Buscar

Atividade MORMO zoonoses

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Defina:
SVO - Serviço Veterinário Oficial, constituído pelo MAPA e Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária (OESA). É responsável pelas ações oficiais de defesa sanitária animal.
UNIDADE EPIDEMIOLÓGICA: É o grupo de animais com probabilidades semelhantes de exposição ao agente epidemiológico, pode ser uma propriedade rural ou várias, um vilarejo, um parque de exposições.
FOCO: Presença de pelo menos um (1) caso confirmado pelo serviço veterinário oficial, em uma unidade epidemiológica
VÍNCULO EPIDEMIOLÓGICO: Possibilidade de transmissão do agente infeccioso entre casos confirmados da doença e outros animais susceptíveis, localizados ou não, em um mesmo estabelecimento.
ELIMINAÇÃO DO FOCO: Conjunto de medidas de defesa sanitária animal, definidas e aplicadas pelo serviço veterinário oficial, com objetivo de eliminar as fontes de infecção em uma unidade epidemiológica e impedir sua transmissão e dispersão.
Questões:
1. Qual o tempo máximo que o SVO tem para ser notificada do caso suspeito?
O SVO da UF deve ser notificado do caso suspeito em prazo não superior a 24 (vinte e quatro) horas.
2. Por onde começar? (Ver legislação IN 6/2018 MAPA)
Identificar o animal suspeito e coletar sangue para ser feito o exame laboratorial; enviar a amostra devidamente identificada ao laboratório credenciado junto da requisição para o exame de mormo; informar e comparecer às convocações do MAPA e dos Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária (OESA).
2.1 – O que fez este animal ser notificado como suspeito de mormo? 
O animal do caso em questão, apresentou quadro clínico compatível com mormo: febre, secreção nasal mucopurulenta, lesões cutâneas, linfadenomegalia.
2.2 – Deve-se realizar algum exame? Se sim, qual? 
Exame laboratorial em laboratório credenciado, executado por médico veterinário habilitado, que fará a identificação do animal, a colheita da amostra, devidamente identificada, acondicionada e conservada, acompanhada de formulário para requisição de exames de mormo corretamente preenchidos. 
Havendo resultado diferente de negativo, o laboratório deverá encaminhar em até 24 horas, os relatórios de ensaios e requisições de todos os animais testados, ao OESA da UF.
2.3 – Todos os animais devem ser testados ou somente o suspeito? 
Primeiramente testar o animal suspeito, em caso de resultado positivo testar todos os animais da unidade epidemiológica.
2.4 - Existe possibilidade de haver outra unidade epidemiológica, além do Haras onde está o animal suspeito? Se sim, apenas indique qual.
Existe a possibilidade de ter uma unidade epidemiológica onde o animal vivia antes da troca entre amigos.
3. Definir conduta de acordo com o Art. 12.
Se resultado negativo, a suspeita foi descartada, o OESA deverá manter os registros auditáveis sobre o atendimento, incluindo os motivos do descarte da suspeita e desinterditar a unidade epidemiológica imediatamente.
4. Definir conduta, caso a investigação se encaixe no Parágrafo II do Art. 13.
Manter interdição da unidade epidemiológica; determinar e acompanhar eliminação do foco; eutanásia e, a critério do SVO, a realização de necropsia, com colheita de amostras e destruição da carcaça; coletar amostra para investigação sorológica dos demais equídeos da unidade epidemiológica; realizar investigação epidemiológica, incluindo movimentação dos equídeos do estabelecimento, pelo menos nos 180 dias anteriores a confirmação do caso, para identificar possíveis vínculos epidemiológicos; supervisionar destruição do material utilizado para cama, fômites e restos alimentares do animal infectado, e orientar medidas de desinfecção do ambiente; realizar investigação clínica e soro epidemiológica nos estabelecimentos locais de saúde pública.
5. Esquematize os passos para a eliminação de foco.
6. Quais são os critérios empregado para a desinterdição de um foco?
A desinterdição da unidade epidemiológica é feita com análise técnica e
epidemiológica do SVO. É necessário haver dois resultados negativos e
consecutivos nos testes laboratoriais. Todos os equídeos da unidade
epidemiológica devem ser testados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais