Buscar

Questionário 2 Linguística Aplicada Unyleya

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Texto da questão
Das áreas de pesquisa e dos termos utilizados na Linguística Aplicada, marque a alternativa INCORRETA.
Escolha uma:
a. Os congressos da ABRALIN demonstram que a linguística não é mais a mesma e que seus estudos formais constituem um grupo cada vez menor; já a Linguística Aplicada se aproxima cada vez mais dos estudos sociais com as pesquisas sobre identidade, as investigações de base psicanalítica e as divergências epistemológicas.
b. Kaplan, há 23 anos atrás, apontou algumas áreas de pesquisa que se consolidaram na Linguística Aplicada: a Análise do Discurso, a Pesquisa em Aquisição de Segunda Língua, o Letramento e a Continuação do Debate sobre fluência e precisão. A pesquisa realizada pelo CNPq demonstra que Kaplan acertou em todos os seus apontamentos. 
c. Ainda no que se refere ao termo “Educação Linguística”, seria benéfico tanto à Linguística Aplicada, independente da afiliação de seus pesquisadores à Linguística Aplicada ou à Linguística, nomear os estudos sobre ensino e aprendizagem com tal nome, pois daria realce aos estudos da linguagem.
d. O termo “Educação Linguística” não vingou com os profissionais da área de linguagem vinculados aos problemas de ensino e aprendizagem. Mas alguns autores utilizam essa terminologia, dentre eles, Spolsky, Stubles, Van Lier, Bagno e Rangel, e Pedro Garcez.
Questão 2
Correto
Texto da questão
Quanto da pesquisa em Linguística Aplicada, marque a alternativa INCORRETA.
Escolha uma:
a. Para a realização da pesquisa nacional foram analisados 691 artigos. Em cinco periódicos analisados, constatou-se que não há grande diferença entre os tópicos mais pesquisados, e que alguns dos temas elencados pela AILA nunca apareceram nos mesmos; quanto ao tema, a Análise do Discurso foi a mais recorrente; na maioria dos artigos  não foi possível identificar as teorias de suporte assim como ocorreu na pesquisa internacional.
b. De acordo com Cavalcanti, na década de 1970, a pesquisa em Linguística Aplicada, no Brasil, focava na analise contrastiva, já em 1980 focava na leitura. No final da década de 1990 há sinais de diversificação nas pesquisas e a Linguística Aplicada se consolidava no Brasil.
c. A fim de obter uma visão panorâmica da produção internacional e nacional em Linguística Aplicada na última década, foi desenvolvido um projeto de pesquisa que tinha como objetivo levantar temas, métodos de pesquisa e verificar as teorias mais recorrentes na área.
d. Para desenvolver a pesquisa foi feito levantamento dos temas, das teorias e dos métodos mais recorrentes na pesquisa internacional em sete periódicos internacionais e cinco nacionais. Na pesquisa internacional procurou identificar a teoria de suporte e a metodologia em cada um dos 1.446 artigos; quanto ao tema, o mais recorrente foi “Ensino e aprendizagem de línguas” com 295 artigos; já as teorias e a metodologia foram perfeitamente identificadas uma vez que não havia problemas com os artigos analisados. 
Questão 3
Correto
Texto da questão
No que tange a descrição da Linguística Aplicada, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa que corresponde as opções VERDADEIRAS.
 
I)    Segundo a Associação Internacional de Linguística Aplicada a Linguística Aplicada é um campo de pesquisa e de prática interdisciplinar. Ela difere da Linguística Geral, principalmente no que diz respeito à sua orientação explícita em direção à prática, aos problemas do dia a dia relacionados com a linguagem e a comunicação.
 
II)   A Linguística Aplicada lida com problemas que vão dos aspectos da competência linguística e comunicativa do indivíduo a problemas relacionados com linguagem e comunicação nas sociedades e entre as sociedades.
 
III)  A Linguística Aplicada possui grande escopo quanto a aplicação de teorias e a geração de teorias e metodologias. Kaplan, Davis e Elder focam nos mesmos temas para nos dá uma visão panorâmica dos diversos empreendimentos que se abrigam a área da Linguística Aplicada.
 
IV)  Após análise da atuação das comissões científicas de Linguística Aplicada chegou-se à conclusão da necessidade de se redefinir a metodologia de constituição e acompanhamentos de tais grupos, pois nem todos eram atuantes. As comissões foram substituídas por redes de pesquisa com o intuito de formar grupos produtivos, dando espaço para novas ideias, mas mantendo grupos fixos para expandir os temas de pesquisa já existentes. 
Escolha uma:
a. III,IV
b. I,II 
c. IV,I
Questão 4
Correto
Texto da questão
Quanto das questões atuais e dos lemas e dilemas da Linguística Aplicada, Marque a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. Para a Linguística Aplicada não é difícil em tempos de redefinições assumir uma postura reflexiva e autocrítica, pois o único passo necessário seria reconhecer que seu surgimento se deu nos anos 1950 em meio a uma tendência de fragmentação e especialização dos saberes, o que seria uma espécie de vertente prática à Linguística Teórica, portanto, fruto da conhecida dicotomia teoria-prática.
b. A partir de 1990 ocorreu uma grande transformação na Linguística Aplicada, essa que compreende a passagem do conceito de ensino/aprendizagem de língua estrangeira/ segunda língua para o de educação linguística.  O primeiro era visto como um processo isolado na sala de aula, enquanto que o segundo é um conceito amplo e aberto, envolvendo a formação do sujeito de forma gradativa, uma vez que não sabiam como transpor isso para além da sala de aula.
c. A grande tendência da contemporaneidade é fazer trepidar tudo aquilo que parecia ser sólido e imutável. A partir da segunda metade do século XX, a aceitação das verdades seculares cede lugar a um espírito questionador. No caso da Linguística Aplicada essa revolução conceitual parece repercutir com força redobrada, pois antes mesmo de se consolidar como ciência aplicada, de definir com clareza o seu campo de atuação e de construir uma base epistemológica própria, a disciplina é compelida a repensar seus fundamentos, a sua natureza, a sua metodologia e as relações com outras disciplinas adjacentes. 
d. A Linguística Aplicada crítica possui alguns lemas e dilemas. O primeiro seria reconhecer os ganhos e os riscos de sua natureza indisciplinar, ou mesmo antidisciplinar; o segundo seria reconhecer suas próprias limitações, ou seja, uma espécie de condenação à condição de conhecimento desterritorizado; o terceiro trata do envolvimento e da atuação política da Linguística Aplicada crítica, bem como a sua proposta de compromisso com toda a sociedade, estando ela ou não respaldada na ética.

Outros materiais