Buscar

Etapa 3 grupo cooperativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Etapa 3
1) O texto (AMARAL; COSTA, 2017) apresenta a avaliação contextualizada historicamente a partir das tendências pedagógicas tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sócio-histórica. Quais são as características da avaliação em cada uma dessas tendências?
Avaliação Tradicional – Esse tipo de avaliação acontece através de testes, provas escritas, é classificativa aos alunos cabe a simples tarefa de memorizar os conteúdos.
Avaliação Comportamentalista – Essa abordagem se preocupa em avaliar se o aluno aprendeu e se ele conseguiu alcançar os objetivos propostos, ou seja, a preocupação é com os resultados e não com o desenvolvimento do processo educativo.
Avaliação Humanista – Assim, o aluno atua como sujeito do processo educativo, faz a sua auto-avaliação e estipula metas pessoais que deve segui-las com o objetivo de atingir o seu próprio progresso..
Avaliação Cognitivista – A avaliação é realizada segundo parâmetros tirados da própria teoria da abordagem cognitiva, ou seja, o conhecimento adquirido é avaliado de acordo com normas qualitativas definidas. O erro passa a fazer parte do aprendizado e acaba sendo ponto de partida para os novos conhecimentos tendo em vista que o conhecimento é uma operação contínua.
Avaliação Sócio-histórica –  Esse tipo de avaliação possui função diagnóstica e analisa, mutuamente, o progresso tanto do aluno como o professor, identificando as dificuldades e os desenvolvimentos de cada um. Portanto, trata-se de um processo transformador e processual, podendo ser coletiva, individual e autoavaliativa.
2) Os vídeos indicados no roteiro abordam a avaliação numa perspectiva mediadora. Nessa perspectiva, por que é necessário avaliar? Qual é o significado dos instrumentos e metodologias em avaliação mediadora? 
Segundo Jussara Hoffmann (2009) a avaliação mediadora, exige  prestar muita atenção no aluno, conhecê-lo, ouvir seus argumentos, propor-lhe questões novas e desafiadoras, guiando-o por um caminho voltado à autonomia moral e intelectual, pois estamos vivendo um momento caracterizado por uma infinidade de fontes de informação, tratam de ideias semelhantes: é preciso conhecer o que pensa o aluno, como ele constrói o próprio conhecimento. Esse tipo de avaliação supera a prática da avaliação tradicional que media o conhecimento e passa a considerar o processo avaliativo como algo que motiva o aluno para que ele desenvolva suas habilidades e participe ativamente do seu processo de aprendizagem.
3) O texto (AMARAL; COSTA, 2017) apresenta a avaliação como uma ferramenta importante no processo educativo. Os autores a afirmam como algo que existe para auxiliar o professor quanto sua didática e prática pedagógica de modo a garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Nesse sentido, a avaliação amplia seu significado e resulta em processos interligados entre si. Nesses processos, os autores destacam diferenças na avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Quais são as características de cada uma?
A avaliação diagnóstica é realizada no início do processo educativo trazendo informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. Possui caráter preventivo, permite ao professor verificar o conhecimento prévio de cada aluno, se eles aprenderam o que lhes foi ensinado e permite também identificar suas dificuldades e buscar estratégias para superá-las.
A avaliação formativa deve ser realizada durante todo o período letivo e tem como objetivo principal analisar se os alunos estão alcançando os objetivos propostos, além de identificar possíveis deficiências na maneira de apresentar os conteúdos, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. Esse tipo de avaliação considera a evolução do aluno no decorrer do período analisado e vai muito além da atribuição de notas. 
A avaliação somativa acontece ao final do processo, valoriza os aspectos quantitativos em detrimento dos aspectos qualitativos e tem a função de classificar os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. Para Bloom (1983), a avaliação somativa "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso".
4) Amaral e Costa (2017, p. 11474 - 11475) apresentam modos de ver e conceber a avaliação da aprendizagem matemática. Segundo os autores, quais as características da tendência construtivista? E da tendência sócioetnocultural?
Na tendência construtivista a  avalição objetiva observa a capacidade de o aluno estabelecer relações e reflexões sobre um determinado objeto. Dessa forma a  aprendizagem era verificada à partir da verificação das relações que o sujeito realizava sobre o objeto,  o objeto e o outro em processo de interação e o papel desse objeto no contexto  social, ou seja, sua função e utilidade numa determinada sociedade.
Na tendência sócioetnocultural, parte do princípio de que não há uma única ciência matemática , mas, diversas expressões  matemáticas oriundas dos mais variados grupos sociais . Nesse sentido , a matemática é algo presente no cotidiano das pessoas. E dessa forma , na escola, a avaliação se dá pela observância da aplicação de conhecimentos matemáticos próprios , nas mais diversas situações existentes no contexto do aluno e na consequente sistematização desses conhecimentos na escola .
5) Qual concepção de avaliação pode ser adotada para avaliar um Projeto Didático interdisciplinar com ponto de partida no letramento matemático? Quais instrumentos podem ser utilizados para saber se os estudantes alcançaram os objetivos propostos no Projeto? Por quê?
As concepções dos professores, segundo os autores, perpassam pelo propósito de se realizar a avaliação, pelo modo instituído ao avaliar também pelo significado atribuído ao ato de avaliar , isto é a avaliação realizada incidiria sobre o que ? A partir da análise realizada os autores perceberam que existe uma multiplicidade significativa de instrumentos, mas um foco maior sobre a prova. A observação é um instrumento apontado, mas que não é inserido ou considerado pelos professores, seja na constituição de um resultado ou da necessária reflexão sobre o processo educativo.
Além desses, o uso do caderno e autoavaliação são considerados como instrumentos pertinentes ao processo avaliativo na matemática. O estudo aponta que os profetas consideram importante avaliar tanto de forma quantitativa como qualitativa, mas suas concepções  revelam fortemente uma tendência quantitativa quando consideram necessária a conversão do que o aluno aprendeu em um valor numérico, ou seja nota.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes