Buscar

ATIVIDADE 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO
ATIVIDADE 4 (A4)
PERGUNTA 1
[...] a consolidação das demonstrações contábeis objetiva o conhecimento e a disponibilização de macroagregados do setor público, a visão global do resultado e a instrumentalização do controle social. Nesse sentido, a norma contribui para o atendimento ao disposto nos artigos 111 Lei Federal nº 4.320/64 e 51 da LRF, que determinam que compete à União promover a consolidação, nacional e por esfera de governo das contas dos entes da Federação [...]
(Fonte: DARÓS L. L.; PEREIRA A. de S. Análise das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP: mudanças e desafios para a contabilidade pública. Disponível em: http://www.congressousp.fipecafi.org/anais/artigos92009/467.pdf. Acesso em: 9 jun. 2020.) 
 
A STN consolidou a lista de demonstrativos contábeis exigidos para os entes públicos brasileiros. Nesse sentido, realize a relação/associação a seguir:
 
(1)  Balanço orçamentário.
(2)  Balanço financeiro.
(3)  Balanço patrimonial.
(4)  Demonstração das variações patrimoniais.
 
( 4  ) Registra alterações do patrimônio resultantes ou independentes da execução orçamentária.
( 2 ) Ingressos e dispêndios extraorçamentários são evidenciados nesse demonstrativo.
( 1  ) Utiliza as contas das classes 5 e 6 do PCASP para ser elaborado.
( 3  ) Esse demonstrativo possui um viés orçamentário conferido pela Lei 4.320/64.
 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta:
	
	
	1, 3, 4, 2
	
	
	3, 4, 2, 1
	
	
	4, 2, 1, 3
	
	
	2, 1, 3, 4
	
	
	4, 1, 3, 2
	Resposta Correta:
	 4, 2, 1, 3
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a consolidação dos demonstrativos contábeis aplicados ao setor público condensa um total de quatro demonstrativos: balanço patrimonial, balanço financeiro, balanço orçamentário e demonstração das variações patrimoniais. O balanço orçamentário, quando da sua elaboração, utiliza as contas das classes 5 (orçamento aprovado) e 6 (execução do orçamento). Já ingressos ou dispêndios extraorçamentários são inseridos no balanço financeiro. A Lei 4.320/64 confere um viés orçamentário ao balanço patrimonial porque separa o ativo e o passivo em financeiro e permanente, a depender de ser exigida a autorização orçamentária para seus itens ou não. A demonstração das variações patrimoniais evidencia alterações ocorridas no patrimônio, sejam elas resultantes ou independentes da execução orçamentária e tem função similar à DRE das empresas privadas.
PERGUNTA 2
A contabilidade aplicada ao setor público governamental brasileiro estrutura-se, basicamente nas normas internacionais de contabilidade, nas normas brasileiras de contabilidade, na Lei 4.320/64 e na Lei Complementar 101/2000. Evidencia os atos e fatos ligados à administração orçamentária e os fatos relacionados aos eventos relativos à gestão, financeira e patrimonial da entidade, com o objetivo de apresentar o patrimônio da entidade em determinado momento.
 
(Fonte: SLOMSKI, V. Manual de Contabilidade Pública: de acordo com as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público (IPSASB/IFAC/CFC). 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. 4.)
 
No que diz respeito à legislação brasileira e aos normativos contábeis aplicados às DCASP citados no excerto, faça a relação/associação dos normativos e suas respectivas características/finalidades.
 
(1)  Lei 4.320/64.
(2)  Lei Complementar 101/2000.
(3)  Normas Brasileiras de Contabilidade.
 
( 2 ) É conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal e trata de finanças públicas.
( 1 ) Possui a prerrogativa de padronizar os procedimentos contábeis em nível internacional.
( 3  ) Trata de todos os procedimentos relacionados ao orçamento público.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	1, 2, 3
	
	
	2, 3, 1
	
	
	3, 2, 1
	
	
	2, 1, 3
	
	
	3, 1, 2
	Resposta Correta:
	 2, 3, 1
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: desde 1964, o assunto orçamento público foi regulamentado por lei. A Lei 4.320 é o principal dispositivo legal nesse sentido. A partir dele, inúmeros outros foram instituídos, destacando-se a famosa Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, a qual traz atributos de responsabilização dos gestores em relação aos recursos públicos empregados nos entes. Atrelados aos dispositivos legais, os normativos contábeis também foram instituídos para regulamentar procedimentos no âmbito da contabilidade. O processo de convergência das normas brasileiras às normas internacionais também atingiu o setor público suscitando a criação de normas específicas para este fim.
PERGUNTA 3
As entidades são incentivadas a apresentar informações adicionais para auxiliar os usuários na avaliação do desempenho e na administração dos seus bens, bem como auxiliá-los a tomar e avaliar decisões sobre a alocação de recursos. Essa informação adicional pode incluir detalhes sobre os produtos e os resultados da entidade na forma de (a) indicadores de desempenho, (b) demonstrativos de desempenho dos serviços prestados, (c) revisões de programas e (d) outros relatórios de gestão sobre o cumprimento dos objetivos da entidade durante o período divulgado.
(Fonte: SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP . 8. ed. Brasília, DF: 2018. Disponível em: https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/manual-de-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico-mcasp/2019/26 . Acesso em: 7 jul. 2020.)
 
É possível depreender do excerto que ele trata sobre as notas explicativas às demonstrações contábeis. A partir dessas informações e dos conteúdos estudados na unidade, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção que apresenta afirmativas as corretas:
 
I. O objetivo das notas explicativas é principalmente melhorar o entendimento das DCASP.
II. Podem conter informações de quaisquer naturezas, a depender do dispositivo que as exija.
III. As notas explicativas devem ter caráter analítico e subjetivo.
IV. As notas explicativas integram DCASP específicas, ou seja, nem todas exigem sua inserção.
	
	
	I e II.
	
	
	I e IV.
	
	
	III e IV.
	
	
	II e IV.
	
	
	II e III.
	Resposta Correta:
	 I e II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as afirmativas I e II são corretas, pois as notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis. Por meio delas, é possível se obter informações detalhadas sobre algum dado específico da demonstração a que elas se referem, aperfeiçoando sua compreensão. As informações que elas entregam podem ser de qualquer natureza exigida pela lei.
PERGUNTA 4
As Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP), com a padronização das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS), seguem o padrão da Contabilidade Geral, apesar de suas características peculiares. Entretanto, as empresas do setor público que exercem atividade econômica têm as mesmas necessidades do setor privado, porque são concorrentes. Por isso, estão sujeitas aos mesmos demonstrativos.
(Fonte: OLIVEIRA, A. B. S; TEIXEIRA, M. C. Contabilidade governamental . São Paulo: Saraiva Educação, 2019. p. 252.)
É fato que o balanço patrimonial traz todos os atributos elencados no excerto. Nesse sentido, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
I. (  ) No balanço patrimonial, o patrimônio é evidenciado quantitativa e qualitativamente.
II. (  ) As contas de compensação são evidenciadas no balanço patrimonial.
III. (  ) A estrutura do balanço patrimonial, contida na Lei 4.320/64, obedece às exigências das Normas Brasileiras de Contabilidade.
IV. (  ) As contas de compensação são contas que alteram a situação líquida patrimonial de maneira tempestiva.
 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta:
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	F, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as afirmativas I e II são verdadeiras, pois o balanço patrimonial, por ter característica de balanço, é um quadro com duas
colunas que evidenciam o ativo e o passivo, além do patrimônio líquido do ente. As informações trazidas pelo BP concentram-se de forma quantitativa, por trazerem valores monetários, e qualitativa, por destacarem a natureza das contas do patrimônio do ente observado. Além disso, o BP também traz informações acerca das contas de compensação, visto que estas podem alterar o patrimônio no futuro, pois têm potencial para tal.
PERGUNTA 5
As demonstrações contábeis são a representação estruturada da situação patrimonial e do desempenho da entidade. A finalidade das demonstrações contábeis é proporcionar informação sobre a situação patrimonial, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade que seja útil a grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões sobre a alocação de recursos. Especificamente, as demonstrações contábeis no setor público devem proporcionar informação útil para subsidiar a tomada de decisão e a prestação de contas e responsabilização da entidade quanto aos recursos que lhe foram confiados [...]
(Fonte: CFC. NBC TSP 11. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2018. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTSP11.pdf Acesso em: 24 jun. 2020.)
 
Além de todas as características descritas no excerto, as DCASP precisam vir acompanhadas de notas explicativas, pois:
	
	
	São um tipo de DCASP obrigatória para os entes públicos.
	
	
	Evidenciam detalhes que chamam a atenção do usuário no demonstrativo e que precisam ser mais bem explicados.
	
	
	São necessárias para a responsabilização dos gestores do ente público.
	
	
	Fazem parte da execução orçamentária do ente público.
	
	
	Auxiliam o poder legislativo na elaboração do orçamento anual do ente.
	Resposta Correta:
	 Evidenciam detalhes que chamam a atenção do usuário no demonstrativo e que precisam ser mais bem explicados.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as notas explicativas são parte integrante das DCASP, pois evidenciam itens dos demonstrativos que necessitam de melhor detalhamento por parte do ente público. Alterações ocorridas que chamam atenção naquele período e com apenas o dado do demonstrativo não são suficientes para satisfazer os usuários da informação contábil. São obrigatórias pelos normativos legais brasileiros e pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.
PERGUNTA 6
Os governos geralmente têm amplos poderes, incluindo a capacidade de estabelecer e fazer cumprir requisitos legais e alterar esses requisitos. Globalmente, o setor público varia consideravelmente em suas disposições constitucionais e em suas metodologias de funcionamento. No entanto, a governança no setor público, geralmente, envolve a realização de prestação de contas do Poder Executivo para o Poder Legislativo.
(Fonte: CFC. NBC TSP Estrutura Conceitual . Disponível em: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-tsp-do-setor-publico/ . Acesso em: 9 jun. 2020.)
 
Infere-se, do excerto, que o setor público sofre constantes mudanças no mundo inteiro. E bem assim ocorre com os diversos setores da economia. Nesse sentido, os normativos contábeis foram trabalhados para que fosse possível viabilizar a padronização de procedimentos em âmbito mundial. Esse processo é coordenado no Brasil pelo(a):
	
	
	Conselhos Regionais de Contabilidade.
	
	
	IFAC.
	
	
	Secretaria do Tesouro Nacional.
	
	
	Conselho Federal de Contabilidade.
	
	
	Ibracon
	Resposta Correta:
	 Conselho Federal de Contabilidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade às normas internacionais visa à padronização de procedimentos para que seja possível, entre outras coisas, haver comparabilidade nos demonstrativos contábeis de todas as entidades. As DCASP fazem parte desse processo, visto que os demonstrativos exigidos pela legislação pertinente sofreram alterações substanciais para se adequar aos novos padrões da contabilidade. No Brasil, quem coordena o processo de convergência, por meio de tradução, publicação e distribuição das normas do IFAC é o Conselho Federal de Contabilidade.
PERGUNTA 7
Balanço em Contabilidade é entendido como a igualdade entre duas somas, de uma conta ou de um quadro. Vulgarmente, a palavra balanço é erroneamente empregada em lugar de “inventário” e isto ocorre quando verificamos um aviso afixado na porta de um estabelecimento, onde se lê “fechado para balanço”, quando na realidade o que está sendo realizado é o que se denomina inventário , que é o arrolamento das mercadorias existentes, ou seja, o relacionamento das existências, para determinação do estoque.
 
( Fonte: KOHAMA, H. Contabilidade pública: teoria e prática. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 200.)
 
Infere-se, do excerto, uma curiosidade sobre os balanços de maneira geral. Em relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O balanço orçamentário demonstra receitas detalhadas por categoria econômica e origem.
II. O balanço patrimonial utiliza em seus quadros o saldo de caixa do exercício anterior para subsidiar a solicitação de créditos adicionais.
III. O balanço financeiro evidencia a movimentação financeira dos entes públicos por meio das receitas e das despesas orçamentárias e dos ingressos e dispêndios extraorçamentários.
IV. Com o balanço orçamentário, é possível visualizar as movimentações ocorridas no ativo e no passivo financeiros, bem como os permanentes.
 
Agora, assinale a opção que apresenta afirmativas corretas:
	
	
	III e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	II e III.
	
	
	I e IV.
	
	
	I, II e III.
	Resposta Correta:
	 I e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: as afirmativas II e IV são incorretas, pois, por meio do balanço financeiro é possível visualizar toda a movimentação financeira ocorrida no ente público. Por esse motivo, o saldo de caixa do período imediatamente anterior é inserido no demonstrativo, já que evidencia um quantitativo em numerário. Da mesma forma, o saldo do caixa ao final do exercício é evidenciado no demonstrativo para que seja transferido ao período seguinte. A solicitação de créditos adicionais ao orçamento é subsidiada pela apuração de superávit financeiro no balanço patrimonial, o qual tem um quadro exclusivo para esse fim. Além disso, o BP possui, ainda, um quadro que detalha ativos e o passivos financeiros e permanentes. 
PERGUNTA 8
O objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores. Consequentemente, o desempenho de tais entidades pode ser apenas parcialmente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa. Nesse sentido, os demonstrativos contábeis fornecem informações aos seus usuários de forma a subsidiar processos decisórios e prestação de contas.
 
(Fonte: CFC. NBC TSP Estrutura Conceitual . Disponível em: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-tsp-do-setor-publico/ . Acesso em: 9 jun. 2020.)
 
Infere-se do excerto quão relevante são as DCASP para o setor público. Nesse sentido, no caso do balanço financeiro, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Um balanço é um quadro com duas colunas. No caso do balanço financeiro, essas colunas são de receitas e de despesas e o resultado é apurado pelo confronto de entradas e saídas de numerário.
II. Ingressos e dispêndios extraorçamentários não são evidenciados no balanço financeiro.
III. As receitas e as despesas evidenciadas são separadas em ordinárias e vinculadas.
IV. O balanço financeiro é composto por um quadro principal e por mais dois quadros que complementam suas informações, além de notas explicativas.
 
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas:
	
	
	I e II.
	
	
	II e IV.
	
	
	I e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	II e III.
	Resposta Correta:
	 I e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as afirmativas I e III são corretas, pois, de forma genérica, um balanço é composto por duas seções. Cada uma delas evidencia dois tipos de informação principal.
No caso do balanço financeiro, essas colunas são as receitas e as despesas orçamentárias, as quais são divididas em ordinárias, que são aquelas autorizadas na LOA, mas que não têm um fim específico, são de livre alocação; e as vinculadas, que, e acordo com o nome, são aquelas que têm uma vinculação especificada na LOA.
PERGUNTA 9
A Lei nº 4.320/1964 dispõe sobre as demonstrações contábeis em seus artigos 101 a 106 e apresenta a estrutura para tais demonstrativos em seus anexos. Conforme o art. 113 da Lei, dentre outras atribuições, compete ao Conselho Técnico de Economia e Finanças a atualização de tais anexos. Com a extinção deste Conselho, tais funções são exercidas, na atualidade, pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) [...].
(Fonte: SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP. 8. ed. Brasília, DF: 2018. Disponível em: https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/manual-de-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico-mcasp/2019/26 . Acesso em: 7 jul. 2020.)
 
A STN realizou uma adaptação ao anexo da lei citada no excerto em relação ao balanço patrimonial para que os demonstrativos contábeis pudessem atender ao dispositivo legal e à norma contábil respectiva. Nesse sentido, a STN:
	
	
	Instituiu um normativo que isenta os órgãos públicos da Administração Direta da divulgação de todos os demonstrativos exigidos pela legislação brasileira.
	
	
	Criou um novo demonstrativo que contempla todos os que são exigidos pela lei descrita no excerto.
	
	
	Adequou a composição do balanço patrimonial acrescentando outros quadros ao quadro principal.
	
	
	Criou um novo demonstrativo que é apresentado em conjunto com o balanço patrimonial, chamado demonstração das variações patrimoniais.
	
	
	Publicou uma portaria que obriga os órgãos públicos a divulgarem apenas os demonstrativos exigidos pelas normas de contabilidade.
	Resposta Correta:
	 Adequou a composição do balanço patrimonial acrescentando outros quadros ao quadro principal.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: com o processo de convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais, os demonstrativos contábeis antes utilizados precisaram ser reavaliados para atender a essa nova demanda. Com isso, a STN, como órgão responsável pela consolidação das contas públicas, avaliou o anexo da lei citada no excerto e as prerrogativas dos normativos contábeis vigentes, e acrescentou mais quadros ao quadro principal do balanço patrimonial. Esses quadros são os dos ativos e passivos financeiros e permanentes, das contas de compensação e do superávit/déficit financeiro.
PERGUNTA 10
No Balanço Patrimonial a classificação dos elementos patrimoniais, nos termos na NBC T 16.6, considera a segregação em “circulante” e “não circulante”, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade [...] No Patrimônio Líquido, deve ser evidenciado o resultado do período segregado dos resultados acumulados de períodos anteriores, além de outros itens.
(Fonte: FILHO, J. E. B. Contabilidade aplicada ao setor público: abordagem simples e objetiva. São Paulo: Atlas, 2014, p. 300.)
A partir das informações do excerto e dos conteúdos estudados na unidade, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O quadro principal do BP utiliza as contas dos grupos 1 e 3 do PCASP.
II. A segregação em “circulante” e “não circulante” de que trata o excerto diz respeito ao ativo e ao passivo.
III. O superávit/déficit financeiro apurado no BP é levado ao balanço orçamentário para subsidiar a solicitação de créditos adicionais.
IV. O BP evidencia receitas e despesas orçamentárias e extraorçamentárias de maneira detalhada por meio de notas explicativas.
 
Agora, assinale a opção que apresenta afirmativas verdadeiras:
	
	
	III e IV.
	
	
	II e III.
	
	
	II e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	I e IV.
	Resposta Correta:
	 II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as afirmativas II e III estão corretas, pois o balanço patrimonial é um demonstrativo composto por quatro quadros que atendem tanto à legislação brasileira pertinente quanto aos normativos contábeis vigentes. O quadro principal evidencia os grupos ativo e passivo de maneira a separá-los em circulante e não circulante, atendendo a requisitos elencados no MCASP. O quadro do superávit/déficit financeiro ilustra esse resultado que será levado ao balanço orçamentário para justificar a abertura de créditos adicionais, ou seja, não previstos na LOA, caso seja necessário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais