Buscar

Questionário Linguística Aplicada Unyleya

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Texto da questão
Quanto ao surgimento da Linguística Aplicada e as gerações seguintes, verifique as afirmações e marque a alternativa que corresponde às opções VERDADEIRAS:
 
I)     Pesquisas realizadas anteriormente pela Sociolinguística começaram a entrar no domínio da Linguística Aplicada. Desta forma, a Linguística Aplicada demonstrou que lida com um grande espectro de pesquisas orientadas para o uso da língua e que se beneficia da multidisciplinaridade, dialogando com diversas áreas do conhecimento humano.
 
II)    Segundo consta em Holmes (1992), os linguistas aplicados propunham metodologias, desenhavam cursos e matérias, mas antes realizavam pesquisas empíricas e iam para sala de aula de língua estrangeira como professores.
 
III)    Embora o escopo da análise linguística, até o início dos anos ter incluído outras dimensões que localizavam a linguagem como um fenômeno social e um instrumento de comunicação, os profissionais de ensino questionaram os métodos positivistas e os objetivos apregoados pela nova ciência que buscava aplicar as teorias linguísticas ao ensino de idiomas levando em conta as questões que interessavam aos usuários.
 
IV)   O linguista aplicado, ao deixar de ser um mero consumidor de teorias, passou a ter o seu campo expandido para praticamente todas as áreas de atuação do ser humano, através da interação.
Escolha uma:
a. I,IV 
b. IV,II,I
c. II,III
Questão 2
Correto
Texto da questão
Quanto ao estudo da linguagem, a definição e evolução histórica da Linguística Aplicada.
São verdadeiras as alternativas:
I) A sintaxe foca seu estudo nos padrões de combinações de palavras de uma língua, já a semântica tem como foco o estudo dos significados das palavras e das construções sintáticas.
 
II) Um dos efeitos da evolução histórica da Linguística Aplicada é que passou a coexistir correntes diferentes dentro da própria Linguística Aplicada, gerando pesquisas tanto de tradição empírica e positivista quanto estudos qualitativos interessados ou não em questões de ordem ideológica, tais como a dimensão política do ensino de línguas e relação entre a linguagem e o poder.
 
III) Entende-se melhor como a Linguística Aplicada evoluiu do meio mais limitado para uma multiplicidade de contextos em que a linguagem é uma questão crucial quando é traçado o perfil sócio-histórico desta disciplina. Tal evolução só foi possível a partir do novo entendimento de que a linguagem é o instrumento que possibilita ao homem interagir a existir como ser social no mundo e que as línguas estrangeiras facilitam a comunicação e o intercâmbio entre diversas culturas.
 
IV) Brumfit define a Linguística Aplicada como “investigação empírica e teórica de problemas do mundo real nos quais a linguagem é uma questão central”, já o seu objetivo principal para Grabe e Kaplan, Moita Lopes e Strevens é procurar a solução para esses problemas. A Linguística Aplicada dialoga com as descobertas de uma variedade de campos: a Antropologia, Teoria Educacional, a Psicologia e a Sociologia, mantendo assim uma forte característica multidisciplinar. 
Escolha uma:
a. I,II,III
b. IV,II,I
c. II,III,IV
d. Todas as alternativas 
Questão 3
Correto
Texto da questão
No que tange ao estudo da linguagem e os seus campos de estudo, analise as afirmações e marque a alternativa que corresponde às opções VERDADEIRAS:
 
I)  Quanto ao estado da linguagem, todos os linguistas concordam com a mesma divisão: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, lexicologia, estilística, pragmática, filologia, terminologia.
 
II)  A linguística sincrônica é a responsável pelo estudo da linguagem em um ponto de vista específico do tempo; já a linguística diacrônica é responsável pelo estudo da evolução da linguagem através do tempo.
 
III)  A Linguística Teórica tem seu foco de estudo diferente da Linguística Histórica. A primeira estuda sobre como as pessoas usando suas particulares linguagens conseguem realizar comunicação, como a habilidade linguística é adquirida pelas crianças, entre outras; já a segunda tem por objetivo classificar as línguas do mundo de acordo com suas afiliações e descrever o seu desenvolvimento histórico.
 
IV)  Na linguística histórico-comparativa, a linguagem verbal era vista unicamente como consistindo de vários níveis, e, todas as línguas naturais humanas tinham o mesmo número desses níveis, são eles: a fonética, que se preocupa com os sons da língua sem considerar o sentido; a fonologia, que identifica e estuda os menores elementos distintos que podem diferenciar o significado das palavras; e os morfemas, que são as menores unidades da gramática: raízes, prefixos e sufixos.       
Escolha uma:
a. IV,II,I
b. I,IV
c. II,III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais