduzir potencial de ação. É por isso que mesmo um coração transplantado ele continua batendo no momento do procedimento. 
Histologia do músculo cardíaco:
Não é isolado eletricamente, diferentemente do músculo esquelético. Se eu estimulo uma célula esquelética o potencial será apenas daquela célula, mesmo a outra célula esteja coladinha do lado, nada acontece. No músculo cardíaco os discos intercalares possuem junções abertas, então o miocárdio é o principal templo de sinapses elétricas, pois as células estão interdependentes eletricamente, é um sincício, se estimulamos uma célula o impulso se propaga por todo o músculo, separadamente átrios e ventrículos. Pois não há interação entres os átrios e ventrículos e a única estrutura que tem essa conexão é o nodo atrioventricular.
Potencial de Ação Cardíaca (Miocárdio):
Canais de sódio: abrem em -60
Canais de potássio: abrem em -50
Na membrana externa do retículo sarcoplasmático da célula muscular cardíaca existem canais de cálcio (abrem em -40) - principal diferença entre o musculo esquelético e cardiaco, pois no musc. cardiaco é necessário maior quantidade de calcio para atuar na actina e miosina para a conração muscular.
Em repouso: canais iônico fechamos. Na célula, que não seja o nó sinusal, é necessa´rio um estímulo que venha lá do nodo sinoatrial, ele deve ser capaz de elevar o potencial de repouso até -60 (abertura dos canais rápidos de sódio) entrada maciça de sódio e a célula despolariza (até aqui = esquelético). Quando houve a despolarização o potencial passou pelo limiar de abertura dos canais potássio, a partir daí eles começam a se abrir, houve uma leve repolarização (início de uma repolarização) com a saída de potássio. Na despolarização também passou pelo limiar de abertura dos canais de cálcio de uma forma mais lenta que os canais de potássio. Como o cálcio está mais concentrado fora houve um trânsito de entrada do íon cálcio. Então ao mesmo tempo que temos saída de potássio temos entrada de cálcio então a célula ela para sua repolarização e permanece por um tempo com o potencial no mesmo estágio (platô). Só depois de um longo período que os canais de cálcio se fecham e permanece apenas os canais de potássio abertos aí ocorre a repolarização da célula. Isso tudo leva 250-300 milissegundos. Ou seja o potencial de ação do miocárdio é muito mais duradouro (longo) que o potencial de ação do musc. esquelético, isso se deve ao longo período que o canal de cálcio fica aberto.
No coração precisa apenas de um potencial, por ser muito longo, já é suficiente para a contração cardíaca. No platô que acontece a sístole, contração cardíaca. O tempo que dura o potencial de ação é o tempo que dura a sístole. 
Se eu medir em diferentes partes do coração o potencial de ação vamos perceber que em algumas partes ele é menor, ou seja, o platô é menor, e em outras o platô e maior o que determina isso é a quantidade de canais de potássio, quanto + canais de potássio menor será o potencial de ação, ou seja, o platô, contração mais rápida.
Nodo Sinusal
As célula desse nodo são células musculares atriais menores, e praticamente não tem actina e miosina para se contraírem e o diâmetro da fibra é menor, na parte posterior do músculo direito. Tem canal de sódio e de potássio e canal de cálcio. Existe em todas as células cardíacas, pequenos poros, canais de vazamento que sempre estão abertos. Esses poros estão em maior quantidade presente no nodo sinusal do que em qualquer outra parte do coração e eles perminetem o vazamento pequeno mas constante de íons sódio e cálcio, principalmente sódio. Esse vazamento constante de sódio, íon positivo, atrapalha a negatividade da célula, que ao invés de ter -90mV em repouso, possui o repouso de -65mV devido a entrada constante de íon positivo, nunca tendo -90mV. Essa células então não ficam tão negativas quanto o restante do coração. 
O canal de sódio tem três estados, ativo (dentro aberta e fora fechada); aberta e inativação. A célula do nó nunca chega a -90mV, portanto ela nunca abrirá o canal de sódio, sendo inútil/inativo para a célula. Porém a entrada de sódio pelo poro é constante, deixando o interior da célula positivo, vagarosamente, perdendo a negatividade da célula. Então o potencial de repouso dessa célula não é estável, não é reto, ele vai subindo porque o sódio entra constantemente. Quando chega em -40mV abri o canal de cálcio, ele entra dentro da célula, e despolariza a célula. Então no nó é o canal de cálcio que realiza a despolarização, dessa forma ela não possui platô. 
Com o canal de potássio aberto, e a célula positiva devido a entrada de íons cálcio, ocorre a expulsão de potássio, e a célula repolariza até -65mV, que é o valor de repouso dessa célula. 
No entanto, os poros estão a todo momento deixando íons sódio/cálcio entrarem o que aumenta o potencial de repouso e todo o processo ocorre novamente.
É no nó que nasce o potencial de ação que se espalha por todo o coração, e ocorre sem inervação. É isso que torna o nó o marcapasso natural do coração, a presença da quantidade de porosidade de canais de vazamento. 
Esse nodo recebe influência do sistema nervoso autônomo.
1. Estímulo Simpático: neurônio simpático - libera noradrenalina - ligação no receptor beta 1 - aumento da permeabilidade para cálcio/sódio - aumento da Fc, taquicardia (a curva chega mais rápido no -40 mV) 
2. Estímulo Parassimpático: neurônio parassimpático - libera acetilcolina - ligação no receptor muscarínico - aumento permeabilidade do potássio (sai mais) - hiperpolarização - diminuição da Fc, bradicardíaca (demora mais para atingir o -40 mV)
O nodo sinusal faz parte da musculatura atrial, portanto ele faz sinapse elétrica com o restante da musculatura atrial, tudo que ocorrer nele, se espalha pela musculatura atrial. Existe um segundo nodo, o nodo sinoatrial, ele e o nodo sinusal terão uma ligação fisiológica,vias internodais, onde existe uma ligação mais rápida entre os nodos, 0,03 segundos. Esse nodo atrioventricular funciona como um resistência, circuito elétrico, o potencial de ação vem passando rapidamente e ao chegar no nodo atrioventricular tem pouca junção do tipo gap aberta e por isso atrasa/retarda a passagem dos íons células a célula e ai o potencial gasta 0,13 segundos para passar dentro dele, ou seja, o potencial gasta 0,16 segundos para chegar no ventrículo. 
Depois que o potencial chega no ventrículo é justamento o contrário, as fibras de purkinje são de altíssima transmissão, pois possuem muitas junções abertas, isso é importante para que todas as porções do ventrículo recebam o estímulo ao mesmo tempo e contraírem ao mesmo tempo.

Outros materiais