Buscar

Literatura Infantojuvenil LET39 Avaliação Final Discursiva Pedagogia Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Literatura Infantojuvenil (LET39)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
Parte superior do formulário
	1.
	Para ser bem-sucedida, "a criança deve receber ajuda para que possa dar algum sentido coerente ao seu turbilhão de sentimentos. Necessita de ideias sobre a forma de colocar ordem na sua casa interior, e com base nisso ser capaz de criar ordem na sua vida. [...] A criança encontra este tipo de significado nos contos de fadas" (BETTELHEIM, 2007, p. 10). Disserte sobre o poder dos contos de fada no contexto infantil.
FONTE: BETTELHEIM, B. A psicanálise de contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
	Resposta Esperada:
Bettelheim defende o poder dos contos de fadas pelo viés do psicanalítico. Para o autor, o conto de fada favorece a passagem da fase infantil para a fase adulta. Além disso, os contos de fadas tradicionais são modelos na educação familiar, favorecendo a tal da hierarquia assimétrica que tem predominado nas relações entre maturidade e infância.
	2.
	Observe os versos que seguem:
Um gosto de amora
comida com sol. A vida
chamava-se: "Agora".
FONTE: Disponível em: <http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html>. Acesso em: 10 abr. 2013.
Os versos precedentes constituem o Haicai, uma forma poética, de origem japonesa, caracterizada pela concisão e pela objetividade. Essa modalidade tenta captar um momento da natureza ou a passagem do tempo. Nesse sentido, disserte sobre a brevidade do Haicai, por ser constituído de dezessete sílabas poéticas.
	Resposta Esperada:
O haicai é um poema breve porque está de acordo com as fases da existência humana: ascensão - apogeu - decadência. Concentra em reduzido espaço um pensamento poético e/ou filosófico, geralmente inspirado nas mudanças que o ciclo das estações provoca no mundo concreto. Assim sendo, seu objetivo é atingir a simplicidade, tendo como artifício a humanização da natureza e a correspondente naturalização do ser.
Parte inferior do formulário

Continue navegando