Buscar

avaliação 1 Gestão em Segurança do Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Para a compreensão da gestão da qualidade, é importante conhecer a história e a evolução do seu conceito ao longo do tempo. As mudanças e as adaptações que ocorreram se devem ao conceito da gestão da qualidade ser genérico, adaptável e seu ambiente ser constantemente transformável. Carvalho e Paladini (2005) oferecem a perspectiva de um artesão com relação à gestão da qualidade, sendo que o artesão é especialista em sua atividade, domina todo o processo de produção desde o início até a finalização do produto e possui grande proximidade com os clientes. Sobre o conceito de trabalho do artesão, relacionado à gestão da qualidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	 a)
	As demandas não eram conhecidas, de forma que o trabalho variava demais e não havia preocupação com a qualidade.
	 b)
	As demandas eram claras e o artesão recebia pedidos com antecedência, podendo programar a sua produção com a garantia de venda do produto, assim, a qualidade era voltada tanto para o processo quanto para o produto.
	 c)
	As necessidades do cliente eram claras e o atendimento destas representava crescimento, possuía uma rotina definida e a qualidade era mais voltada ao produto e não ao processo.
	 d)
	As necessidades dos clientes não eram conhecidas e o artesão não tinha certeza do tipo de produto e nem da quantidade que deveria produzir.
	2.
	O Programa 5S contempla cinco sensos que, quando aplicados em uma organização, podem promover uma mudança comportamental nos colaboradores. O senso Seiketsu (asseio) é responsável por questões relacionadas diretamente à saúde, segurança e qualidade de vida. Todo senso traz efeitos positivos à organização. Sobre os benefícios originados pela aplicação do senso Seiketsu (asseio), analise as sentenças a seguir:
I- Reduz o risco de doenças ocupacionais.
II- Reduz o tempo improdutivo.
III- Reduz o desperdício.
IV- Reduz o efeito de agentes poluidores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	O Sistema Integrado de Planejamento e Controle, que visa à garantia do equilíbrio entre os setores da empresa e ao aumento de lucratividade, prevê quatro ordens básicas para a sua aplicação. Sobre estas ordens básicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Carregamento: é a capacidade de produção possível com relação ao tempo.
(    ) Sequenciamento: elenca a sequência de produção com base em prioridades.
(    ) Programação: determina o cronograma de produção, quando a atividade começa e termina.
(    ) Controle: ocorre somente quando o processo apresenta algum problema para correção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Segundo Carvalho e Paladini (2005), o engenheiro norte-americano William Edwards Deming aliou os seus conhecimentos estatísticos à cultura dos trabalhadores japoneses na busca de melhoria contínua no período pós 2ª Guerra Mundial, quando o Japão estava reconstruindo o país. Deming trabalhou a gestão empresarial tendo a qualidade dos produtos como o principal diferencial para competir com produtos internacionais. Destacam-se 14 pontos da gestão da qualidade desenvolvidos por Deming. Sobre esses pontos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Criar inconsistência de propósito, para tornar os produtos competitivos e perenizá-los no mercado.
(    ) Eliminar a dependência da inspeção para garantir a qualidade no processo, acabando com a demanda por inspeção em massa, tendo a internalização da qualidade como prioridade.
(    ) Disponibilizar treinamentos no próprio local de trabalho.
(    ) Viabilizar a individualidade dos departamentos, fazendo com que os setores de pesquisa, projetos, vendas, compras e produção atuem focados em suas tarefas específicas, tratando dos problemas ao final do processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	Os sistemas de qualidade total trazem um conceito que abrange todas as áreas de atuação da empresa, forçando cada parte a buscar a excelência, a desenvolver uma cultura de prevenção, ao invés de apenas correção dos problemas. Durante toda a evolução do termo qualidade existiram grandes figuras que podemos denominar como "gurus da qualidade", que contribuíram fortemente para o avanço do sistema de gestão. Sobre essas figuras, analise as sentenças a seguir:
I- Joseph Moses Juran publicou a primeira edição do Manual de Controle da Qualidade, fazendo com que o controle de qualidade tomasse novas dimensões.
II- William Edwards Deming nasceu em 14 de outubro de 1900, em Washington DC, nos EUA. O engenheiro norte-americano, mestre em Física e Matemática e doutor em Física, foi estatístico, professor universitário, autor, consultor e palestrante.
III- Armand Vallin Feigenbaum, divide a qualidade em quatro passos principais, sendo eles: estabelecer padrões, avaliar conformidade, tomar ações corretivas e planejar melhorias.
IV- Kaoru Ishikawa, alemão de origem libanesa, nascido em 1924, é o criador da ferramenta chamada diagrama de Demming.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Segundo Gilsa (2011, p. 50), ?o grupo de normas formadas pela expressão ISO 9000 pode ser considerado como um ?manual? para a elaboração de Sistemas de Gestão da Qualidade, para praticamente qualquer tipo ou tamanho de empresa?. A ISO 9001 estabelece cinco requisitos para o processo de gestão de qualidade. Com relação a estes requisitos, analise as opções a seguir:
I- Medição, análise e melhoria.
II- Responsabilidade de linha.
III- Gestão de recursos
IV- Controle de resíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GILSA, Dietmar von. Gestão da qualidade de produtos e processos. Indaial: Uniasselvi, 2011.
	 a)
	As opções I e III estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	7.
	O capital intelectual de uma organização é considerado o maior valor existente nela e alguns programas envolvem os colaboradores e promovem apoio à melhoria contínua. Sobre os programas que se enquadram nos que envolvem o capital intelectual, analise as opções a seguir:
I- Círculos de Controle de Qualidade (CCQ).
II- 5W2H.
III- Programa de Reunião Relâmpago.
IV- Poka-Yoke.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e III estão corretas.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	8.
	Segundo Coltro (1996), no artigo intitulado "A gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial", a gestão pela qualidade total, enquanto meio de atuação dos gestores organizacionais, busca aprimorar nos sistemas de operações das empresas condições que possibilitem responder às exigências atuais, consolidando vantagens competitivas nos mercados em que atuam. Para tanto, as estratégias de competitividade que sofrem a influência deste modelo de gestão, permitem uma série de melhorias. Com relação a estas melhorias, analise as sentenças a seguir:
I- Alcançar diretamente a obtenção de produtos sem erros.
II- Entregas rápidas aos consumidores.
III- Reformas estruturais nas unidades fabris.
IV- Introdução de novos produtos em prazos adequados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COLTRO,
Alex. A gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial. Cadernos de Pesquisa em Administração, São Paulo, v.1, n. 2, 1996. Disponível em: < http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C02-art04.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2016.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Segundo Buettgen (2011), o ERP (Enterprise Resources Planning), ou planejamento dos recursos da empresa, é o agrupamento de todas as informações em um único sistema, que sofreu uma série de evoluções ao longo do tempo. Na medida em que aumenta o impacto na cadeia de suprimentos, aumenta a integração dos sistemas de informação. Sobre esta evolução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Surgiu com o MRP (Materials Requeriments Planning), ou Planejamento das Necessidades de Materiais, evoluindo para as fases do MRP II e MRP III (Planejamento dos Recursos de Manufatura I e II), seguidos do ERP (Enterprise Resources Planning) ou Planejamento dos Recursos da Empresa e do ERP Integrado em Rede (Comércio cooperativo, e-commerce).
(    ) A evolução se deu na seguinte sequência: duas fases do ERP (ERP e ERP INTEGRADO EM REDE) seguida de três fases do MRP (MRP, MRP II e MRP III).
(    ) Surgiu com o ERP (Enterprise Resources Planning) ou Planejamento dos Recursos da Empresa e do ERP Integrado em Rede (Comércio cooperativo, e-commerce) seguidos do MRP (Materials Requeriments Planning), ou Planejamento das Necessidades de Materiais, evoluindo para as fases do MRP II e MRP III (Planejamento dos Recursos de Manufatura I e II).
(    ) A evolução se deu na seguinte sequência: três fases do MRP (MRP, MRP II e MRP III) seguida de duas fases do ERP (ERP e ERP INTEGRADO EM REDE).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BUETTGEN, John Jackson. Administração da produção. Indaial: Uniasselvi, 2011.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	O Programa 5S contempla cinco sensos que, quando aplicados em uma organização, podem promover uma mudança comportamental nos colaboradores. O senso Seiri (arrumação) é responsável pela identificação de materiais, dados e informações que são utilizados e não utilizados. Todo senso traz efeitos positivos à organização. Sobre os benefícios originados pela aplicação do senso Seiri (arrumação), analise as opções a seguir:
I- Melhoria na comunicação.
II- Otimização de espaços.
III- Conscientização do desperdício.
IV- Redução de acidentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais