Buscar

atividades de controladoria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

• Pergunta 1 - 0,25 em 0,25 pontos
O planejamento é um processo em que são estabelecidos os objetivos e as metas, e a forma como alcançá-los pela empresa. Por isso, é uma importante ferramenta de gestão. A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O planejamento financeiro é um objetivo organizacional que oportuniza uma visão ampla do negócio.
POIS
II. É necessário conhecer as projeções financeiras e administrar corretamente o seu uso, para analisar o desempenho e indicar ações de correções de rumo. A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
• Pergunta 2 - 0 em 0,25 pontos
As atividades dentro do contexto organizacional são estruturadas considerando o fator tempo, ou seja, planejamentos a longo, médio e curto prazos. No curto prazo, temos o planejamento em nível operacional. Nesse sentido, assinale a alternativa que indique características do planejamento operacional.
Resposta Correta:
Define as operações rotineiras, executando as atividades de forma eficiente e eficazmente.
• Pergunta 3 - 0 em 0,25 pontos
Quando estamos diante de várias possibilidades, fazemos escolhas. Escolher é optar por uma alternativa a outra, é decidir sobre qual irá auxiliar para alcançar os objetivos determinados. As decisões podem ser classificadas em estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas. Sobre as decisões estruturadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As decisões estruturadas são iterativas e podem ser planeadas.
POIS
II. São decisões que se repetem e, por isso, uma vez parametrizadas, não é necessário reprogramá-las. A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
• Pergunta 4 - 0,25 em 0,25 pontos
Leia o excerto a seguir: "A Controladoria é vital para o planejamento a longo prazo de qualquer tipo de organização, com ou sem finalidades lucrativas. Fatores como a atual competitividade do mundo dos negócios, a globalização da economia, a abertura das fronteiras comerciais, a crescente preocupação com a ecologia e os aspectos sociais, entre outros, exigem um gerenciamento cada vez mais eficiente e eficaz das entidades." OLIVEIRA, L. M.; JUNIOR, J. H. P.; SILVA, C. A. S. Controladoria estratégica . 11. ed. São Paulo: Atlas, 2015. p. 22. O excerto trata, em termos gerais, do planejamento a longo prazo, também chamado de planejamento estratégico.
A respeito do planejamento estratégico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Faz parte do planejamento estratégico todo o processo que envolve decisões dos objetivos da empresa.
II. ( ) Uma vez definidos os objetivos da empresa, caso eles precisem ser alterados, é papel do planejamento estratégico fazer isso.
III. ( ) Todos os recursos necessários para que a empresa alcance seus objetivos são definidos no planejamento operacional.
IV. ( ) As políticas da empresa para aquisição e uso dos recursos necessários são determinados no planejamento tático.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
V, V, F, F.
• Pergunta 5 - 0 em 0,25 pontos
Informações sobre controles de custos, planejamento, orçamento e aferição dos desempenhos são alguns exemplos das informações que um sistema de informação da controladoria deve ser capaz de fornecer. Cada usuário tem uma necessidade informacional. Sobre as informações que o sistema de informação da controladoria proporciona aos diferentes usuários, analise as afirmativas a seguir.
I – Nas atividades, deve fornecer informações de gerenciamento das unidades de negócios, tanto relativas ao custo quanto aos resultados.
II – O sistema supre a empresa com informações que permitam sua gestão global.
III – As unidades de negócios recebem informações para gerenciamento dos resultados globalizados.
IV – Quanto aos produtos e serviços, as informações são sobre a rentabilidade e a gestão dos preços, por exemplo. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
Resposta Correta:
I, II e IV.
• Pergunta 6 - 0,25 em 0,25 pontos
Mesmo que ao tomarem suas decisões, os gestores possam ter o suporte de especialistas, a última palavra continua sendo deles, já que aspectos subjetivos estão presentes nesse processo. Um sistema de informações pode apoiar esse processo decisório ao parametrizar os tipos de decisões. Sobre as decisões semiestruturadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O sistema de informações, pode ser parametrizado com decisões semiestruturadas, já que são totalmente programáveis.
POIS
II. Ao detectar os desvios orçamentários, ele exerce a função de controle gerencial. A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
• Pergunta 7 - 0,25 em 0,25 pontos
Conceituar o que é uma informação adequada e com qualidade não é algo simples, tampouco consensual. No entanto, há na literatura uma abordagem que considera a qualidade intrínseca da informação, apresentando algumas dimensões. Sobre as dimensões da qualidade intrínseca da informação, analise as afirmativas a seguir.
I – Na reputação, as fontes e o conteúdo das informações não são confiáveis.
II – Uma informação tida como verdadeira e confiável forma o que chamamos de credibilidade.
III – A exatidão de uma informação, ou seja, livre de erro e correta, está presente na acurácia.
IV – Uma informação dúbia, bem como mutável, é qualidade da dimensão objetividade.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
Resposta Correta:
II e III.
• Pergunta 8 - 0,25 em 0,25 pontos
Para realizar o monitoramento de todo o sistema da organização, o controller utiliza ferramentas para mensurar e controlar as atividades. Por isso, é necessária a integração entre os sistemas contábeis e orçamentários. No que diz respeito ao planejamento operacional, assinale a alternativa que apresenta o que cabe ao controller ser realizado.
Resposta Correta:
Desenvolver um planejamento baseado no sistema de informação da organização e integrá-lo para otimizar suas análises.
• Pergunta 9 - 0 em 0,25 pontos
Um sistema de informação é formado basicamente de entrada/processamento/saída. Quando o usuário conhece detalhadamente o sistema, é possível gerar relatórios e análises mais adequadas para o processo decisório. Sobre a informação, no sistema de informação para gestão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As informações podem ser definidas como tudo aquilo que reduz a incerteza sobre um evento.
POIS
II. Elas comunicam mensagens que não devem surpreender seus usuários, mas apenas direcionar para um determinado padrão de decisões. A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
• Pergunta 10 - 0 em 0,25 pontos
Hoje as organizações precisam gerenciar com eficiência e eficácia suas atividades para se manter no mercado competitivo. A controladoria contribui nesse sentido, ao apoiar e fornecer informações para os gestores no planejamento e no controle das atividades. Sobre a atuação da controladoria, no controle das atividades, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A controladoria exerce sua função de controle quando as receitas e despesas estão dentro daquilo que foi planejado.
POIS
II. Controlar inclui agir para corrigir desvios que possam comprometer o que foi planejado para alcançar os objetivos. A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
 1
Marta
· Novato(a)
· 
· 
· Usuários
·  3
· 4 posts
Postado September 14, 2019
Atividade 3
ATIVIDADE 2
 
	Usuário
	 
	Curso
	CON04014 CONTROLADORIA PNA (ON) - 201920.3084.01
	Teste
	ATIVIDADE 2
	Iniciado
	01/09/19 10:09
	Enviado
	13/09/19 23:26
Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,25 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	301 horas, 17 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
·         Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Para realizar o monitoramento de todo o sistema da organização, o controller utiliza ferramentas para mensurar e controlar as atividades. Por isso, é necessária a integração entre os sistemas contábeis e orçamentários. No que diz respeito ao planejamento operacional, assinale a alternativa que apresenta o que cabe ao controller ser realizado.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	 
Desenvolver um planejamento baseado no sistema de informação da organização e integrá-lo para otimizar suas análises.
	Resposta Correta:
	 
Desenvolver um planejamento baseado no sistema de informação da organização e integrá-lo para otimizar suas análises.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois desenvolver um planejamento com base no sistema atual da empresa e fazer sua integração otimiza as análises, e é atribuição do controller a elaboração do planejamento operacional.
	 
	 
	 
·         Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Na elaboração de um sistema de informações, as transações devem ser integradas de forma que possa apoiar as operações e o processo decisório. Uma informação deve ter qualidade para ir ao encontro dos objetivos organizacionais. Considerando a qualidade da informação, temos uma abordagem que a classifica como qualidade percebida.
 
Na qualidade percebida, há algumas dimensões. Sobre essas dimensões, analise as afirmativas a seguir.
 
I – Sabemos que uma informação agrega valor quando seu uso traz alguma vantagem para a organização.
II – Quando a informação usada é útil para as tarefas, ela é uma informação relevante.
III – As informações precisam ser atualizadas conforme as necessidades das tarefas utilizadas, ou seja, são atemporais.
IV – Uma quantidade disponível de informação adequada ao uso forma a qualidade percebida chamada de completude.
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
 
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O valor agregado é quando a informação traz benefícios ou vantagens, a relevância está na aplicação e utilidade da informação, a atemporalidade está ligada a ter informações sempre atuais e na completude temos uma informação ampla e profunda, pois ter uma quantidade apropriada ao uso é uma dimensão de volume e não de completude.
	 
	 
	 
·         Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Leia o excerto a seguir:
"A Controladoria é vital para o planejamento a longo prazo de qualquer tipo de organização, com ou sem finalidades lucrativas. Fatores como a atual competitividade do mundo dos negócios, a globalização da economia, a abertura das fronteiras comerciais, a crescente preocupação com a ecologia e os aspectos sociais, entre outros, exigem um gerenciamento cada vez mais eficiente e eficaz das entidades."
 
OLIVEIRA, L. M.; JUNIOR, J. H. P.; SILVA, C. A. S. Controladoria estratégica . 11. ed. São Paulo: Atlas, 2015. p. 22.
 
O excerto trata, em termos gerais, do planejamento a longo prazo, também chamado de planejamento estratégico. A respeito do planejamento estratégico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e
F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) Faz parte do planejamento estratégico todo o processo que envolve decisões dos objetivos da empresa.
II. ( ) Uma vez definidos os objetivos da empresa, caso eles precisem ser alterados, é papel do planejamento estratégico fazer isso.
III. ( ) Todos os recursos necessários para que a empresa alcance seus objetivos são definidos no planejamento operacional.
IV. ( ) As políticas da empresa para aquisição e uso dos recursos necessários são determinados no planejamento tático.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É no planejamento estratégico que são decididos os objetivos da organização, as mudanças nesses objetivos, assim como os recursos para atingir tais objetivos e políticas a governar a aquisição, o uso e as disposição desses recursos.
	 
	 
	 
·         Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Hoje as organizações precisam gerenciar com eficiência e eficácia suas atividades para se manter no mercado competitivo. A controladoria contribui nesse sentido, ao apoiar e fornecer informações para os gestores no planejamento e no controle das atividades. 
 
Sobre a atuação da controladoria, no controle das atividades, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A controladoria exerce sua função de controle quando as receitas e despesas estão dentro daquilo que foi planejado.
POIS
II. Controlar inclui agir para corrigir desvios que possam comprometer o que foi planejado para alcançar os objetivos.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, já que a controladoria exerce a função de controle no processo de gestão, quando controla as atividades da organização. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, para exercer um controle efetivo, é preciso identificar desvios nos parâmetros fixados e agir para corrigi-los.
	 
	 
	 
·         Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Para conhecer melhor a realidade da organização é fundamental realizar um diagnóstico organizacional. Analisar os fatores que compõem o ambiente interno, tanto quanto os que compõem o ambiente externo, proporciona uma realidade com objetivos mais seguros.
 
Sobre o ambiente interno, a partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Diagnosticar o ambiente interno significa considerar as forças e as fraquezas da organização.
POIS
II. Esse diagnóstico é importante no sentido que auxilia para que todas as decisões sejam mais assertivas na gestão.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira: forças e fraquezas são os itens identificados quando analisamos o ambiente interno. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois quando temos um bom diagnóstico do que acontece internamente na empresa, podemos ter decisões melhores e mais assertivas.
	 
	 
	 
·         Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Um sistema de informação é formado basicamente de entrada/processamento/saída. Quando o usuário conhece detalhadamente o sistema, é possível gerar relatórios e análises mais adequadas para o processo decisório.
 
Sobre a informação, no sistema de informação para gestão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. As informações podem ser definidas como tudo aquilo que reduz a incerteza sobre um evento.
POIS
II. Elas comunicam mensagens que não devem surpreender seus usuários, mas apenas direcionar para um determinado padrão de decisões.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois as informações devem reduzir as incertezas
dos usuários, para que tomem decisões mais assertivas. A asserção II é falsa, pois as informações devem comunicar mensagens que, de alguma forma, possam surpreender seus usuários, como reduzir as incertezas, estimular a tomar determinado padrão de decisões, além de auxiliar no controle e planejamento.
	 
	 
	 
·         Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Um sistema de informação para a gestão econômica conta com dados, informação e conhecimento, cada um desses com conceito definido. O gestor precisa entender minuciosamente o software com que está interagindo; só assim poderá realizar suas tarefas e processos decisórios.
 
Com base nisso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F
para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) Em um sistema de informação, dado é a soma de todas as informações alimentadas no processo.
II. ( ) O dado é comparado à matéria-prima em uma indústria, ou seja, é a fonte da informação que ainda não foi tratada.
III. ( ) Por ser um elemento em estado bruto, o dado é considerado útil para os gestores tomarem decisões.
IV. ( ) Dado é um elemento que precisa ser trabalhado para que possa ser utilizado como informação.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Dado é um elemento em seu estado bruto, representando apenas uma fração das informações, e, se não for lapidado, em nada auxilia no processo decisório.
	 
	 
	 
·         Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Fornecer informações relevantes ao processo decisório é, sem dúvidas, desafiador para os envolvidos no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão. Entender o que o usuário precisa e colocar isso em forma de dados para produzir as informações requer o conhecimento também dos tipos de decisões que serão tomadas. As decisões não estruturadas são um desses tipos.
 
Quanto ao tipo de decisão não estruturada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Decisões não estruturadas são aquelas tidas como inéditas, formada por fatos novos.
POIS
II. Não permitem a formatação de modelos, já que são relacionadas a situações altamente complexas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois as decisões não estruturadas, como a escolha da capa de uma revista, não são programáveis. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, como não se repetem, não possuem modelos predefinidos.
	 
	 
	 
·         Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O planejamento tático, também conhecido como controle gerencial, é o planejamento considerado de médio prazo, fica entre o planejamento estratégico e o operacional, além também de orientar o planejamento operacional. A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. É no nível tático que os gerentes exercem o papel de garantir o uso e aquisição eficaz dos recursos.
POIS:
II. É necessário o uso eficiente dos recursos obtidos para que a empresa possa alcançar seus objetivos.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois é no nível tático que os gerentes vão assegurar que os recursos adquiridos bem como o seu uso são eficazes e eficientes. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois é assegurando que os recursos sejam adquiridos e usados eficazmente que é garantida a consecução dos objetivos da organização.
	 
	 
	 
·         Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Informações sobre controles de custos, planejamento, orçamento e aferição dos desempenhos são alguns exemplos das informações que um sistema de informação da controladoria deve ser capaz de fornecer. Cada usuário tem uma necessidade informacional.
 
Sobre as informações que o sistema de informação da controladoria proporciona aos diferentes usuários, analise as afirmativas a seguir.
 
I – Nas atividades, deve fornecer informações de gerenciamento das unidades de negócios, tanto relativas ao custo quanto aos resultados.
II – O sistema supre a empresa com informações que permitam sua gestão global.
III – As unidades de negócios recebem informações para gerenciamento dos resultados globalizados.
IV – Quanto aos produtos e serviços, as informações são sobre a rentabilidade e a gestão dos preços, por exemplo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
 
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Nas atividades, as informações são relativas ao custo e aos resultados, o sistema fornece informações para o gerenciamento global da empresa e os produtos e serviços têm informações sobre rentabilidade, custos, preços. No entanto, as unidades de negócios recebem informações para gerenciamento setorial e avaliação de desempenho dos gestores divisionais, não para gerenciamento global.
	 
	 
	 
Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019 23h27min03s BRT
 OK
 
 1
Nana
· Membro
· 
· 
· Usuários
·  9
· 18 posts
Postado September 24, 2019
·  Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Conhecer o custo dos produtos é fundamental para a sobrevivência da organização, afinal, somente calculando os custos corretamente é que o gestor pode estabelecer o preço de venda e obter lucro. Nesse contexto, classificar os custos corretamente é primordial.
 
Sobre exemplos de custo direto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) É exemplo de custo direto a matéria-prima consumida na produção.
II. ( ) A mão de obra usada diretamente na produção é classificada como custo direto.
III. ( ) Em uma fábrica, a energia elétrica consumida na fabricação de um produto é tida como um custo direto.
IV. ( ) Se um único objeto de custo consome um recurso consumível, esse recurso é um custo direto.
 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	V, V, V, V.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A sequência está correta. Os custos diretos são formados, em sua maioria, por materiais e mão de obra. Todo custo direto é passível de ser alocado por unidades produzidas, tais como a matéria-prima consumida na produção, o material secundário usado na produção, a mão de obra direta, e até mesmo a energia elétrica que foi consumida no processo produtivo.
	 
	 
	 
·  Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O ponto de equilíbrio é uma opção entre as diversas análises gerenciais que a empresa pode realizar. Ele pode ser ponto de equilíbrio contábil, econômico ou financeiro, cada um com um enfoque informacional.
 
A respeito do ponto de equilíbrio contábil, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O ponto de equilíbrio contábil é uma análise dos gastos variáveis e fixos que a empresa incorre.
II. Quando dividimos as despesas e os custos fixos pela margem de contribuição, temos o ponto de equilíbrio contábil.
III. Na situação em que a organização não tem prejuízo e seu lucro é zero, temos o ponto de equilíbrio contábil.
IV. O ponto de equilíbrio contábil só pode ser calculado e analisado em termos monetários.
 
Está correto o que se afirma em:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	II, III e IV, somente.
	Resposta Correta:
	I, II e III, somente.
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta.
A alternativa está incorreta, o ponto de equilíbrio contábil é obtido dividindo-se as despesas e os custos fixos pela margem de contribuição. Quando a empresa atinge esse ponto, ela não tem prejuízos e seu lucro é zero. O ponto de equilíbrio contábil pode ser obtido em quantidade ou em valores e não somente em valores, como afirma a questão.
	 
	 
	 
·  Pergunta 3
0 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Leia o excerto a seguir:
"Após a escolha do cenário mais provável, a controladoria deverá preparar o quadro de premissas para o plano orçamentário, as quais deverão posteriormente ser aprovadas pelo comitê orçamentário e tomadas como os fundamentos para o processo de elaboração das peças do orçamento." (PADOVEZE; FRANCISCHETTI, 2018, p. 72)
 
PADOVEZE, C. L. ; FRANCISCHETTI, C. E. Planejamento econômico e orçamento:
contabilometria integrando estratégia e planejamento orçamentário. São Paulo: Saraiva, 2018.
 
O excerto trata das premissas orçamentárias. A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A controladoria, juntamente à administração, projeta metas para toda a organização, como vendas e financiamentos.
Pois:
II. Com base nessas metas, a organização tem as premissas que deverão ser seguidas, respeitadas e observadas por todos.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as duas proposições apresentadas são verdadeiras e a asserção II justifica a I. O estabelecimento das metas pela controladoria e a administração da organização formam as premissas orçamentárias, ou seja, é o ponto de partida para que todos os departamentos as observem e as sigam, rigorosamente, no processo orçamentário; só assim o objetivo comum e final é alcançado.
	 
	 
	 
·  Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Um importante indicador para a análise gerencial da organização é a margem de segurança. Ela fornece o quanto as vendas podem cair sem que haja prejuízo e pode ser expressa em quantidade, valor ou percentual.
 
Sobre a margem de segurança, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Com a margem de segurança, temos a quantidade de unidades vendidas acima das unidades necessárias para obtermos o ponto de equilíbrio.
Pois:
II. esse indicador representa uma folga operacional das vendas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, uma vez que a asserção I é uma proposição verdadeira, pois, para obtermos a margem de segurança, pegamos o volume das unidades vendidas e subtraímos do ponto de equilíbrio em quantidades. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois esse indicador nos fornece a margem de vendas, ou seja, quanto maior a margem de segurança, melhor é para a empresa, do contrário, um volume de vendas próximo ao volume do Ponto de Equilíbrio é um indicador crítico para a organização.
	 
	 
	 
·  Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Leia o excerto a seguir:
“Os custos indiretos na forma de automação têm, gradualmente, substituído os custos de mão de obra e, para muitos produtos, são agora o principal componente do custo total do produto. Esse crescimento do uso dos custos indiretos em operações de produção vem aumentando a necessidade de sistemas de custeio para lidar adequadamente com os custos indiretos.” (ATKINSON et al., 2015, p. 99)
           
ATKINSON, A. A. et al. Contabilidade gerencial. Tradução de Ailton Bomfim Brandão. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
 
Diante disso, temos que os custos indiretos devem ser corretamente classificados. Sobre exemplos de custos indiretos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os custos indiretos não oferecem condição de uma medida objetiva, tais como o aluguel do setor fabril e a mão de obra da supervisão.
Pois:
II. Precisam ser apropriados aos produtos acabados por algum critério de rateio, por exemplo, para o aluguel pode ser usada a área ocupada pelo setor da fábrica, e, na mão de obra, a quantidade de funcionários na supervisão.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é uma proposição verdadeira, pois os custos indiretos são alocados de maneira estimada e muitas vezes atribuídos ao produto. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois os rateios são muito utilizados no custo indireto para distribuir os custos entre os itens aos quais se referem, por exemplo: os metros quadrados da área fabril e a quantidade de funcionários da supervisão.
	 
	 
	 
·  Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O gestor da organização deve planejar a gestão de custos para que possa aplicá-los corretamente e proporcionar maiores lucros nas operações. Por isso, o planejamento é uma fase essencial e a compreensão dos conceitos de custos é fundamental. 
 
A respeito do custo direto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O custo direto é todo custo que pode ser apropriado indiretamente ao produto.
II. ( ) Os custos diretos são aqueles diretamente apropriados aos produtos acabados.
III. ( ) Os custos diretos são aqueles que geram dúvidas na hora de fazer a alocação ao produto.
IV. ( ) Os custos diretos podem ser identificados como aqueles que pertencem a cada unidade produzida.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	F, V, F, V.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta. O custo direto pode ser apropriado diretamente, sendo, portanto, objetivo, ou seja, atribuído diretamente ao produto acabado, podendo ser identificado como pertencente a cada unidade produzida. Os custos diretos não geram dúvidas quanto à alocação aos produtos e não são indiretamente atribuídos ao produto.
	 
	 
	 
·  Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	A formação dos custos é muito importante para a tomada de decisão. Nesse sentido, além das etapas para a formação dos custos, há também alguns métodos de custeio. Esses métodos são importantes no auxílio à gestão do processo decisório.
 
Quanto aos métodos de custeio, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O custeio RKW trabalha com o custo de produzir e vender; desse modo, considera todos o gastos, inclusive financeiros.
II. ( ) Um método utilizado na gestão dos custos com base nas atividades da organização é o custeio ABC.
III. ( ) Quando todos os custos, tanto fixos quanto variáveis, são apropriados aos produtos, temos o custeio por absorção.
IV. ( ) O método em que apenas os custos variáveis compõem o estoque é o custeio variável.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	V, V, V, V.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta. O método RKW considera o rateio de todos os custos e despesas a todos os produtos. O custeio ABC utiliza direcionadores de custos, alocando-os com base nas atividades desenvolvidas pela empresa. O custeio por absorção é o método aceito pelo fisco, ele apropria todos os custos fixos e variáveis
à produção do período. O custeio variável é utilizado para fins gerenciais, pois, ao contrário da absorção, apropria somente os custos variáveis aos produtos.
	 
	 
	 
·  Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Leia o excerto a seguir:
"Para a montagem da etapa financeira, o desenvolvimento da fase operacional do orçamento exige que as decisões sejam transformadas em consequências monetárias, significando, por exemplo, que a especificação no plano de vendas de quanto vender por período seja acompanhada de seu correspondente valor." (FREZATTI, 2017, p. 66)
 
FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
 
O excerto apresentado é sobre o orçamento financeiro; com base nisso, assinale a alternativa que trata sobre ele.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	Também denominado demonstrativos contábeis projetados, o orçamento financeiro é o responsável por consolidar o orçamento propriamente dito.
	Resposta Correta:
	Também denominado demonstrativos contábeis projetados, o orçamento financeiro é o responsável por consolidar o orçamento propriamente dito.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o orçamento financeiro é o responsável por consolidar o orçamento propriamente dito, também é denominado de demonstrativos contábeis projetados, sendo composto essencialmente por três demonstrativos: balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa. Além disso, conceitos e definições necessitam ser corretamente dimensionados no orçamento, como: conceitos de gastos, investimentos, custos, despesas e perdas; tratamento dos custos em termos de sistemas de acumulação, sistema de custeio e métodos de custeio.
	 
	 
	 
·  Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	A alavancagem combinada nos permite analisar o risco em que a organização está envolvida. Quanto mais alavancada financeiramente, maior é também o seu risco. Temos portanto, várias combinações relacionadas ao risco.
 
Sobre os tipos de combinações relacionadas ao risco nos negócios, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Quando a empresa utiliza o máximo de seus custos fixos e o mínimo dos variáveis, dizemos que possui uma estrutura operacional arrojada.
II. Uma empresa tem estrutura operacional conservadora quando usa o máximo dos custos variáveis e o mínimo dos fixos.
III. O maior uso de capital de terceiros do que de capital próprio, caracteriza a estrutura financeira arrojada.
IV. Sempre que a empresa utilizar o máximo do capital de terceiros e o mínimo dos custos variáveis, estaremos diante de estrutura financeira conservadora.
 
Está correto o que se afirma em:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	I, II e III, somente.
	Resposta Correta:
	I, II e III, somente.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois sempre que a empresa optar pelas estruturas que são arrojadas, tanto operacional quanto a financeira, estará assumindo riscos maiores. A estrutura financeira conservadora representa o máximo de capital próprio e mínimo de capital de terceiros. A relações de custos fixos e variáveis estão presentes nas estruturas operacionais, já os capitais próprio e de terceiros, nas estruturas financeiras.
	 
	 
	 
·  Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O primeiro passo a se dar nos sistemas de custeio é separar os custos em direto e indireto. Caso o custo possa ser atribuído diretamente ao objeto, ele é tido como direto, do contrário, é tido como indireto, sendo alocado, então, em um centro de custos.
 
A partir do apresentado acerca do custo indireto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os custos indiretos não são objetivos.
Pois:
II. Não têm relação direta com os produtos acabados.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as duas proposições apresentadas são verdadeiras e a asserção II justifica a I, já que os custos indiretos não são objetivos, ou seja, não se relacionam diretamente com o produto acabado e, desse modo, não podem ser identificados como pertencentes a esta ou àquela unidade produtiva.
	 
	 
	 
 
 1
Erik Augusto
· Membro
· 
· 
· Usuários
·  10
· 18 posts
Postado May 13
 
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Para conhecer melhor a realidade da organização é fundamental realizar um diagnóstico organizacional. Analisar os fatores que compõem o ambiente interno, tanto quanto os que compõem o ambiente externo, proporciona uma realidade com objetivos mais seguros.
 
Sobre o ambiente interno, a partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Diagnosticar o ambiente interno significa considerar as forças e as fraquezas da organização.
POIS
II. Esse diagnóstico é importante no sentido que auxilia para que todas as decisões sejam mais assertivas na gestão.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira: forças e fraquezas são os itens identificados quando analisamos o ambiente interno. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois quando temos um bom diagnóstico do que acontece internamente na empresa, podemos ter decisões melhores e mais assertivas.
	
	
	
 
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	O Sistema de Informações da Controladoria – SIControl – contempla informações como projeção e acompanhamento orçamentários, tanto nas entradas quanto nas saídas, e podem ser expressos em unidades monetárias ou mesmo em quantidades físicas.
 
A respeito do sistema de informações da controladoria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) Mensurar direta e indiretamente a satisfação dos clientes da organização está presente no sistema de informações da controladoria.
II. ( ) O sistema de informações da controladoria permite observar o posicionamento de mercado, fazendo comparações com os concorrentes.
III. ( ) É possível fazer simulações referentes a novos negócios com o uso do sistema de informações da controladoria.
IV. ( ) O sistema de informações da controladoria fornece informações para apoiar decisões relativas ao controle financeiro.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Faz parte do SiControl mensurar a satisfação dos clientes, comparar a posição da organização com os concorrentes de mercado, simular novos negócios e fontes de investimentos, bem como apoiar as decisões do controle financeiro.
	
	
	
 
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Fornecer informações relevantes ao processo decisório é, sem dúvidas, desafiador para os envolvidos no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão. Entender o que o usuário precisa e colocar isso em forma de dados para produzir as informações requer o conhecimento também dos tipos de decisões que serão tomadas. As decisões não estruturadas são um desses tipos.
 
Quanto ao tipo de decisão não estruturada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Decisões não estruturadas são aquelas tidas como inéditas, formada por fatos novos.
POIS
II. Não permitem a formatação de modelos, já que são relacionadas a situações altamente complexas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois as decisões não estruturadas, como a escolha da capa de uma revista, não são programáveis. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, como não se repetem, não possuem modelos predefinidos.
	
	
	
 
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A controladoria tem a função de dar suporte para a tomada de decisões da organização, atuando como peça-chave para integrar as informações de todos os setores e reportá-las para os gestores. Assim, ela tem influência no processo de gestão à medida que direciona os gestores.
Sobre a atuação da controladoria, em relação ao planejamento estratégico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A controladoria, na pessoa do controller, assessora a alta administração bem como os demais gestores na definição estratégica.
POIS
II. Fornecer informações confiáveis, rápidas e tempestivas cabe ao controller no planejamento estratégico.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira: o controller é o responsável por auxiliar a organização como um todo nas suas decisões estratégicas. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, no planejamento estratégico, cabe ao controller subsidiar a alta administração com informações rápidas e confiáveis sobre a organização.
	
	
	
 
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A análise ambiental é um fator que deve ser considerado na elaboração do planejamento estratégico. Isso porque é por meio dessa análise que a organização consegue identificar todos os fatores que estão cooperando ou não para o alcance de seus objetivos. Dentro dessa análise, assinale a alternativa que apresenta pelo que o ambiente externo é caracterizado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Apontar os aspectos relativos às ameaças ou oportunidades, prevendo mudanças no cenário econômico.
	Resposta Correta:
	 
Apontar os aspectos relativos às ameaças ou oportunidades, prevendo mudanças no cenário econômico.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O ambiente externo é aquele que a organização não pode controlar, justamente por estar externo a ela. É nesse ambiente que as ameaças ou oportunidades devem ser identificadas, para que a organização as neutralize ou potencialize, sempre com foco em alcançar melhores resultados.
	
	
	
 
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Informações sobre controles de custos, planejamento, orçamento e aferição dos desempenhos são alguns exemplos das informações que um sistema de informação da controladoria deve ser capaz de fornecer. Cada usuário tem uma necessidade informacional.
 
Sobre as informações que o sistema de informação da controladoria proporciona aos diferentes usuários, analise as afirmativas a seguir.
 
I – Nas atividades, deve fornecer informações de gerenciamento das unidades de negócios, tanto relativas ao custo quanto aos resultados.
II – O sistema supre a empresa com informações que permitam sua gestão global.
III – As unidades de negócios recebem informações para gerenciamento dos resultados globalizados.
IV – Quanto aos produtos e serviços, as informações são sobre a rentabilidade e a gestão dos preços, por exemplo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. As unidades de negócios recebem informações para gerenciamento setorial e avaliação de desempenho dos gestores divisionais, não para gerenciamento global.
	
	
	
 
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Um sistema de informação para a gestão econômica conta com dados, informação e conhecimento, cada um desses com conceito definido. O gestor precisa entender minuciosamente o software com que está interagindo; só assim poderá realizar suas tarefas e processos decisórios.
 
Com base nisso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F
para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) Em um sistema de informação, dado é a soma de todas as informações alimentadas no processo.
II. ( ) O dado é comparado à matéria-prima em uma indústria, ou seja, é a fonte da informação que ainda não foi tratada.
III. ( ) Por ser um elemento em estado bruto, o dado é considerado útil para os gestores tomarem decisões.
IV. ( ) Dado é um elemento que precisa ser trabalhado para que possa ser utilizado como informação.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Dado representa apenas a fração das informações, ou seja, é aquela informação que ainda não foi tratada e por isso não tem utilidade no processo decisório. Ao ser trabalhado, o dado se transforma em informação; essa sim útil no processo decisório. 
	
	
	
 
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Hoje as organizações precisam gerenciar com eficiência e eficácia suas atividades para se manter no mercado competitivo. A controladoria contribui nesse sentido, ao apoiar e fornecer informações para os gestores no planejamento e no controle das atividades. 
 
Sobre a atuação da controladoria, no controle das atividades, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A controladoria exerce sua função de controle quando as receitas e despesas estão dentro daquilo que foi planejado.
POIS
II. Controlar inclui agir para corrigir desvios que possam comprometer o que foi planejado para alcançar os objetivos.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, já que a controladoria exerce a função de controle no processo de gestão, quando controla as atividades da organização. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, para exercer um controle efetivo, é preciso identificar desvios nos parâmetros fixados e agir para corrigi-los.
	
	
	
 
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Para realizar o monitoramento de todo o sistema da organização, o controller utiliza ferramentas para mensurar e controlar as atividades. Por isso, é necessária a integração entre os sistemas contábeis e orçamentários. No que diz respeito ao planejamento operacional, assinale a alternativa que apresenta o que cabe ao controller ser realizado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Desenvolver um planejamento baseado no sistema de informação da organização e integrá-lo para otimizar suas análises.
	Resposta Correta:
	 
Desenvolver um planejamento baseado no sistema de informação da organização e integrá-lo para otimizar suas análises.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois desenvolver um planejamento com base no sistema atual da empresa e fazer sua integração otimiza as análises, e é atribuição do controller a elaboração do planejamento operacional.
	
	
	
 
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	As atividades dentro do contexto organizacional são estruturadas considerando o fator tempo, ou seja, planejamentos a longo, médio e curto prazos. No curto prazo, temos o planejamento em nível operacional. Nesse sentido, assinale a alternativa que indique características do planejamento operacional.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Define as operações rotineiras, executando as atividades de forma
eficiente e eficazmente.
	Resposta Correta:
	 
Define as operações rotineiras, executando as atividades de forma eficiente e eficazmente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É no planejamento operacional que há a definição das operações do dia a dia, bem como a execução das atividades. É esse processo que visa assegurar que tarefas específicas sejam executadas eficiente e eficazmente.
	
	
	
 
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Para conhecer melhor a realidade da organização é fundamental realizar um diagnóstico organizacional. Analisar os fatores que compõem o ambiente interno, tanto quanto os que compõem o ambiente externo, proporciona uma realidade com objetivos mais seguros.
 
Sobre o ambiente interno, a partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Diagnosticar o ambiente interno significa considerar as forças e as fraquezas da organização.
POIS
II. Esse diagnóstico é importante no sentido que auxilia para que todas as decisões sejam mais assertivas na gestão.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira: forças e fraquezas são os itens identificados quando analisamos o ambiente interno. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois quando temos um bom diagnóstico do que acontece internamente na empresa, podemos ter decisões melhores e mais assertivas.
	
	
	
 
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	O planejamento tático, também conhecido como controle gerencial, é o planejamento considerado de médio prazo, fica entre o planejamento estratégico e o operacional, além também de orientar o planejamento operacional. A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. É no nível tático que os gerentes exercem o papel de garantir o uso e aquisição eficaz dos recursos.
POIS:
II. É necessário o uso eficiente dos recursos obtidos para que a empresa possa alcançar seus objetivos.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois é no nível tático que os gerentes vão assegurar que os recursos adquiridos bem como o seu uso são eficazes e eficientes. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois é assegurando que os recursos sejam adquiridos e usados eficazmente que é garantida a consecução dos objetivos da organização.
	
	
	
 
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Informações sobre controles de custos, planejamento, orçamento e aferição dos desempenhos são alguns exemplos das informações que um sistema de informação da controladoria deve ser capaz de fornecer. Cada usuário tem uma necessidade informacional.
 
Sobre as informações que o sistema de informação da controladoria proporciona aos diferentes usuários, analise as afirmativas a seguir.
 
I – Nas atividades, deve fornecer informações de gerenciamento das unidades de negócios, tanto relativas ao custo quanto aos resultados.
II – O sistema supre a empresa com informações que permitam sua gestão global.
III – As unidades de negócios recebem informações para gerenciamento dos resultados globalizados.
IV – Quanto aos produtos e serviços, as informações são sobre a rentabilidade e a gestão dos preços, por exemplo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Nas atividades, as informações são relativas ao custo e aos resultados, o sistema fornece informações para o gerenciamento global da empresa e os produtos e serviços têm informações sobre rentabilidade, custos, preços. No entanto, as unidades de negócios recebem informações para gerenciamento setorial e avaliação de desempenho dos gestores divisionais, não para gerenciamento global.
	
	
	
 
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Hoje as organizações precisam gerenciar com eficiência e eficácia suas atividades para se manter no mercado competitivo. A controladoria contribui nesse sentido, ao apoiar e fornecer informações para os gestores no planejamento e no controle das atividades. 
 
Sobre a atuação da controladoria, no controle das atividades, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A controladoria exerce sua função de controle quando as receitas e despesas estão dentro daquilo que foi planejado.
POIS
II. Controlar inclui agir para corrigir desvios que possam comprometer o que foi planejado para alcançar os objetivos.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, já que a controladoria exerce a função de controle no processo de gestão, quando controla as atividades da organização. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, para exercer um controle efetivo, é preciso identificar desvios nos parâmetros fixados e agir para corrigi-los.
	
	
	
 
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	O Sistema de Informações da Controladoria – SIControl – contempla informações como projeção e acompanhamento orçamentários, tanto nas entradas quanto nas saídas, e podem ser expressos em unidades monetárias ou mesmo em quantidades físicas.
 
A respeito do sistema de informações da controladoria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) Mensurar direta e indiretamente a satisfação dos clientes da organização está presente no sistema de informações da controladoria.
II. ( ) O sistema de informações da controladoria permite observar o posicionamento de mercado, fazendo comparações com os concorrentes.
III. ( ) É possível fazer simulações referentes a novos negócios com o uso do sistema de informações da controladoria.
IV. ( ) O sistema de informações da controladoria fornece informações para apoiar decisões relativas ao controle financeiro.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Faz parte do SiControl mensurar a satisfação dos clientes, comparar a posição da organização com os concorrentes de mercado, simular novos negócios e fontes de investimentos, bem como apoiar as decisões do controle financeiro.
	
	
	
 
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Conceituar o que é uma informação adequada e com qualidade não é algo simples, tampouco consensual. No entanto, há na literatura uma abordagem que considera a qualidade intrínseca da informação, apresentando algumas dimensões.
 
Sobre as dimensões da qualidade intrínseca da informação, analise as afirmativas a seguir.
 
I – Na reputação, as fontes e o conteúdo das informações não são confiáveis.
II – Uma informação tida como verdadeira e confiável forma o que chamamos de credibilidade.
III – A exatidão de uma informação, ou seja, livre de erro e correta, está presente na acurácia.
IV – Uma informação dúbia, bem como mutável, é qualidade da dimensão objetividade.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III.
	Resposta Correta:
	 
II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. São qualidades intrínsecas uma
informação crível e acurada, livre de erros, verdadeira e confiável. Além disso, as fontes e o conteúdo das informações devem ser confiáveis, assim como imparciais e independentes.
	
	
	
 
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Quando estamos diante de várias possibilidades, fazemos escolhas. Escolher é optar por uma alternativa a outra, é decidir sobre qual irá auxiliar para alcançar os objetivos determinados. As decisões podem ser classificadas em estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas.
 
Sobre as decisões estruturadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. As decisões estruturadas são iterativas e podem ser planeadas.
POIS
II. São decisões que se repetem e, por isso, uma vez parametrizadas, não é necessário reprogramá-las.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois as decisões estruturadas são repetitivas e programáveis. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, como se repetem, uma vez programadas podem ser usadas para sempre.
	
	
	
 
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Fornecer informações relevantes ao processo decisório é, sem dúvidas, desafiador para os envolvidos no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão. Entender o que o usuário precisa e colocar isso em forma de dados para produzir as informações requer o conhecimento também dos tipos de decisões que serão tomadas. As decisões não estruturadas são um desses tipos.
 
Quanto ao tipo de decisão não estruturada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Decisões não estruturadas são aquelas tidas como inéditas, formada por fatos novos.
POIS
II. Não permitem a formatação de modelos, já que são relacionadas a situações altamente complexas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois as decisões não estruturadas, como a escolha da capa de uma revista, não são programáveis. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, como não se repetem, não possuem modelos predefinidos.
	
	
	
 
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Um sistema de informação é formado basicamente de entrada/processamento/saída. Quando o usuário conhece detalhadamente o sistema, é possível gerar relatórios e análises mais adequadas para o processo decisório.
 
Sobre a informação, no sistema de informação para gestão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. As informações podem ser definidas como tudo aquilo que reduz a incerteza sobre um evento.
POIS
II. Elas comunicam mensagens que não devem surpreender seus usuários, mas apenas direcionar para um determinado padrão de decisões.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois as informações devem reduzir as incertezas dos usuários, para que tomem decisões mais assertivas. A asserção II é falsa, pois as informações devem comunicar mensagens que, de alguma forma, possam surpreender seus usuários, como reduzir as incertezas, estimular a tomar determinado padrão de decisões, além de auxiliar no controle e planejamento.
	
	
	
 
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A análise ambiental é um fator que deve ser considerado na elaboração do planejamento estratégico. Isso porque é por meio dessa análise que a organização consegue identificar todos os fatores que estão cooperando ou não para o alcance de seus objetivos. Dentro dessa análise, assinale a alternativa que apresenta pelo que o ambiente externo é caracterizado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Apontar os aspectos relativos às ameaças ou oportunidades, prevendo mudanças no cenário econômico.
	Resposta Correta:
	 
Apontar os aspectos relativos às ameaças ou oportunidades, prevendo mudanças no cenário econômico.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O ambiente externo é aquele que a organização não pode controlar, justamente por estar externo a ela. É nesse ambiente que as ameaças ou oportunidades devem ser identificadas, para que a organização as neutralize ou potencialize, sempre com foco em alcançar melhores resultados.
	
	
	
 
Sábado, 16 de Maio de 2020 14h41min46s BRT
 0
ADM
· Expert
· 
· 
· Administradores
·  55
· 151 posts
Postado May 21
Em anexo atividades 1, 2, 3 e 4 de Controladoria no mesmo pdf
 
CONTROLADORIA - ATIVIDADE 1 Á 4.pdf
 0
Franklinfsaraujo
· Membro
· 
· 
· Usuários
·  11
· 12 posts
Postado June 5
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Um importante indicador para a análise gerencial da organização é a margem de segurança. Ela fornece o quanto as vendas podem cair sem que haja prejuízo e pode ser expressa em quantidade, valor ou percentual.
 
Sobre a margem de segurança, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Com a margem de segurança, temos a quantidade de unidades vendidas acima das unidades necessárias para obtermos o ponto de equilíbrio.
Pois:
II. esse indicador representa uma folga operacional das vendas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, uma vez que a asserção I é uma proposição verdadeira, pois, para obtermos a margem de segurança, pegamos o volume das unidades vendidas e subtraímos do ponto de equilíbrio em quantidades. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois esse indicador nos fornece a margem de vendas, ou seja, quanto maior a margem de segurança, melhor é para a empresa, do contrário, um volume de vendas próximo ao volume do Ponto de Equilíbrio é um indicador crítico para a organização.
	
	
	
 
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Leia o excerto a seguir:
“Os custos indiretos na forma de automação têm, gradualmente, substituído os custos de mão de obra e, para muitos produtos, são agora o principal componente do custo total do produto. Esse crescimento do uso dos custos indiretos em operações de produção vem aumentando a necessidade de sistemas de custeio para lidar adequadamente com os custos indiretos.” (ATKINSON et al., 2015, p. 99)
           
ATKINSON, A. A. et al. Contabilidade gerencial. Tradução de Ailton Bomfim Brandão. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
 
Diante disso, temos que os custos indiretos devem ser corretamente classificados. Sobre exemplos de custos indiretos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os custos indiretos não oferecem condição de uma medida objetiva, tais como o aluguel do setor fabril e a mão de obra da supervisão.
Pois:
II. Precisam ser apropriados aos produtos acabados por algum critério de rateio, por exemplo, para o aluguel pode ser usada a área ocupada pelo setor da fábrica, e, na mão de obra, a quantidade de funcionários na supervisão.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa
correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é uma proposição verdadeira, pois os custos indiretos são alocados de maneira estimada e muitas vezes atribuídos ao produto. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois os rateios são muito utilizados no custo indireto para distribuir os custos entre os itens aos quais se referem, por exemplo: os metros quadrados da área fabril e a quantidade de funcionários da supervisão.
	
	
	
 
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Na análise do ponto de equilíbrio, se a empresa tem um valor abaixo dele, sinaliza um prejuízo; ao contrário, quando há um valor superior ao ponto de equilíbrio, a organização passa a obter lucros. O ponto de equilíbrio pode ser alterado pelo volume (quantidade) ou pela receita (valor).
 
Acerca do ponto de equilíbrio econômico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Com o ponto de equilíbrio econômico, encontramos o quanto a empresa deve vender para remunerar, com o mínimo, seu capital próprio. 
Pois:
II. Ele é obtido quando as receitas menos custo e as despesas totais resultam no custo de oportunidade do capital empregado.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as duas proposições apresentadas são verdadeiras e a asserção II justifica a I. O ponto de equilíbrio econômico é obtido quando, após cobrir todos os gastos, o resultado é a lucratividade desejada pela organização. Usamos o termo custo de oportunidade do capital próprio pois as atividades da organização apresentam riscos para o capital do proprietário e o retorno das atividades (Lucro) deve ser superior ao investimento desse capital em outros investimentos.
	
	
	
 
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	O orçamento empresarial possibilita reunir os diversos objetivos da organização em uma única peça, expressando-os em planos e proporcionando o controle dos resultados. No entanto, mais do que auxiliar no controle para o alcance dos objetivos, é preciso compreender que o sucesso depende da integração de toda a organização. O orçamento é composto de duas partes: o orçamento operacional e o orçamento financeiro.
 
Diante desse contexto, assinale a alternativa que corretamente trata do orçamento operacional.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O orçamento operacional contempla todos os orçamentos específicos que englobam a estrutura hierárquica da empresa.
	Resposta Correta:
	 
O orçamento operacional contempla todos os orçamentos específicos que englobam a estrutura hierárquica da empresa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o orçamento operacional é a maior de todas as peças orçamentárias. Desse modo, seus orçamentos específicos atingem a estrutura hierárquica da empresa, estendendo-se às áreas administrativa, comercial e de produção. Ele é equivalente a todas as informações que formam o lucro operacional.
	
	
	
 
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Quando aumenta a demanda pelos produtos, as organizações precisam também crescer. Nesse cenário, elas recorrem aos empréstimos como uma forma de alavancar seus negócios. Para poder validar a  alavancagem, deve-se levar em conta se o retorno vai ser suficiente para pagar o empréstimo, os juros e ainda gerar lucros.
 
Acerca da alavancagem financeira, um dos tipos de alavancagem que podem ser utilizados pela empresa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Com a alavancagem financeira é possível analisar os investimentos em longo prazo comparando o custo do capital obtido (empréstimo) com o retorno da organização.
Pois:
II. Os recursos de terceiros (empréstimo) atuam como uma alavanca para que a melhoria seja implementada na empresa.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é uma proposição verdadeira, uma vez que, na alavancagem financeira, o capital que a organização obtém de terceiros para alavancar o resultado é confrontado com seu capital próprio. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, nem sempre, a empresa consegue, sozinha, implementar melhorias, por isso, recorre aos empréstimos, que funcionam como uma alavanca, injetando dinheiro para o negócio.
	
	
	
 
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Leia o excerto a seguir:
"Para a montagem da etapa financeira, o desenvolvimento da fase operacional do orçamento exige que as decisões sejam transformadas em consequências monetárias, significando, por exemplo, que a especificação no plano de vendas de quanto vender por período seja acompanhada de seu correspondente valor." (FREZATTI, 2017, p. 66)
 
FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
 
O excerto apresentado é sobre o orçamento financeiro; com base nisso, assinale a alternativa que trata sobre ele.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Também denominado demonstrativos contábeis projetados, o orçamento financeiro é o responsável por consolidar o orçamento propriamente dito.
	Resposta Correta:
	 
Também denominado demonstrativos contábeis projetados, o orçamento financeiro é o responsável por consolidar o orçamento propriamente dito.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o orçamento financeiro é o responsável por consolidar o orçamento propriamente dito, também é denominado de demonstrativos contábeis projetados, sendo composto essencialmente por três demonstrativos: balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa. Além disso, conceitos e definições necessitam ser corretamente dimensionados no orçamento, como: conceitos de gastos, investimentos, custos, despesas e perdas; tratamento dos custos em termos de sistemas de acumulação, sistema de custeio e métodos de custeio.
	
	
	
 
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A formação dos custos é muito importante para a tomada de decisão. Nesse sentido, além das etapas para a formação dos custos, há também alguns métodos de custeio. Esses métodos são importantes no auxílio à gestão do processo decisório.
 
Quanto aos métodos de custeio, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O custeio RKW trabalha com o custo de produzir e vender; desse modo, considera todos o gastos, inclusive financeiros.
II. ( ) Um método utilizado na gestão dos custos com base nas atividades da organização é o custeio ABC.
III. ( ) Quando todos os custos, tanto fixos quanto variáveis, são apropriados aos produtos, temos o custeio por absorção.
IV. ( ) O método em que apenas os custos variáveis compõem o estoque é o custeio variável.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta. O método RKW considera o rateio de todos os custos e despesas a todos os produtos. O custeio ABC utiliza direcionadores de custos, alocando-os com base nas atividades desenvolvidas pela empresa. O custeio por absorção é o método aceito pelo fisco, ele apropria todos os custos fixos e variáveis à produção do período. O custeio variável é utilizado para fins gerenciais, pois, ao contrário da absorção, apropria somente os custos variáveis aos produtos.
	
	
	
 
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	O orçamento é a definição quantitativa dos objetivos e o detalhamento
dos fatores necessários para atingi-los, assim como o controle do desempenho. A elaboração do orçamento é baseada no Planejamento Estratégico, e seu acompanhamento sistemático resulta no controle. Nesse sentido, assinale a alternativa que indique corretamente um dos objetivos do orçamento empresarial:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Quando bem estruturado, o orçamento é capaz de atenuar o resultado global da organização.
	Resposta Correta:
	 
Análise entre o real e o orçado, possibilitando ações corretivas para que a empresa alcance seus objetivos.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois o orçamento empresarial serve como um guia, uma bússola que orienta as atividades, e não como um desnorteador. Quando bem estruturado, ele é capaz de potencializar o resultado global da empresa, reduz os gastos operacionais, já que controla as operações de maneira efetiva, e também permite controlar o desempenho em face das metas estabelecidas pela empresa.
	
	
	
 
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Conhecer a correta classificação dos custos é muito importante para os gestores, que devem, além de incluí-los no orçamento, controlá-los para que a organização alcance seus objetivos. Desse modo, conhecer a formação dos custos é crucial para exercer uma boa gestão.
 
Sobre a formação dos custos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) A primeira etapa para a formação dos custos consiste em apropriar os custos diretamente aos produtos.
II. ( ) Antes de qualquer coisa, é preciso que o gestor faça a separação entre custos e despesas.
III. ( ) Após fazer a separação entre custos e despesas, é feita a alocação dos custos indiretos aos produtos.
IV. ( ) A última etapa é registrar os produtos com o custo total no estoque, que, na venda, será o CPV — Custo do Produto Vendido, no resultado.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A sequência está incorreta, já que a primeira etapa na formação dos custos é a separação entre custos e despesas e não a apropriação dos custos diretos aos produtos/serviços — sendo essa a segunda etapa. A alocação dos custos indiretos aos produtos é feita após apropriar os custos diretamente aos produtos, e, por fim, o produto é registrado no estoque com o custo total apurado, registrado na demonstração do resultado quando ocorrer a venda/saída, que é o CPV.
	
	
	
 
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Para aumentar suas possibilidades de ganhos, as organizações fazem novos investimentos. Nesse contexto, surge a alavancagem, que é uma maneira de potencializar os resultados das atividades da organização.
 
A alavancagem operacional é um tipo de alavancagem utilizada pela empresa. Sobre ela, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) para calcular a alavancagem operacional, é necessário conhecer a margem de contribuição e o lucro operacional.
II. ( ) a alavancagem operacional indica uma relação entre os custos fixos e as vendas.
III. ( ) um alto grau de alavancagem operacional significa que a organização está em uma situação estável.
IV. ( ) um resultado positivo da alavancagem operacional está condicionado à venda de todas as unidades produzidas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta. A afirmativa I está correta, pois, para encontrarmos o valor da alavancagem operacional, dividimos o valor da margem de contribuição pelo lucro operacional. A afirmativa II está correta, pois, se as vendas diminuem e a organização tem altos custos fixos, os efeitos, no lucro, são desproporcionais, apurando menores lucros. A afirmativa III está incorreta, pois um alto grau de alavancagem operacional sinaliza uma situação de risco à organização. A afirmativa IV está correta, pois aumentando o volume de produção, os custos e as despesas fixas serão menores, e considerando a venda de todas as unidades, o lucro aumentará desproporcionalmente.
	
	
	
 1
Franklinfsaraujo
· Membro
· 
· 
· Usuários
·  11
· 12 posts
Postado June 9
  Citar
Pergunta 1
1 em 1 pontos
O gestor da organização deve planejar a gestão de custos para que possa aplicá-los corretamente e proporcionar maiores lucros nas operações. Por isso, o planejamento é uma fase essencial e a compreensão dos conceitos de custos é fundamental. 
 
A respeito do custo direto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O custo direto é todo custo que pode ser apropriado indiretamente ao produto.
II. ( ) Os custos diretos são aqueles diretamente apropriados aos produtos acabados.
III. ( ) Os custos diretos são aqueles que geram dúvidas na hora de fazer a alocação ao produto.
IV. ( ) Os custos diretos podem ser identificados como aqueles que pertencem a cada unidade produzida.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:
F, V, F, V.
Resposta Correta:
F, V, F, V.
Feedback da resposta:
Resposta correta. A sequência está correta. O custo direto pode ser apropriado diretamente, sendo, portanto, objetivo, ou seja, atribuído diretamente ao produto acabado, podendo ser identificado como pertencente a cada unidade produzida. Os custos diretos não geram dúvidas quanto à alocação aos produtos e não são indiretamente atribuídos ao produto.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Conhecer o custo dos produtos é fundamental para a sobrevivência da organização, afinal, somente calculando os custos corretamente é que o gestor pode estabelecer o preço de venda e obter lucro. Nesse contexto, classificar os custos corretamente é primordial.
 
Sobre exemplos de custo direto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) É exemplo de custo direto a matéria-prima consumida na produção.
II. ( ) A mão de obra usada diretamente na produção é classificada como custo direto.
III. ( ) Em uma fábrica, a energia elétrica consumida na fabricação de um produto é tida como um custo direto.
IV. ( ) Se um único objeto de custo consome um recurso consumível, esse recurso é um custo direto.
 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:
V, V, V, V.
Resposta Correta:
V, V, V, V.
Feedback da resposta:
Resposta correta.  A sequência está correta. Os custos diretos são formados, em sua maioria, por materiais e mão de obra. Todo custo direto é passível de ser alocado por unidades produzidas, tais como a matéria-prima consumida na produção, o material secundário usado na produção, a mão de obra direta, e até mesmo a energia elétrica que foi consumida no processo produtivo.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Quando estamos diante de várias possibilidades, fazemos escolhas. Escolher é optar por uma alternativa a outra, é decidir sobre qual irá auxiliar para alcançar os objetivos determinados. As decisões podem ser classificadas em estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas.
 
Sobre as decisões estruturadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. As decisões estruturadas são iterativas e podem ser planeadas.
POIS
II. São decisões que se repetem e, por isso, uma vez parametrizadas, não é necessário reprogramá-las.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:
Resposta correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois as decisões estruturadas são repetitivas e programáveis. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, como se repetem, uma vez programadas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais