Buscar

Atividade Estrutura e Função Humana 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. O pênis é o órgão erétil de cópula masculino. Ele apresenta formato cilíndrico e se localiza na região mais anterior e externa à cavidade pélvica. Internamente, apresenta um tecido altamente vascularizado, característica que permite a ereção. Nessas regiões altamente vascularizadas encontramos três “cilindros”, sendo que dois deles se dispõem paralelamente, enquanto o terceiro se posiciona inferior a eles e contém a uretra.
 
Assim sendo, a parte do pênis descrita que contém a uretra é:
	
	
	a glande do pênis.
	
	
	a raiz do pênis.
	
	
	o corpo do pênis.
	
	
	o corpo cavernoso do pênis.
	
	
	o corpo esponjoso do pênis.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil. Ele acomete cerca de dois milhões de homens por ano. O mais comum, no entanto, é que seja uma doença assintomática durante muitos anos e de crescimento lento. Inclusive, quando os sintomas surgem, muitas vezes, é determinado um tratamento cirúrgico de emergência, acompanhado de quimioterapias posteriores. Portanto, a recomendação médica é de que, anualmente, os homens façam exames preventivos, como a dosagem de PSA e o exame de toque retal.
 
A respeito dos nossos estudos sobre o assunto, podemos dizer que o exame de toque retal é utilizado de maneira eficiente devido a posição anatômica da próstata, que é:
	
	
	medial a região do reto.
	
	
	anterior a região do reto.
	
	
	inferior a região do reto.
	
	
	lateral a região do reto.
	
	
	posterior a região do reto.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. O eixo hormonal sexual feminino é formado por três glândulas principais: hipotálamo, adenohipófise e ovários, que se comunicam constantemente a fim de garantir a homeostase do ciclo reprodutor feminino, seja ele ovariano ou uterino. A comunicação entre as glândulas endócrinas se dá por meio de hormônios, substâncias secretadas na corrente sanguínea e que possuem receptores específicos em órgãos-alvo. Os hormônios liberados pelas glândulas anteriormente citadas são GnRh, FSH e LH, estrógeno e progesterona, respectivamente.
 
Sendo assim, sobre os efeitos da ação hormonal do estrógeno e da progesterona produzidos pelos ovários, podemos afirmar que:
	
	
	estimulam o desenvolvimento das mamas, o crescimento da camada interna do útero e o aumento localizado de tecido adiposo.
	
	
	estimulam a secreção de FSH e LH que vão atuar no desenvolvimento das gônadas e dos gametas femininos.
	
	
	estimulam o crescimento de pêlos em algumas regiões do corpo, o aumento do metabolismo corporal e o aumento da massa muscular.
	
	
	regulam a absorção dos gametas femininos não fecundados, bem como a descamação da camada uterina, denominada “endométrio”.
 
  
	
	
	regulam o amadurecimento dos gametas sexuais femininos, bem como o momento de sua liberação (ovulação).
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Nossos órgãos são formados por tecidos associados que interagem entre si, garantindo a homeostase local. De acordo com a função exercida de determinado órgão, podemos encontrar um tecido epitelial de revestimento com uma única ou várias camadas celulares, com composição fibrilar maior ou menor nos tecidos conjuntivos associados, com maior ou menor composição muscular. A bexiga é um órgão que compõe o sistema urinário e é formado por tecidos epitelial, conjuntivo e muscular.
 
Dessa forma, de acordo com a função exercida pela bexiga, que tipo de tecido epitelial encontramos na camada mais interna?
	
	
	Tecido epitelial estratificado pavimentoso.
	
	
	Tecido epitelial simples pavimentoso.
	
	
	Tecido epitelial simples colunar.
	
	
	Tecido epitelial pseudoestratificado ciliado.
	
	
	Tecido epitelial de transição.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Imagine a seguinte situação:
 
Pedro é um estudante de Educação Física do primeiro ano que tem por objetivo profissional ser treinador de equipe brasileira de lutas marciais. Diariamente, após as aulas, Pedro frequenta a academia para hipertrofiar sua musculatura e ter melhores objetivos no treino de jiu-jitsu, porém, seu biotipo não o favorece, tornando o crescimento muscular demorado.
 
Ele decide fazer uso de testosterona, já que aprendeu nas aulas da faculdade que um dos efeitos secundários da testosterona é o aumento de massa muscular. Após alguns meses, já com o corpo mais tonificado, Pedro observa certa diminuição do tamanho testicular.
 
Com base em nossos estudos a respeito do eixo hormonal sexual masculino, considerando a situação exposta, qual é a relação entre o uso da testosterona e a diminuição testicular de Pedro?
	
	
	A testosterona ingerida causa um feedback positivo no eixo hipotálamo-hipófise-testículo, diminuindo a produção fisiológica de testosterona e, consequentemente, gerando a atrofia testicular.
	
	
	A testosterona ingerida causa um feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise-testículo, diminuindo a produção fisiológica de testosterona e, consequentemente, gerando a atrofia testicular.
	
	
	A testosterona ingerida causa um feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise-testículo, estimulando a produção fisiológica de testosterona para igualar os níveis dos hormônios natural e sintético.
 
  
	
	
	Não existe relação direta entre a testosterona ingerida e a atrofia testicular, porém, por precaução, Pedro deveria procurar auxilio médico e interromper o uso do hormônio.
	
	
	Existe relação direta entre a testosterona ingerida e a atrofia testicular, uma vez que o excesso de hormônio pode causar morte celular ou formação de neoplasia.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Imagine a seguinte situação:
 
Luana tem 25 anos e desde a menarca apresenta ciclo menstrual regulado. Ela pouco se queixava sobre cólicas ou TPM (Tensão Pré-Menstrual), no entanto, nos últimos meses, esse quadro se modificou. Ela buscou ajuda médica relatando os seguintes sintomas: dismenorreia (aumento da intensidade de dor durante o ciclo menstrual) e aumento do fluxo sanguíneo durante a menstruação. Após alguns exames, o diagnóstico dado foi de endometriose, doença inflamatória em que o endométrio cresce exageradamente e não é descamado completamente.
 
Sendo assim, com base em nossos estudos a respeito do assunto, em qual região em uma mulher normal encontramos o endométrio?
	
	
	Camada média do útero.
	
	
	Interior da vagina.
 
 
	
	
	Camada mais interna do útero.
	
	
	Interior das tubas uterinas.
	
	
	Camada mais externa do útero.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. O câncer de colo de útero é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres. Trata-se de uma doença lesiva invasiva intrauterina causada principalmente pelo vírus HPV. Alguns fatores podem favorecer o aumento da probabilidade do surgimento desse câncer: relações sexuais desprotegidas, histórico de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), idade precoce para a primeira relação sexual, entre outras. Geralmente, trata-se de um câncer de crescimento demorado, mas, assim que for feito o diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado com urgência.
 
Assim sendo, analise a figura a seguir e as partes destacadas.
Fonte:
Aaltazar, iStock, 2019.
 
Qual das regiões numeradas na figura anterior corresponde ao colo do útero e seria, portanto, afetada pelo câncer?
	
	
	4.
	
	
	1.
	
	
	3.
	
	
	5.
	
	
	2.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. O sistema genital feminino é formado por estruturas capazes de permitir a formação de gametas, a cópula, a fecundação e o desenvolvimento embrionário. Todos se encontram na região pélvica, podendo estar internamente na pelve ou na sua região externa. Os órgãos genitais internos estão mais envolvidos com a maturação do gameta, a implantação e o desenvolvimento embrionário, enquanto os órgãos externos estão envolvidos com a cópula.
 
Dessa forma, baseado em nossos estudos a respeito do assunto, podemos dizer que o órgão genital interno relacionado à implantação e ao desenvolvimento do embrião é:
	
	
	a uretra.
	
	
	o ovário.
	
	
	as tubas uterinas.
	
	
	o útero.
	
	
	a vagina.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. O sangue que chega aos rins pelas artérias renais e, posteriormente,pelas arteríolas aferentes ao corpúsculo renal, vem enriquecido com todos, ou maior parte, dos nutrientes e íons provindos da nossa alimentação. No entanto, para que nosso corpo esteja em homeostase, faz-se necessário um sistema que regule as concentrações iônicas e hídricas corporais. Em tese, o que estiver em excesso será excretado na urina, mas existem alguns componentes que não encontraremos em situações fisiológicas, pois nossos tecidos necessitam abundantemente deles.
 
Imagine, então, a seguinte situação: quatro amostras de urina humana foram analisadas e revelaram a seguinte composição: 
 
I. sódio, potássio e água;
II. glicose, água e sódio;
III. proteínas, hemácias e água;
IV. proteínas, glicose e sódio.
 
Das quatro amostras analisadas, qual delas apresenta constituintes comuns de um indivíduo saudável?
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	I, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. O sistema urinário é formado por órgãos relacionados à formação, ao armazenamento e à excreção de urina, produto gerado após diversas etapas que ocorrem no interior do néfron. Além de ser importante excretar produtos catabólicos e íons em excesso, o volume de urina formada está relacionada também com as necessidades fisiológicas da manutenção da pressão arterial. De maneira geral, nos rins, encontramos estruturas que integram o sistema de formação da urina e estruturas que integram o sistema coletor de urina.
 
Sendo assim, quais das estruturas a seguir fazem parte do sistema coletor da urina?
	
	
	Córtex renal.
	
	
	Cálices renais.
	
	
	Cápsula renal.
	
	
	Medula renal.
	
	
	Pirâmides renais.
1 pontos   
Clique em Enviar para enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

Outros materiais