Buscar

Avaliação discursiva de Representação Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jaqueline Pereira da Silva (2601874)
	
	Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650529) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26515515
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Catalogação Cooperativa, contextualizada nos estudos e esforços de Charles Coffin Jewett, tem sido um dos temas com relevância no contexto atual da atuação do bibliotecário, em especial, potencializada com o advento das TICs e da internet. Disserte sobre as implicações das TICs e da internet na Catalogação Cooperativa.
	Resposta Esperada:
O advento tecnológico impactou de maneira expressiva as várias esferas da sociedade e, em especial, as formas de lidar com o fluxo informacional. Desde então, as tecnologias e a internet passaram a estar presentes em todos os contextos de vida de milhares de pessoas e demais rotinas organizacionais, empresariais e culturais. Atualmente, não se é possível viver sem a praticidade e agilidade inerentes da tecnologia e tudo está conectado o tempo todo e a qualquer lugar do mundo.
As Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs, implicaram e continuam a influenciar nas formas de pensar e fazer a Representação Descritiva da informação, em especial, no final do século XXI e no decorrer do século XX. Atualmente, está cada vez mais contundente os esforços para que as bibliotecas se unam e façam a integração das atividades relativas ao processamento técnico da informação para potencializar a disseminação da informação e do registro bibliográfico, afim de evitar esforços na atividade de catalogação de uma obra quando ela já tenha sido catalogada por outro profissional em outra biblioteca. Ainda motivados pelas ideias de Jewett, as ferramentas e padrões elaborados para o tratamento técnico da informação têm como um de seus objetivos principais o de evitar o retrabalho, valorizando o tempo dos profissionais envolvidos na catalogação, aliado a redução de custos e insumos.
Desse modo, estudos para as melhorias nas práticas e o desenvolvimento de tecnologias e novos modelos conceituais para a redefinição das regras e conceitos relativos à catalogação, de maneira direta e indireta, potencializam cada vez mais a efetividade da Catalogação Cooperativa.
Evidencia-se a importância de se participar de maneira ativa dos estudos e readequações dos pressupostos que direcionam as normativas e regras de catalogação para que se possa atribuir a estes uma aceitação, por exemplo, em contexto brasileiro, dessas novas realidades.
	2.
	Ações como as da Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia - Association of Library and Information Professionals (ADBS) -, da França, dão indicativos do que seria ideal no que se referem aos principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações especializadas em Informação. Disserte sobre esses indicativos e de que maneira os bibliotecários devem se atentar para abranger algumas dessas competências, em especial, durante a sua formação.
	Resposta Esperada:
*A Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia (ADBS) elaborou guias profissionais e definiu os principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações especializadas em Informação. *Refere-se a uma lista com 33 domínios de competências nestas especialidades, separadas em cinco principais grupos. *Diante disso, não seria presunçoso afirmar que as competências descritas em cada um dos campos deveriam compor o perfil ideal de um bibliotecário e sua atuação na complexa sociedade da informação e do conhecimento no contexto atual. *Das várias competências e habilidades elencadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Biblioteconomia no Brasil, tem-se: processar a informação registrada em diferentes tipos de suporte, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação. *Os currículos vão se aperfeiçoando à medida que as tecnologias evoluem. *As disciplinas de catalogação devem abordar as normas e padrões nacionais e internacionais de descrição adequadas aos diferentes suportes. *Além disso, o ensino da catalogação está permeado por uma série de determinantes, de fatores sociais, políticos, ideológicos e tecnológicos.
*O caminho consiste também em maior estímulo à participação em congressos, seminários e encontros organizados por associações ou agrupamentos de profissionais, professores e demais interessados.
Parte inferior do formulário

Outros materiais