A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 2 - CONCEITOS E TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA GEOGRAFIA NOTA 100 (10 QUESTÕES)

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL 2 - CONCEITOS E TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA GEOGRAFIA NOTA 100 (10 QUESTÕES)
1. Leia a citação: 
“Durante o mercantilismo, o desenvolvimento urbano e tecnológico dá espaço para a criação de um sistema produtivo mais refinado e especializado, que culmina na chamada Revolução Industrial. Neste ponto, o desenvolvimento de máquinas e instrumentos de produção em grande escala abre uma nova oportunidade para o capitalismo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIREITO BRASIL. Capitalismo: conceito e desenvolvimento histórico. <https://direitosbrasil.com/capitalismo-conceito-e-desenvolvimento-historico/>. Acesso em 16 jul. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, marque a alternativa correta a respeito do capitalismo industrial.
Nota: 10.0
(A) O capitalismo industrial criou uma sociedade homogênea, sobretudo nos centros urbanos.
(B) Com o capitalismo industrial, o trabalho tornou-se mercadoria.
Você acertou!
(C) O capitalismo industrial criou as leis trabalhistas sem conflitos.
(D) O capitalismo industrial criou a jornada de trabalho máxima de 8 horas no século XIX.
(E) A principal característica da sociedade urbana na era do capitalismo industrial foi a ascensão e acesso de todos ao saneamento básico.
2. Considere a citação: 
“[...] as transformações ocorridas no modo de produção e nas relações de trabalho têm importância fundamental para a compreensão do movimento histórico que determina as relações entre os homens, com particularidades econômicas, sociais, políticas e culturais em cada contexto histórico”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALLAGO, S. T. C. Relações de trabalho e modo de produção capitalista. VII Seminário de Saúde do Trabalhador e V Seminário O Trabalho em Debate ‘Saúde Mental Relacionada ao Trabalho’.<http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000112010000100001&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em 16 de jul. 2018. 
Considerando os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas sobre as desigualdades sociais no território brasileiro, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
(A) acontecem por causa da migração internacional.
(B) são causadas pelo sistema político democrático.
(C) são provocadas pela divisão do trabalho trazida pelo neoliberalismo.
Você acertou!
(D) as desigualdades sociais resultam das políticas afirmativas, como a de cotas.
(E) a pobreza e a desigualdade social são produzidas pela distribuição de renda.
3. Atente para a citação: 
Milton Santos, grande geógrafo brasileiro, trouxe inúmeras contribuições para o campo cientifico brasileiro, discutindo e apresentando críticas construtivas sobre a sociedade e o espaço. 
FONTE: Texto elaborado pelo autor da questão. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, Milton Santos foi fundamental para a disseminação das discussões sobre:
Nota: 10.0
(A) O sistema socialista no âmbito brasileiro.
(B) O capitalismo nos países desenvolvidos.
(C) A ascensão da burguesia.
(D) A globalização precoce do cenário brasileiro.
(E) A urbanização no terceiro mundo e o processo de globalização.
Você acertou!
4. Atente para o excerto de texto: 
“A geografia cultural nasceu no fim do século XIX, no mesmo momento que a geografia humana. Para alguns geógrafos, ela aparecia como uma outra formulação da geografia humana. Para outros, ela se interessava pela cultura material dos grupos humanos [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CLAVAL, P. C. C. Geografia Cultural: Um Balanço. Revista Geografia, Londrina, v. 20, n. 3. p.5-24. p. 5. <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/14160/11911>. 2011. Acesso em: 14 de jul. 2018. 
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, assinale a alternativa que apresenta corretamente quais características a geografia cultural renovada?.
Nota: 10.0
(A) historiográficas, estaticismo e tradicionais.
(B) semióticas, espiritualistas e ecléticas.
Você acertou!
(C) tradicionais, ultrapassadas e bipolar.
(D) renovada, eclética e eurocêntrica.
(E) conservadora, pragmática e semióticas.
5. Atente para a citação: 
“A geografia econômica apareceu na Alemanha sob a influência de Carl Ritter e se desenvolveu desde o fim dos anos 1850”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CLAVAL. Paul. Geografia Econômica e Economia. GeoTextos, vol. 1, n. 1, 2005. p.11-27. p. 13.<https://portalseer.ufba.br/index.php/geotextos/article/download/3028/2132>. Acesso em 16 de jul. 2018. 
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, para Paul Krugman a geografia econômica....
Nota: 10.0
(A) é a ciência do acúmulo de riquezas.
(B) estuda a localização da produção no espaço.
Você acertou!
(C) estuda a relação entre riqueza e nação.
(D) é a ciência das relações sociais.
(E) estuda a exploração do homem pelo homem.
6. Leia a citação: 
“Brasil recebe as imagens dos satélites de sensoriamento remoto para todo o território brasileiro e boa parte da América do Sul através de uma antena de recepção localizada no centro geométrico da América do Sul em Cuiabá-MT. Existem hoje dezenas de satélites de sensoriamento remoto pertencentes a diferentes países”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STEFFEN, C. A. Introdução ao Sensoriamento Remoto. Instituto Nacional de pesquisas Espaciais - INPE.<http://www3.inpe.br/unidades/cep/atividadescep/educasere/apostila.htm>. Acesso em 15 de jul. 2018.
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, o sensoriamento remoto auxilia no monitoramento de:
Nota: 10.0
(A) focos de incêndio, desmatamento e erosão.
Você acertou!
(B) áreas violentas e em colapso social.
(C) rios canalizados, rios retificados e grandes construções.
(D) grandes obras urbanas, como os túneis.
(E) reservas aquáticas subterrâneas.
7. Atente para a citação: 
“Ao longa de sua história, o capitalismo passou por uma série de transições importantes, que definem a própria forma como as sociedades se estruturam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIREITO BRASIL. Capitalismo: conceito e desenvolvimento histórico. <https://direitosbrasil.com/capitalismo-conceito-e-desenvolvimento-historico/>. Acesso em 15 de jul. 2018. 
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, na concepção de Sandroni, o capitalismo pode ser definido como:
Nota: 10.0
(A) um sistema político, específico dos países de Primeiro Mundo, em que predomina a igualdade social.
(B) um sistema econômico e social que predomina na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização.
Você acertou!
(C) Um sistema único, predominante no Ocidente e Oriente, e vantajoso para todos.
(D) Um sistema de estratificação social em que não há mobilidade social, como ocorre no Paquistão e na Índia.
(E) Uma ideologia que trata das relações sociais como um fenômeno homogêneo, integrador e sem conflitos. 
8. Considere o fragmento de texto a seguir: 
“As chamadas tendências mais recentes da Geografia, constituídas a partir dos anos 50, configuraram as perspectivas da Geografia quantitativa, da Geografia da percepção ou Geografia humanística, e da Geografia radical, Geografia Crítica, ou para muitos autores, Geografia marxista”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARNEIRO, P. L. J.; MENDONÇA, R. M. A. A construção da ciência geográfica e os desafios da atualidade. Espaço em Revista. Goiânia, v. 14, n. 2, jul./dez. 2012 p. 1-22. p.8. <https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/19770/12858>. Acesso em 15 de jul. 2018. 
De acordo com os conteúdos