Buscar

Av1 - Relações Interpessoais e Administração de Conflitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Conforme TOGNETTA (2003), é possível propor atividades que trabalhem com a afetividade na escola. Entretanto, deve-se destacar que a expressão de sentimentos não garante autodomínio, isto é, propostas não garantem comportamentos virtuosos.Sobre este assunto, a autora demonstra que: “Não são mágicas que permitirão ao professor superar todos os seus problemas de comportamentos inadequados, até porque, aplicadas de maneira isolada, essas propostas não se substanciam poderosas a ponto de causarem mudanças”.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Nenhum progresso pode conquistar a aplicação dessas atividades num ambiente cujas crianças experimentem uma relação de autoritarismo com seu professor.
PORQUE
II- Sem relações de confiança, não há garantias de que se construam personalidades autocontroladas, por isso é importante atividades que trabalhem com a afetividade na escola.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.
2)É importante destacar que, o tipo de mensagem transmitida nessa forma de usar as palavras reduz a resistência, diminuindo o gasto de tempo e de energia com justificativas ou defesas. No momento em que estamos envolvidos em alguma situação ruim [...] o ideal é que os envolvidos nos conflitos sejam incentivados a pensarem em soluções para resolvê-los e não terem que se preocupar com acusações.
Fonte: DEDESCHI, S. C. Linguagem do educador: como realizar uma comunicação mais eficaz? XVII Simpósio Rio-clarense de Educação, ética e Diversidade: Construindo homens e mulheres de valor na escola. Rio Claro, julho de 2010. Disponível em: http://conviveremais.com.br/produto/linguagem-do-educador-como-realizar-uma-comunicacao-mais-eficaz/.
Com base nesse contexto apresentado, analise as seguintes afirmativas:
I– Fazer uso de linguagem descritiva não é tarefa fácil, porque no cotidiano escolar é difícil ter o controle das nossas próprias emoções.
II– Na linguagem valorativa, o professor ensina o aluno a expressar seus sentimentos e, ao fazê-lo, torna-se modelo para as crianças/adolescentes e os gestores da escola.
III– Tanto a linguagem descritiva quanto a valorativa descreve fatos, comportamentos e sentimentos sem fazer uso de juízos de valor.
IV– É importante trabalhar com os envolvidos criando situações para que reflitam e falem a respeito do ocorrido e dos sentimentos, possibilitando que eles cheguem a uma resolução (sem que o professor solucione os problemas pelos alunos).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
· a)I e II, apenas.
· b)I e IV, apenas.
Alternativa assinalada
· c)I, II e III, apenas.
· d)I, III e IV, apenas.
· e)II, III e IV, apenas.
3)Os elogios valorativos envolvem julgamentos ao caráter do aluno, referindo-se à personalidade da pessoa e podem gerar sentimentos negativos (ansiedade, medo, por exemplo). São elogios que tornam o indivíduo dependente de feedback social e impossibilitam a avaliação das próprias atitudes. Um elogio é construtivo quando descreve os esforços e realizações do aluno bem como os sentimentos relacionados.
Sobre os elogios valorativos e descritivos, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)Os elogios valorativos, também chamados de apreciativos, descrevem a realização dos alunos e seus esforços na realização da tarefa, promovendo a autonomia do sujeito.
· b)Dentre os problemas derivados dos elogios descritivos, verifica-se que este tipo de elogio pode produzir a falta de autoconfiança e aumento da ansiedade e pânico.
· c)Se os elogios motivam os alunos, podem ser considerados um poderoso remédio, e por isso, não deve-se ter cautela no seu uso.
· d)Um elogio é construtivo quando o enfoque está na atitude e na postura do estudante, que são validadas pela expressão dos sentimentos do professor, cabendo ao aluno a avaliação e o julgamento sobre si.
Alternativa assinalada
· e)Nossa linguagem enquanto educadores deve ser exclusivamente valorativa e, ao optarmos por fazer uso dos elogios, torna-se opcional adotarmos elogios construtivos.
4)Segundo Piaget, afirmar que a inteligência e a afetividade são indissociáveis pode envolver duas significações bastante diferentes: a) num primeiro sentido, pode-se querer dizer, com essa afirmação, que a afetividade intervém nas operações da inteligência, que ela as estimula ou as perturba, que ela é causa de aceleração ou de atraso no desenvolvimento intelectual, mas que ela não poderia modificar as estruturas da inteligência enquanto tais; b) num segundo sentido, pode-se querer afirmar, ao contrário, que a afetividade intervém nas estruturas da inteligência, que ela é fonte de conhecimento e de operações cognitivas originais.
Fonte: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O lugar da afetividade e do desejo na relação ensinar-aprender. Temas psicol.,  Ribeirão Preto ,  v. 1, n. 1, p. 31-44, abr.  1993
Com base no contexto apresentado, analise as afirmações a seguir.
I– Piaget não considera a afetividade como aspecto central da personalidade nem do desenvolvimento, mas atribui papel fundamental no processo de construção do conhecimento, seja de si mesmo como do mundo.
II– O desenvolvimento da afetividade e da inteligência não são correspondentes e contemporâneos existindo em cada fase do desenvolvimento da inteligência um tipo de afetividade que seria passível, inclusive, de ser desconsiderado.
III– Há um destaque para a importância e presença da necessidade, dos interesses e da motivação para o funcionamento da inteligência.
IV– A afetividade é considerada importante para a aprendizagem escolar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
· a)Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
· b)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
· c)Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
· d)Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
· e)Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
5)Agora pensemos: se a razão fosse a única determinante das atitudes morais presentes na conduta humana, como explicar a existência de sujeitos altamente inteligentes, capazes de levantar hipóteses e pensar sobre todas as possibilidades, mas nada morais? Nem Freud, cujas teses revolucionam as teorias que estudam o homem e, dessa forma, torna-se menos idealista que Piaget sobre a possibilidade do agir moral, nem esse último poderiam desconsiderar tal aspecto. Essa é a maior contribuição de Piaget. Porém, seu modelo é todo um esforço por estudar a gênese do conhecimento humano e, portanto, a regularidade das condutas humanas, que são compostas sempre pelos dois aspectos: inteligência e afetividade. Por isso, ressalta o próprio sujeito como agente. Toda sua obra revela a ação do sujeito sobre o que entende por objeto e mesmo as reações desse último são estudadas diante das projeções que procedem do sujeito. As relações estabelecidas entre sujeito e objeto (considerando aqui, pessoas, idéias e objetos materiais, como Piaget pretendia) são constituídas de energia, de afetividade. Nessas relações, projetam-se os investimentos afetivos, revelando os valores que vão se formando na relação com o outro.
Fonte: TOGNETTA, L. R. P.; ASSIS, O. Z. M. de. A construção da solidariedade na escola: as virtudes, a razão e a afetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 49-66, jan/abr. 2006
 
Neste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
 
(    ) A aprendizagem e o desenvolvimento sociomoral não são indissociados e relações equilibradas e satisfatórias são obtidas através de um processo de construção eaprendizagem.
(    ) Muitos professores consideram que os conflitos deveriam ser ocorrências atípicas e, diante de brigas e atritos, demonstram insegurança e não conseguem intervir de modo construtivo, tomando decisões e agindo de forma punitiva ou ignorando e, até mesmo, baseando suas intervenções no senso comum.
(    ) Trabalhar com a afetividade na escola significa relevar comportamentos considerados inadequados, e acarinhar as crianças.
(    ) A afetividade está na possibilidade de construção da autoestima e autocontrole, permitindo que ao falar a respeito de si, possam se tornar pessoas equilibradas e empáticas.
(    ) Ao se analisar documentos científicos e governamentais, identificou-se que a afetividade é considerada desinteressante para a aprendizagem escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a)V – F – V – F – V.
· b)F – F – V – F – F.
· c)V – V – F – F – V.
· d)V – V – F – V – F.
· e)V – F – F – V – F.

Outros materiais