Buscar

atividade2 - Educação de Jovens e Adultos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso
	GRA1253 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS GR0783202 - 202020.ead-11008.01
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	03/12/20 22:39
	Enviado
	03/12/20 22:48
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	9 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Alfabetizar adultos é um ato de conhecimento e de criação. Paulo Freire costumava criticar as práticas educativas baseadas em atividades monótonas e repetitivas, sem aparecer o mundo dos alunos, dentro das atividades em sala de aula e sem diálogos necessários. Ele criticava aquelas práticas montadas em ensinos voltados a encher a cabeça dos alunos com determinados assuntos, pois acreditavam que suas cabeças estavam vazias.
Uma das etapas do método freiriano, indispensável à EJA, passa pela compreensão de que educar jovens e adultos, implica em ver a educação de um modo indistinto, passando por momentos de problematização, de reavaliações pessoais e sociais, repensando o futuro.
De que modo indistinto é necessário ver a EJA exatamente como estamos falando?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A educação é uma prática para liberação total.
	Resposta Correta:
	 
A educação, é uma prática de liberdade.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: sobre a visão freiriana é certo afirmar que a educação é uma prática que liberta. E ninguém consegue libertar fazendo o aluno seguir memorizando sempre as mesmas lições. Falar em liberdade é diferente de falar em libertinagem, então, a educação freiriana não está movida só por fins libertinos. Em relação à liberdade para pensar com autonomia, não significa que a liberdade para aprender é uma prática para liberação total. E uma reflexão se faz aqui: liberação total do que? Nem poderá ser a educação, idêntica em todas as faixas etárias. Se assim fosse, estaria infantilizando os adultos da EJA.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O século XX foi marcado por atitudes de exclusão aos que expressavam seus aprendizados, de forma singular, nas escolas brasileiras. Jovens e adultos trabalhadores estavam nessa legião de evadidos das escolas brasileiras. Já nas últimas décadas do século passado, as legislações avançaram. As lutas das organizações de classes, dos trabalhadores e educadores trouxeram novas evidências e apontaram saídas para a EJA. Mas a lei resolve tudo? A política educacional decide tudo? Não! Algo a mais precisa acontecer para cada aluno EJA “progredir no mundo do trabalho e acessar a Educação Superior”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica . Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica . Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013, p. 20.
Com base nas políticas educacionais, associe as ideias e informações a seguir com os marcos legais correspondentes.
 
	I. As Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos.
	(   ) Afiança que os sistemas de ensino atenderão gratuitamente aos jovens e aos adultos que não conseguiram finalizar os estudos na idade regular, com as  oportunidades educacionais acertadas. 
	II. Constituição Federal de 1988.
	(   ) Foi decidido sobre os direitos alusivos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito mútuo e à liberdade.
	III. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
	(   ) Ficou determinado que toda e qualquer proposta pedagógica, voltada à educação de jovens e adultos, necessita registro e deve ser conservada em arquivo histórico.
	IV. Estatuto da Criança e do Adolescente
	(   ) Exige a mobilização dos recursos humanos e financeiros governamentais e da sociedade civil em prol da educação de jovens e adultos.
	V. Lei nº 10.172/2001
	(   ) Determina a luta contra causas que agenciam o analfabetismo, na busca da erradicação e da obrigação da garantia do direito à educação e universalização de oferta de vaga escolar.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.                      
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, IV, I, V, II.
	Resposta Correta:
	 
III, IV, I, V, II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos determinam que nenhuma proposta pedagógica da Educação de Jovens e Adultos fique sem registro e deixe de ser conservada nos arquivos históricos. A Constituição Federal de 1988 empreendeu forte batalha contra as causas do analfabetismo, procurando garantir a todos o direito à educação, com a universalização da oferta, disponibilizando vagas para todos na EJA. O Estatuto da Criança e do Adolescente garante importantes direitos relacionados à educação, à cultura, ao respeito mútuo, à dignidade, à profissionalização, à saúde, à alimentação, ao esporte e lazer. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação trata e garante o ensino gratuito a jovens e adultos, com o foco naqueles que não conseguiram terminar seus estudos na chamada idade regular. A Lei nº 10.172/2001 motivou intensa movimentação das soluções humanas e financeiras governamentais, procurando envolver a sociedade civil para alavancar a educação de jovens e adultos.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Nóvoa, a formação docente “não se faz antes da mudança, faz-se durante, produz-se nesse esforço de inovação e de procura de melhores percursos para a transformação da escola”. Isso implica numa perspectiva ecológica voltada a mudança interativa dos docentes “e dos contextos que dá um novo sentido às práticas de formação de professores centradas nas escolas”.
NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. In : NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação . 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 28.
Após a redemocratização, vários movimentos populares e de organização de educadores lançaram vivos ânimos, resultando na criação de critérios para ofertar aos sistemas educativos e às escolas brasileiras consistente base para valorizar os profissionais da educação. De que valorização exatamente estamos falando?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
	Resposta Correta:
	 
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a história da educação brasileira está repleta de narrativas sobre os agenciamentos feitos, principalmente no início do século XXI, com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), estabelecendo oportunidades e favoráveis critérios que levassem aos sistemas educativos e às escolas a necessária base capaz de favorecer a valorização dos profissionais que trabalham na educação. É necessário que o educador esteja pronto para fazer consistentes orientações, avaliações e elaborações de novas propostas didáticas. 
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um perfil ressignificado de docente contemporâneo surgiu por demandas das múltiplas transformações econômicas, tecnológicas e sociais, levando às inovadoras buscas em produzir práticas docentes com posturas mais críticas, reflexivas e em constante produção de novos saberes, com apuradas pesquisas sobre como estar diante dos estudantes, valorizando seus saberes, não restringindo-se a vagos saberes orientados nos conteúdos curriculares.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente . São Paulo: Cortez,1999.
Aqui nos referimos a um ensinamento que não pode ser visto como aprendizado técnico-linguístico, assim como se fosse algo imparcial, também não é uma isolada construção intelectual e pessoal. Devem ser refletidos vários temas, relacionados aos aspectos relevantes como a técnica, a política, elementos lógico-intelectual, afetivos e socioculturais. De que ensinamento especificamente estamos falando?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Alfabetização na EJA.
	Resposta Correta:
	 
Alfabetização na EJA.
	Feedback da
resposta:
	Resposta correta: refletindo sobre as práticas alfabetizadoras, na EJA, é indispensável abranger que a nobre tarefa de alfabetizar não deve ser puramente diminuída a um simplório conjunto de tarefas técnicas e linguísticas, nada está acabado e nem existe neutralidade, nem tudo pode ser categorizado como construção individual e intelectual. Os elementos significativos na alfabetização na EJA envolvem questões afetivas, sociocultural, de ordem lógico-intelectual, política e técnica.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Plano Nacional de Educação (PNE) determina estratégias, metas e diretrizes para a política educacional e trouxe esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação. Sobre os marcos legais que referenciam as práticas da EJA, cabe esclarecer que as ofertas, inclusas nas fases da educação básica, poderão estar contempladas em mais de uma das modalidades de ensino. Exemplificamos que entre as modalidades de ensino, da educação brasileira, configuraram as seguintes: “Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação, Escolar Indígena, Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, a educação nos estabelecimentos penais e a educação quilombola”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica . Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica . Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 35.
Há um marco legal brasileiro que estabelece a EJA como uma das modalidades de ensino, enfatizando a garantia de Ensino Fundamental aos brasileiros impedidos de cursá-lo na idade adequada ou que o abandonaram sem concluir. De que referência legal exatamente estamos falando?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A Lei nº 10.172/2001 orienta que a EJA seja encarada como uma das modalidades de ensino.
	Resposta Correta:
	 
A Lei nº 10.172/2001 orienta que a EJA seja encarada como uma das modalidades de ensino.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a Lei nº 10.172/2001, relacionada ao Plano Nacional de Educação (PNE), determinou que a EJA deve ser vista como uma das modalidades de ensino, nem mais e nem menos privilegiada que as demais modalidades, recomendando que seja dada prioridade aos que não cursaram o Ensino Fundamental  no momento esperado, ou seja, potenciais alunos da EJA.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	É interessante entender que a oferta de EJA aos jovens e adultos presentes nos estabelecimentos penais deverá incorporar importantes orientações como: “ações complementares de cultura, esporte, inclusão digital, educação profissional, fomento à leitura e a programas de implantação, recuperação e manutenção de bibliotecas destinadas ao atendimento à população privada de liberdade”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica . Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 334. 
Acerca das garantias de direitos, qual é o marco legal brasileiro que foca nos direitos referentes à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, além da convivência familiar e comunitária ?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Estatuto da Criança e do Adolescente.
	Resposta Correta:
	 
Estatuto da Criança e do Adolescente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) determina direitos alusivos à saúde, à alimentação, à educação, à vida, à cultura, ao lazer, ao esporte, à profissionalização, ao respeito mútuo, à dignidade, à liberdade, à convivência familiar e comunitária. Os direitos à educação são bastante protegidos aos jovens em reclusão, conferidos pela lei, nas instituições públicas.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) presentes na educação brasileira configuram normas obrigatórias, que orientam os planejamentos curriculares nas mais diversas escolas. As diretrizes passam por um longo período de discussão até serem concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), elas precedem a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e são documentos importantes por trazerem as estruturas essenciais às práticas educativas, cabendo à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) especificar conteúdos e competências esperadas.
Qual é a recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de jovens e adultos sobre a proporcionalidade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Utilizar os materiais didáticos semelhantes aos matriculados nas outras modalidades de educação básica.
	Resposta Correta:
	 
Utilizar os materiais didáticos semelhantes aos matriculados nas outras modalidades de educação básica.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a proporcionalidade significa montar e disponibilizar, de modo racional e justo, os componentes curriculares, diante das necessidades específicas da Educação de Jovens e Adultos, com espaços e tempos apropriados e capazes de alcançar práticas pedagógicas que oportunizem aos estudantes da EJA identidades formativas comuns aos outros estudantes da escolarização básica.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os saberes não são coisas que flutuam no espaço. Os saberes docentes são desses sujeitos, pertencem a eles, inter-relacionando-se às suas identidades e experiências e são os elementos constitutivos do trabalho docente. Os saberes pessoais dos professores, cultivados na socialização, seguem por toda a existência de cada educador, passando por momentos de mudanças e continuidades. As tarefas docentes ensinam muitos saberes aos professores da EJA. Fato notório é que os melhores educadores da EJA costumam, incessantemente, buscar novos e melhores saberes. Com constantes capacitações docentes, os educadores poderão colaborar, cada vez mais com os seus educandos.
Sobre as afirmações dos autores que tratam da formação e saberes docentes, analise a seguir as opções que caracterizam corretamente esses pensadores e as ideias de cada um em particular e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) Tardif afirma que os conhecimentos e saberes dos educadores são provenientes de suas atividades.
II. (   ) Zabala diz que o educando necessita da colaboração e da contribuição do educador para aprender.
III. (   ) Nóvoa afirma que a formação docente é investimento pessoal, envolvendo a construção de identidade profissional.
IV. (   ) Segundo Zabala, o docente é o ator ou sujeito que toma sua prática partindo de seus próprios significados.
V. (   ) Nóvoa recomenda que se perceba que o educador desenvolve saberes específicos, fundamentados no seu trabalho.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F e F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F e F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: tardif afirma que os conhecimentos e saberes dos educadores são derivados de suas atividades. Zabala diz que o educando carece da cooperação e da ajuda do educador para aprender. Nóvoa afirma que a formação docente é investimento pessoal, envolvendo a constituição de identidade profissional.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O legado de Paulo Freire trouxe esperanças para as práticas educativas na EJA. Apela para a constituição de uma atmosfera de intenso respeito às pessoas dos educandos respeitando as diferentes concepções de vida, mesmo que sejam distintas de seus educadores. Outro elemento a ser respeitado é a linguagem do aluno, seus modos de ser e falar. Na proposta metodológica freiriana existe uma constatação na qual: ninguém educa ninguém, e nem mesmo um sujeito é capaz de sozinho educar-se. Freire defendia que os seres humanos costumam educar-se juntos, em comunhão, tendo o mundo como mediador.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler : em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. p. 79.
Leia com atenção as afirmações a seguir relacionadas às contribuições de Paulo Freire à EJA e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) Para Paulo Freire a leitura de uma palavra, de uma frase,
bem como de uma sentença, jamais poderá ser vista como ruptura com a leitura do mundo.
II. (   ) Paulo Freire insistia que é impossível a pronúncia do mundo, enquanto ato de criação e recriação, se não existe amor na ação educativa.
III. (   ) Freire compreendia que as pessoas que não amam o mundo, não amam suas vidas, nem aos outros, por isso, não conseguem dialogar.
IV. (   ) Freire defendia que estavam equivocadas as práticas educativas que depositam ideias de um sujeito no outro.
V. (   ) Paulo Freire confidenciou que foi alfabetizado bem longe do quintal da casa dele, em uma opressiva e excludente experiência educacional.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V e F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V e F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: paulo Freire compreendia que a leitura da palavra, da frase, da sentença, nunca fundou uma ruptura com a leitura do mundo. Ele persistia na ideia de que não é possível a pronúncia do mundo, enquanto ato de criação e recriação, se não há amor na atuação educativa. Freire abarcava que as pessoas que não amam o mundo, não amam suas vidas, nem aos outros, não alcançaram nenhum diálogo. Ele falava que estavam erradas as práticas educativas que depositavam ideias de um sujeito no outro.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O professor António Nóvoa entende que a formação docente deve ser refletida nas suas possibilidades de atuar por mudanças, conectadas com diversos âmbitos e extensões de influência. A formação docente, para esse especialista da área da educação, sugere mudanças interativas dos professores, bem como daqueles contextos, oxigenando as práticas de formação de professores situadas nas escolas.
NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. In : NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação . 2. ed. Lisboa: Dom Quixote. 1995.
Leia com atenção as afirmações a seguir sobre formação docente e saberes, relacionadas a alguns teóricos do campo da educação, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) Paulo Freire defendia que uma das tarefas mais relevantes dos docentes seria trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que eles deveriam tomar aproximação dos objetos cognoscíveis.
II. (   ) Tardif compreende que a formação docente implica em um investimento pessoal, necessita ser um trabalho livre e criativo sobre as trajetórias e os planos próprios, com metas na construção de uma identidade.
III. (   ) Tardif entende que o educador é aquela pessoa que possui conhecimentos e um saber fazer derivados de sua atividade, com esses elementos ele vai estruturando e dirigindo as práticas.
IV. (   ) Zabala defendeu que na formação docente implica um trabalho consistente de reflexão crítica sobre as práticas docentes e uma sólida reconstrução constante da identidade pessoal, a ser perseguida ao longo da carreira docente, que não finda com a graduação do professor. 
V. (   ) Tardif critica os conhecimentos disciplinares de serem lançados geralmente numa redoma de vidro, sem conexões necessárias com as práticas profissionais, sendo aplicadas na prática apenas nos estágios.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F e V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Paulo Freire proclamava que uma das tarefas mais proeminentes dos docentes seria trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que eles deveriam aproximar-se dos objetos cognoscíveis. Tardif percebe que o educador tem seus conhecimentos, além de saber fazer proveniente de sua atividade, assim usa esses elementos para estruturar e administrar suas práticas. Tardif censura os conhecimentos disciplinares que são oferecidos numa redoma de vidro, desconectados das práticas profissionais, que costumam reaparecer somente nos estágios.
	
	
	
Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020 22h49min04s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais