Buscar

Atividade para Revisao II und

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Bacharelado em Direito
	Disciplina: Introdução a Economia
	I Período 
	Estudo Dirigido para II Avaliação
	Professor: Talinny Lacerda
	Aluno(a): Ivan Arrais da Mota
Demanda e Oferta 
1. Considerando a Lei Geral da Demanda, quais variáveis podem interferir na demanda de mercado, e como isso ocorre? R - O preço e o gosto ou preferência pelo produto, depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço
2. O que acontece em situações de excesso de demanda (equilíbrio) e excesso de oferta? R - No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos produtos escassos. Quando ocorre excesso de oferta, os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. 
3. Como se classificam os bens de acordo com o preço de bens relacionados e de acordo com a renda do consumidor? 
R - São bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário. Os bens classificam-se  em:  Bens  Móveis,  Bens  Imóveis,  Bens  Tangíveis, e Bens Intangíveis. 
4. Explique cada uma das situações a baixo com a lei da demanda e da oferta: 
a) Quando uma frente fria atinge o Rio Grande do Sul, o preço da carne bovina aumenta; 
 R- Se a oferta aumenta a tendência é a demanda diminuir. 
b) Quando ocorre uma guerra no Oriente médio o preço da gasolina sobe; 
 R- Quando o preço sobe a demanda diminui
Política Fiscal 
1. Quais os objetivos de política Macroeconômica? Explique resumidamente. 
R - Os principais objetivos da política macroeconômica são os seguintes: alto nível de emprego; estabilidade dos preços; crescimento da população; distribuição equitativa da renda. Dizer que a proporção do investimento em relação ao PIB está baixa na economia brasileira, é um tema de política macroeconômica.
2. Defina oferta agregada e demanda agregada de bens e serviços. Quais hipóteses são feitas para esses conceitos no modelo keynesiano básico?
R – Oferta Agregada é tudo aquilo que está a disposição da população para aquisição em um período no tempo. Demanda Agregada é a soma dos gastos agregados dos quatros agentes macroeconômicos, família, empresa, governo e setor externo. 
3. Coloque-se na posição de uma autoridade governamental e dê um exemplo de uma medida de política fiscal para cada um dos casos a seguir: 
a) desemprego de recursos produtivos; 
R- Para combater este desemprego de recursos, o governo deve aumentar o gasto público ou reduzir os impostos, de forma a elevar a demanda agregada.
b) inflação de demanda; 
R - O governo deve reduzir o gasto público líquido, seja por elevação dos impostos ou pela redução dos gastos do governo, ou pelo estímulo as importações.
c) desigualdade na distribuição entre classes de renda 
R - Pela elevação de gastos, por meio de elevação de impostos das classes mais ricas, dado o Teorema do Orçamento Equilibrado, podemos estimular a Demanda Agregada e reduzir a desigualdade entre as classes de renda.
Política Monetária 
1. Defina moeda e suas funções.
R – Instrumento aceito pela coletividade para orientar transações econômicas e instituído por lei.
2. Quais as funções do Banco Central? Quais os instrumentos de que dispõe para operar a política monetária? 
R – Responsável pelo controle de emissão de moeda e pela execução de politica monetária e cambial. Os instrumentos para operar a politica monetária são: controle de emissões, deposito compulsório, operação com mercado aberto e regulamentação da moeda e do crédito.
3. Coloque-se na posição de uma autoridade monetária e apresente dois instrumentos de política monetária para cada um dos objetivos a seguir: 
a) expansão do nível de atividade; 
R – Neste caso, a autoridade deve promover uma expansão monetária por meio de emissão de moeda ou por meio de uma operação de open market de recompra de títulos públicos, por exemplo.
b) política anti-inflacionária.
R - Neste caso, a autoridade monetária deve promover uma retração monetária, por meio, por exemplo, de uma elevação das reservas compulsórias dos bancos comerciais ou por meio de uma operação de open market de venda de títulos públicos para o mercado, retirando desta forma moeda de circulação.

Outros materiais