Buscar

AV2 Estomatologia I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

6.A doença de Addison ou o hipoadenocorticismo é a produção insuficiente do hormônio corticosteroide, causada pela destruição da córtex da glândula adrenal. Podendo ter causa autoimune ou infecciosa. Quais são os critérios de diagnóstico para doença de Addison?
R: O diagnóstico é elaborado quando estão presentes pelo menos dois dos seguintes critérios: hiperpigmentação muco-cutânea, candidose muco-cutânea crônica, hipoparatireoidismo, distrofia do ectoderma, hipogonadismo – hipergonadotrófico, vitiligo e anemia persniciosa.
7.Dentro do protocolo de atendimento do paciente em crise convulsiva é fundamental permanecer calmo e observar o paciente. Cite dois procedimentos que um cirurgião dentista jamais deve fazer quando o paciente estiver em uma crise convulsiva durante atendimento odontológico
R: Não realizar tentativa de imobilização do paciente à força, pois os movimentos são normais. A contenção do paciente deve ser passiva, de modo apenas a prevenir o paciente de atingir objetos próximos ou cair da cadeira acidentalmente. Não tentar inserir nada entre as arcadas dentárias (lençol ou mordedor de borracha) e nem forçar quaisquer instrumentos na tentativa de descerrar os dentes
4.Descreva como deve ser o manejo do paciente que está realizando hemodiálise e explique o principal cuidado que temos que ter com o paciente que está fazendo uso de Heparina. 4.Descreva como deve ser o manejo do paciente que está realizando hemodiálise e explique o principal cuidado que temos que ter com o paciente que está fazendo uso de Heparina.
R: Realizar procedimentos no dia seguinte a realização da hemodiálise. Evitar que procedimentos sejam realizados no dia que o paciente realizar hemodiálise devido ao uso da heparina, a qual aumenta o risco de sangramento por ser um anticoagulante. Não se pode realizar hemodiálise com heparina por até 48h após a realização de procedimentos cirúrgicos. O tempo de consulta e procedimentos devem ser fracionados – menor quantidade de anestésicos, condições sistêmicas, sangramentos, cicatrizações, estresse e fadiga – do paciente. Instrução de higiene oral e controle do periodonto – clorexidina de forma inicial a qualquer tratamento. Hipossalivação e xerostomia – Colonização por fungos, bactérias e síndrome da ardência bucal.
8. Paciente TSH, gênero masculino, 30 anos, obeso, casado, sem filhos. Nega qualquer outra comorbidade. A última consulta médica foi realizada há um ano para exame admissional, e no mesmo período foi realizado exame laboratorial, no qual apresentou concentração de glicose no jejum de 120 mg/dl. Sua queixa principal é "boca seca e dor no dente". Durante anamnese o paciente relata muito cansaço, poliúria, polidipsia e queda de cabelo importante. Foi observado pele seca e rouquidão na voz. Na história familiar destaca os pais diabéticos. Durante o exame físico sua pressão encontrava-se com valores de 180 x 110 mmHg e glicemia em 200mg/dL. No exame clínico o paciente apresentava periodontite apical aguda do dente 46, hipossalivação e glossite atrófica. Quais sintomas relatados pelo paciente durante a anamnese podem fazer o profissional suspeitar de diabetes mellitus ainda não diagnosticada?
R: Periodontite apical aguda, glicemia alta em jejum, glicemia elevada no exame clínico, histórico familiar com diabetes presente (mãe/pai diabéticos) e poliuriaoliúria/polidipsia.
5. Explique a importância do controle da glicêmico e pressão arterial na redução dos riscos relacionados a progressão da nefropatia diabética
R: A nefropatia diabética é ocasionada devido à longa exposição à glicemia elevada, mau controle da pressão arterial, níveis lipolíticos, tabagismo e fatores genéticos. Cerca de 30% dos pacientes com diabetes mellitus desenvolvem nefropatia diabética, especialmente em conjunto com hipertensão arterial. O risco cardiovascular de um paciente diabético do tipo II é o equivalente ao de um não diabético com infarto prévio, e esse risco aumenta mais com a ocorrência da nefropatia diabética.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais